PUBLICIDADE
Topo

Supermercado holandês cria caixas de bate-papo contra solidão entre idosos

Kletskassa (ou Chat Checkout, em inglês), são caixas em que os atendentes ficam de prontidão para conversar com os idosos - Divulgação Jumbo
Kletskassa (ou Chat Checkout, em inglês), são caixas em que os atendentes ficam de prontidão para conversar com os idosos Imagem: Divulgação Jumbo

Antoniele Luciano

Colaboração para Ecoa, de Curitiba (PR)

07/11/2021 06h00

Ir ao supermercado na Holanda pode ser mais do que uma saída em busca de mantimentos e outros itens domésticos. Com os chamados Kletskassa (ou Chat Checkout, em inglês), caixas em que os atendentes ficam de prontidão para conversar com os idosos, esse tipo de tarefa pode ser também um momento de interação social para quem não está com pressa. Recentemente, a Jumbo, rede gigante do setor, implantou caixas com essa função em Udenhout, a cerca de 100 quilômetros de Amsterdã. A iniciativa foi incentivada pela campanha Once Against Loneliness, do governo holandês, que busca combater a solidão entre as pessoas com mais idade no país.

Segundo o Ministério da Saúde, Bem-estar e Esporte, 33% das pessoas com mais de 75 anos afirmam se sentir solitárias na Holanda. Na região, que inclui ainda Bélgica e Luxemburgo, esse índice chega à metade da população idosa. A solidão severa, apontam dados da Universidade de Maastricht, custa à sociedade cerca de 2 bilhões de euros em cuidados extras.

Caixas para bate-papo

Na contramão dos equipamentos de autoatendimento e com reconhecimento facial, os caixas para bate-papo foram testados pela primeira vez em Vlijmen, há dois anos, obtendo resultados positivos junto aos consumidores. Agora, a intenção, conforme afirma a empresa responsável pela inovação, é instalar Kletskassa's em 200 cidades holandesas no ano que vem. A expansão deve considerar as localidades em que os percentuais de solidão entre a população são maiores.

De acordo com a porta-voz da Jumbo, Colette Cloosterman-van Eerd, a ação também foi aprovada pelos trabalhadores da rede. "Ficamos orgulhosos de que muitos de nossos caixas gostam de se sentar atrás de um Kletskassa. Eles apoiam a iniciativa e querem ajudar as pessoas a fazer contato real, com um interesse genuíno", disse ela durante a abertura dos novos caixas registradores.

Ponto de encontro

Um espaço em meio à área de compras também foi criado para reforçar o trabalho de identificação e redução da solidão entre esse público. A área foi chamada de "All Together Coffee Corner" e tem como objetivo servir como ponto de encontro entre idosos e voluntários da Fundação Alles voor Mekaar, para um café aconchegante. Criada há um ano e meio, a organização tem atendido o público por meio do auxílio em compras e em outras atividades, como a manutenção do jardim.

Aos 94 anos, Christien Smits acompanhou as novidades no supermercado com a voluntária Liesbeth Geveling. Toda semana, as duas se encontram, tomam uma bebida juntas e saem para as compras. Christien contou ter gostado do Kletskassa. "Achei ótimo, já devia ter há mais tempo", comentou ela à emissora regional Omorep Brabant. Liesbeth, que já se diz uma amiga verdadeira de Chrtisien, afirmou que pretende visitar com frequência o novo ponto de encontro para entrar em contato com quem precisa de apoio. "Estamos apenas cuidando uns dos outros", reforçou ao portal New Idea Food.

Caixa - Divulgação Jumbo - Divulgação Jumbo
Lançamento dos Kletskassa?s em Udenhout: iniciativa do governo holandês busca combater a solidão entre as pessoas com mais idade no país.
Imagem: Divulgação Jumbo

Campanha nacional

Além das iniciativas da rede Jumbo, o governo holandês tem incentivado, através da Once Against Loneliness, a adoção de outras medidas junto a empresas e organizações sociais para melhorar a qualidade de vida dos idosos. É o caso de visitas domiciliares, linhas de atendimento telefônico ativas 24 horas, sete dias por semana; musicais voltados a pessoas que têm dificuldade de se locomover até esses eventos; viagens virtuais a museus; tardes de dança e grupos de conversas sobre despedida de entes queridos e restrições drásticas de movimentos, entre outros temas.

A página da campanha oferece ainda material que ensina a reconhecer sinais da solidão e maneiras de ajudar, seja apoiando algum conhecido ou se tornando voluntário de alguma organização.