Topo

UOL mais Plural

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Convite aos leitores: vamos conversar sobre diversidade no jornalismo?

Getty Images
Imagem: Getty Images

03/08/2022 04h00

Nem toda novidade a gente conta na hora em que nasce. Algumas delas precisam de tempo para ganhar robustez suficiente até que modifiquem de alguma forma o meio que as produziu. O Comitê UOL Plural é deste tipo.

Nasceu há dois anos, agiu desde então apenas dentro do UOL e, a partir de agora, passará a expor suas ações periodicamente nesta coluna.

Criado em 2020, com a pandemia já entre nós, o Comitê UOL Plural ajuda a redação a acompanhar os avanços dos debates públicos sobre como tornar ambientes corporativos mais diversos. Composto por profissionais do UOL, o grupo debate, propõe e apresenta ações para que não só os textos, mas também o espaço da redação seja mais plural.

A tarefa não é fácil. Engloba uma mudança de cultura e o esforço de muita gente. Desde a primeira reunião, em 15 de junho de 2020, entre jornalistas, desenvolvedores de software, designers e produtores de audiovisual, 40 pessoas já compuseram o colegiado.

Elas trabalharam na reflexão e construção de ações que fizeram do pensamento sobre diversidade um exercício cotidiano no UOL. Agora, este esforço atingiu um estágio maduro o suficiente para que, a partir dele, possa ser possível estabelecer uma conversa sobre como mudar ambientes de trabalho sem abrir mão do compromisso de informar com objetividade e transparência.

Isso não quer dizer que se trate de um trabalho acabado. Algumas das linhas de atuação que serão descortinadas por aqui estão em aprimoramento constante, seja pelo caráter fluido das situações que abordam, seja pelo dinamismo com que a redação do UOL se transforma.

Como esta coluna procurará abordar as discussões e iniciativas conduzidas internamente pelo UOL, fica aqui o convite.

Combinamos assim: de um lado, vocês leem aqui o que a redação faz para se aproximar cada vez mais da diversidade encontrada na sociedade brasileira. De outro, vocês nos contam como lidam com os debates que pintarem por aqui, quais são as dúvidas sobre eles e como essas transformações afetam suas vidas.

Este é um espaço para aprendermos juntos, de modo a que todos consigamos exprimir nossos pensamentos e sentimentos de forma mais empática e com respeito.

Vamos lá?