O mistério do carro cortado ao meio que foi resgatado para voltar à vida

Por que um carro seria cortado ao meio? E como foi cortado em duas partes tão perfeitamente? É certo que muitos fizeram essas perguntas durante os últimos 31 anos, tempo de existência de um Chevrolet Omega cor-de-vinho que foi dividido em duas metades - incluindo componentes como motor, transmissão, tanque de combustível e até o rádio.

De fato, quem tem menos de 40 anos e não é entusiasta do Omega provavelmente não faz ideia da existência desse carro, mas ele existe e acaba de ser resgatado para ganhar nova vida.

Corte minucioso no Chevrolet Omega de 1992 envolveu até o motor e a respectiva transmissão
Corte minucioso no Chevrolet Omega de 1992 envolveu até o motor e a respectiva transmissão Imagem: Reprodução

Quem conta a história é o empresário paulista Alexandre Badolato, colecionador de carros antigos que se tornou o guardião do inusitado sedã.

Administrador do canal Agbadolato no YouTube, onde tem exibido a saga do Omega cortado, Alexandre conta que o automóvel estava no pátio do Senai do Ipiranga, na Zona Sul da capital paulista.

Carro cortado com 'passe de mágica'

Omega foi 'cortado' ao meio por mágico no evento de lançamento do sedã no Salão do Automóvel de 1992
Omega foi 'cortado' ao meio por mágico no evento de lançamento do sedã no Salão do Automóvel de 1992 Imagem: Reprodução

Segundo Badolato, o sedã já esteve guardado em outros locais ao longo das últimas três décadas e tem uma história bastante especial: foi a grande sensação do Salão do Automóvel em outubro de 1992, quando a General Motors lançou o Omega como o moderno substituto do já cansado Chevrolet Opala.

Um vídeo antigo da época mostra como foi a primeira aparição pública do exemplar que é tema desta reportagem:

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No dia 16 de outubro de 1992, no centro de exposições Anhembi, o carro surge em meio a dançarinas e um mágico, usando uma espécie de lanterna, "corta" o automóvel.

Capricho no corte do carro surpreende, bem como seu estado após 31 anos da fabricação
Capricho no corte do carro surpreende, bem como seu estado após 31 anos da fabricação Imagem: Reprodução

Obviamente, tudo não passou de uma encenação, como se o tal mágico tivesse usado um raio laser para seccionar o Chevrolet.

Desde então, de acordo com Alexandre, o Omega com chassi de número 37 participou de exposições até parar no Senai - que repassou o carro histórico para Badolato restaurar e preservar.

Retorno à velha forma

Omega está passando por limpeza e restauração para ser incorporado à coleção de Badolato no interior de SP
Omega está passando por limpeza e restauração para ser incorporado à coleção de Badolato no interior de SP Imagem: Arquivo pessoal
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Antes que alguém pergunte, a ideia não é unir as metades e transformar o sedã em um automóvel funcional, capaz de rodar. Na verdade, o objetivo é recuperar partes desgastadas com o passar do tempo e substituir peças que sumiram ou foram danificadas durante as últimas três décadas.

É inusitado esse carro ter sobrevivido. Normalmente, a indústria pega veículos como esse, feitos para eventos e exposições, e posteriormente os desmancham. Só que, agora, ele veio para a gente e estamos fazendo o processo de restauração" Alexandre Badolato, colecionador de carros antigos

Apesar da necessidade de limpeza e de reparos, o colecionador enfatiza que o carro está "muito bom" e fará companhia a outros Omega da coleção - dentre eles, o primeiro já fabricado no Brasil.

"Como é um carro tão diferente do que havia na época do seu lançamento, e também devido à grande repercussão que ele causou, tem uma importância histórica. Vai ser legal para compor o acervo que a gente já tem", diz Badolato, dono de diversos exemplares clássicos da Chevrolet do maior acervo conhecido de veículos Dodge nacionais.

Como foi cortado?

Chevrolet Omega foi cortado em oficina antes de sua aparição no Salão do Automóvel de 1992 em SP
Chevrolet Omega foi cortado em oficina antes de sua aparição no Salão do Automóvel de 1992 em SP Imagem: Arquivo pessoal
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Esse é um mistério envolvendo o Omega cortado ao meio que ainda não foi esclarecido.

Como várias peças não foram totalmente seccionadas pela metade, como parafusos que mantiveram a respectiva cabeça, conclui-se que ao menos parte dos componentes tenha sido cortada separadamente, com posterior montagem do veículo.

Badolato destaca que o Omega foi entregue inteiro a uma oficina contratada pela GM para seccionar o veículo.

Omega aparece ainda inteiro em oficina contratada pela GM para dividi-lo em duas partes
Omega aparece ainda inteiro em oficina contratada pela GM para dividi-lo em duas partes Imagem: Arquivo pessoal

Fotos da época repassadas ao colecionador mostram o sedã sendo preparado nesta oficina antes do Salão do Automóvel de 1992.

Contudo, resta esclarecer como os cortes foram realizados, considerando que não há rebarbas e trata-se de materiais com diferentes consistências, como plástico, metal e espuma.

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E você, o que achou do Omega cortado ao meio?

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