Topo

UOL mais Plural

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com pessoas trans eleitas, já passou da hora de você mudar seu vocabulário

Erika Hilton e Duda Salabert são as primeiras pessoas trans a serem eleitas como deputadas federais no Brasil - Alexandre Meneghini/Reuters / Reprodução/Facebook/Duda Salabert
Erika Hilton e Duda Salabert são as primeiras pessoas trans a serem eleitas como deputadas federais no Brasil Imagem: Alexandre Meneghini/Reuters / Reprodução/Facebook/Duda Salabert

12/10/2022 04h00

Em 2023, duas mulheres trans ocuparão pela primeira vez cadeiras na Câmara dos Deputados. Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) serão as primeiras parlamentares transgênero da história do Congresso Nacional.

Em entrevista ao UOL, Bruna Benevides, secretária de articulação política da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), afirma que "o Brasil só tem a ganhar e a aprender" com a eleição das duas deputadas federais.

Elas abrem caminhos e marcam seus nomes na história. Elas não falam por nós, falam conosco. É um momento de alegria e comemoração, apesar de todo o cenário do fascismo e do autoritarismo que também foi eleito"
Bruna Benevides, secretária da Antra

Pelos cálculos da Antra, a eleição de 2022 recebeu um número recorde de candidaturas de pessoas trans: foram 80, sendo 38 federais e 42 estaduais.

As disputas estaduais também foram marcadas por resultados pioneiros. Linda Brasil (PSOL) se tornou a primeira deputada estadual trans eleita em Sergipe. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Dani Balbi (PCdoB) é a trans estreante.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, Carolina Iara, da Bancada Feminista do PSOL, continua o legado de Erica Malunguinho.

Foram vitórias históricas, porque moramos no país em que 90% das travestis e transexuais estão na prostituição. Nossa expectativa de vida não supera 40 anos"
Duda Salabert, deputada federal eleita (PDT-MG)

Conceitos para entender e expressões para evitar

Se alguns termos referentes ao universo das pessoas trans ainda parecem nebulosos, dê uma olhada em alguns deles para deixar as dúvidas de lado. Também observe algumas expressões pejorativas para tirar do vocabulário. Veja a seguir:

Conceitos para entender

Trans: termo informal usado para caracterizar a pessoa com uma identidade de gênero que não corresponde ao sexo com o qual nasceu. Por exemplo: uma pessoa que nasceu em um corpo masculino, mas se identifica como mulher. Neste caso, trata-se de uma mulher trans.

LGBTQIA+: sigla que define as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, queer, trans, intersexo, assexual e de outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.

Termos para evitar:

Mudança de sexo: o termo é problemático por "mudança" dar ideia de alternância casual, e por "sexo" se restringir ao genital. Prefira: TRANSIÇÃO DE GÊNERO (ao se referir ao período em que a pessoa está se adequando a seu gênero) e REDESIGNAÇÃO SEXUAL (ao se referir à cirurgia que remodela a genitália).

Opção/preferência sexual: termo inadequado para se referir à orientação sexual das pessoas. Orientação sexual não é resultado de um processo de escolha ou de preferência, mas sim o que ela é e como se vê. TROCAR POR: Orientação sexual