PUBLICIDADE
Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como pedalar sua bicicleta com conforto?

AnnaElizabethPhotography/Getty Images/iStockphoto
Imagem: AnnaElizabethPhotography/Getty Images/iStockphoto

Milo Araújo

21/02/2021 04h00

Pedalar com conforto é mais do que essencial para se ter uma boa experiência. Já falei aqui sobre modelos de bicicletas para quem quer iniciar no mundo das bicicletas, os benefícios em pedalar ou como pedalar com segurança pela cidade. E escolher uma boa roupa pode tornar essa pedalada muito mais confortável e segura.

Temos que comemorar, pois o número de mulheres ciclistas cresceu exponencialmente em 147% nos últimos anos. A indústria de roupas de ciclismo tem evoluído para acompanhar esse mercado em expansão e a transformação é bem nítida.

Nas décadas passadas os ciclistas usavam todos os tipos de equipamentos avançados, porém o mercado das roupas de ciclismo estava estagnado com um design sem quase nenhum avanço. Estava ruim para os homens e muito pior para as mulheres. Nós usávamos o mesmo design que era produzido para os homens. As roupas não eram pensadas na anatomia das mulheres e raramente tinham forros específicos para a ergonomia do corpo feminino.

Já nos anos 2000, deu-se início a uma revolução das mulheres do pedal e das roupas de ciclismo feminina. Nós não queríamos mais utilizar roupas concebidas para o biotipo masculino, tampouco ficarmos desconfortáveis pedalando em cima das peças com forrações feitas para os homens.

Hoje em dia, já se encontram bermudas com tamanhos diferentes, bretelles, shorts, macaquinhos, corta ventos ajustados a anatomia feminina. Algumas pessoas acham exagerado usar aquelas roupas extremamente coloridas, grudadas ao corpo, óculos coloridos. Mas a pergunta que não quer calar: por que é importante usar uma roupa de ciclismo?

Bem, o fato é que todos os anos são desenvolvidas roupas mais leves e dinâmicas com alta tecnologia para aumentar ainda mais a performance e o conforto das ciclistas durante as pedaladas. Em outras palavras, uma bermuda e uma camiseta de ciclismo não são uma bermuda e uma camiseta comuns. Mas, em termos práticos, como uma roupa de ciclismo feminina pode melhorar ainda mais o seu desempenho? Eis aqui alguns benefícios.

Melhoria de conforto

Sabemos que parece muito difícil de acreditar, mas temos que informá-las que, embora pareçam ser muito justas (e de fato são), as roupas de ciclismo não são desconfortáveis. Elas são feitas justamente para melhor se adaptar ao seu corpo sem que restem dobras e mais dobras de tecido. Elas garantem flexibilidade e liberdade de movimentação para realizar o movimento de pedalada sem sofrer qualquer inconveniente. E é aí que entra a grande importância de uma roupa de ciclista feminina, visto que o seu conforto será proporcional ao ajuste anatômico da peça ao seu biotipo.

Segurança

Nem precisamos dizer que, na hora do pedal, capacetes, sinalizadores, luvas e óculos são extremamente importantes para garantir a sua proteção. Mas, além desses itens, as roupas de ciclismo são uma ferramenta de segurança e auto cuidado, principalmente se considerarmos pedalar em via compartilhada com diversos veículos. Não à toa, a maioria das camisas de ciclismo possuem faixa refletiva nas costas, justamente para elevar a sua visibilidade diante de veículos automotores.

Então, fica tranquila que você não vai precisar usar um mix de cores e estampas para ser notada.

Proteção contra os raios UVA e UVB

Nos dias frescos é uma delícia sair para pedalar de top, mas imagine você pegando aquele sol trincando numa tarde de domingo. As camisetas para ciclismo possuem proteção e são projetadas justamente para te possibilitar a pedalar por horas e horas debaixo do sol, uma vez que possuem fator de proteção acoplado que tem como função bloquear os raios ultravioletas (UVA e UVB).

Bermudas

Chegamos nas bermudas, shorts ou bretelle. Bermudas de ciclismo feminina são indispensáveis para a qualidade de seu pedal. Aliás, eu diria que esse é um dos itens mais cruciais a se levar em conta na hora da escolha. Elas ajudam a absorver impactos de irregularidades no solo e também no controle térmico e umidade da região. Você, amiga do pedal, deve estar se perguntando se deve usar roupas íntimas por baixo dessa bermuda. A resposta é não! Isso porque elas são construídas com um forro antitranspirante e que tem como função diminuir a possibilidade de assaduras que poderiam aparecer a partir do atrito. Algumas também contém tecnologias com propriedades bactericidas.

Atualmente as melhores tecnologias são os modelos com forros de espuma e não as de gel. Pelas minhas pesquisas, as bermudas com forro de gel perdem suas propriedades de proteção muito mais rápido do que as de forro de espuma. Vale se atentar a esse fato ao pesquisar um modelo para seu uso e conforto. Ah, também descobri que existem densidades diferentes de acordo com seu peso.

Bom, esse é um resumo das dicas que trago para vocês com a minha atual vivência no ciclismo. Como as tecnologias tendem a evoluir, vale sempre pesquisar qual tecnologia atualmente tem trazido mais benefícios para o seu pedal antes de finalizar aquela compra de equipamentos. Bom pedal!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL