Topo

Sua composteira está com mau cheiro? Saiba o que você está fazendo errado!

Recipiente para compostagem; compostagem caseira - Getty Images
Recipiente para compostagem; compostagem caseira Imagem: Getty Images

Giacomo Vicenzo

Colaboração para Ecoa, de São Paulo (SP)

08/06/2021 06h00

Após um grande almoço de domingo o cesto de lixo está cheio de restos de alimentos, detritos estão no ralo da pia e nos pratos. Para reduzir a geração de lixo, a compostagem doméstica é uma solução e tanto, que vai deixar as suas plantas lindas e evitar que mais resíduos acabem nos lixões e aterros. Consequentemente, você precisará de menos sacos plásticos para realizar o descarte das sobras de alimentos.

Mas vale lembrar que o processo de compostagem é biológico, feito por minhocas e/ou micro-organismos que vão transformar o que iria para o lixo em adubo. Apesar de 'trabalharem' incansavelmente na sua composteira, esses seres não fazem milagres e não colocar alguns resíduos é importante para evitar o odor, manter a saúde das plantas e a sua.

Você sabe quais os alimentos que não podem ser colocados na composteira? Confira a seguir como cuidar da sua.

Quais alimentos não colocar na composteira?

A composteira age com as minhocas e/ou micro-organismos, que consomem os restos de alimentos, mas para que o processo de decomposição aconteça da melhor forma, sem prejudicar a própria composteira, é preciso tomar alguns cuidados, como colocar alguns restos de alimentos com moderação e em hipótese alguma outros.

"De modo geral, a inserção de resíduos prejudiciais na composteira irá atrapalhar o processo, além de fazer mal às minhocas, gerar odores desagradáveis e atrair insetos e outros animais", explica Bruno Yamanaka, Analista de Metodologias do Instituto Akatu, que trabalha pela conscientização do consumo consciente

A pedido de ECOA, Yamanaka listou os produtos que não devem ser colocados na composteira em nenhuma hipótese:

· Carnes;

· Limão;

· Temperos fortes;

· Óleos e gorduras;

· Líquidos;

· Fezes de animais domésticos;

· Papéis (higiênico, jornais, etc.),

Em relação às fezes de animais onívoros, como gatos ou cachorros, o analista aponta que o principal problema está no risco da presença de agentes patogênicos que podem ocasionar doenças. "Essas fezes podem ser compostadas, mas não pelo método tradicional, com o uso de minhocas, mas, sim, por um processo que envolve altas temperaturas, para assim matar possíveis organismos. O adubo gerado pela decomposição desse resíduo geralmente é utilizado em plantas ornamentais", esclarece.

O que posso colocar na composteira?

É possível colocar muitos resíduos que iriam para o lixo orgânico na composteira, mas o ideal é sempre balancear, para que o ambiente seja adequado às minhocas e gere um adubo de qualidade e sem riscos de contaminar um pé de tomate criado no seu quintal.

Ainda com as dicas de Yamanaka, vamos conhecer os alimentos que podem ser colocados à vontade para compostagem e os que devem ser colocados com moderação.

Alimentos sem restrição para compostagem

· Frutas;

· Verduras;

· Legumes;

· Grãos e sementes;

· Borra de café;

· Sachê de chá;

· Casca de ovos.

Ainda que esses resíduos não tenham restrições, a forma como são colocados faz a diferença no processo de compostagem. Entre as principais dicas deixadas pelo analista estão a que a matéria vegetal seca cubra os alimentos e que estes sejam cortados em pedaços bem pequenos ou triturados. "Os restos cortados ocupam menos espaço e diminuem o tempo em que serão digeridos pelas minhocas", lembra.

De acordo com o profissional, na hora de colocar os resíduos na composteira o ideal é fazer pequenos montes com os restos em vez de espalhar por toda a área, assim é preciso menos matéria seca para que fiquem totalmente cobertos.

Alimentos que devem ser colocados com moderação

· Frutas cítricas;

· Alimentos cozidos;

· Guardanapos e papel toalha;

· Laticínios;

· Flores e ervas.

"Alimentos mais ácidos devem ser evitados ou colocados em menor quantidade justamente por sua acidez, que prejudica a decomposição por parte das minhocas o mesmo vale para os cozidos que geram mau odor" explica.

Se sua composteira está atraindo muitas moscas, criando larvas ou outros insetos, a causa pode ser justamente pelo ambiente ácido que acaba atraindo essas criaturas. Já muita água ou alimentos muito úmidos, faz com que as minhocas se agrupem na parte seca da composteira, que geralmente é o topo, o que dificulta a composição dos detritos. Já produtos com traços químicos, como páginas de jornais, revistas e embalagens coloridas podem intoxicar o ambiente e afugentar as minhocas.

Como uma composteira doméstica funciona na prática?

Composteira - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mas o que acontece dentro da composteira? Qual o caminho para que os restos de alimentos se tornem o chamado húmus, tão nutritivo para as plantas e qual a importância das minhas nesse processo?

"De maneira simples os resíduos orgânicos usados na composteira servem de alimento para as minhocas, que comem e quebram essa matéria internamente em pedaços menores pela digestão, permitindo que bactérias e fungos se alimentem dessas porções e liberem nutrientes dentro do sistema digestivo das minhocas, que liberará nutrientes ao fim do processo", esclarece Yamanaka.