Bomba fantasma: vídeo que mostra suposto golpe no posto viraliza nas redes

Golpes em postos de combustível são diversos. Gasolina batizada, etanol adulterado e bombas sem funcionar direito, infelizmente, são bastante comuns. Uma suposta falha na bomba de combustível, no entanto, foi flagrada por um consumidor em um posto da rede Carrefour, em Goiânia, e o vídeo viralizou nas redes sociais. O caso teria acontecido em maio.

Nas imagens, o consumidor mostra o visor da bomba com o campo do preço aumentando enquanto pede para a frentista tirar o bico do carro. Após uma recusa inicial, a funcionária do posto tenta desativar o gatilho, mas é impedida pelo cliente.

Ao tirar o bico do bocal do tanque do carro com o gatilho ativado, é possível ver que não havia gasolina saindo dele. Mesmo assim, o valor continuava a subir.

O que aconteceu?

O vídeo fez com que o Procon de Goiás fosse até o posto fazer uma fiscalização. Em nota, o órgão disse que "realizou teste de qualidade do combustível e teste de litragem em todos os bicos das bombas do posto".

Os resultados, segundo a entidade, ficaram dentro dos padrões exigidos pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Apesar disso, os fiscais notificaram o posto a apresentar relatório com histórico das manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos nos 12 meses anteriores à notificação.
Conforme relatos de outros consumidores, o posto já é reincidente em práticas como essa denunciada no vídeo. Por isso, vou encaminhar o relatório da nossa fiscalização para a Delegacia Especializada da Defesa do Consumidor, a Decon, para que a Polícia Civil possa aprofundar as investigações nesse caso Levy Rafael Cornélio, superintendente do Procon Goiás

O autor do vídeo, Douglas Rodrigues, disse ao portal G1 na época que a filmagem aconteceu na terceira vez que ele notou o problema, que teria começado em abril.

"Eu pensei que eles já tinham solucionado o problema depois que eu reclamei da primeira vez para o gerente", afirmou.

Continua após a publicidade

Procurado, o Carrefour "informa que lamenta o ocorrido e que prestou o atendimento ao cliente e, após a ocorrência, tomou as providências necessárias para o reparo do equipamento. Reitera ainda que, como processo padrão, realiza semanalmente a aferição de todos os bicos das bombas. O Procon-GO esteve no Posto e aferiu as bombas de combustível, efetuou testes de qualidade de combustível e, em todas as análises, os resultados se apresentaram dentro dos padrões exigidos pela ANP e não foram identificadas irregularidades".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes