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Veja como é a versão 'pelada' da Kombi elétrica que bombou no Rock in Rio

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Hannover (Alemanha)*

22/09/2022 04h00

Existem poucos carros na história da indústria tão carismáticos quanto a Kombi. Foi por isso que a Volkswagen recorreu a um de seus maiores ícones ao lançar seu primeiro utilitário elétrico.

A ID. Buzz é uma das principais atrações da fabricante no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha. Mesmo não sendo barata (seus preços vão de 55 mil euros a 65 mil euros (algo entre R$ 280 mil e R$ 330 mil na conversão direta), a ID. Buzz fez um sucesso estrondoso já na pré-venda, que precisou ser encerrada por conta da alta demanda.

Mais de 10 mil unidades foram reservadas na Europa. E isso porque a pré-venda sequer foi iniciada em mercados como o Reino Unido e a França.

No Brasil, a ID. Buzz fez sua primeira aparição pública durante o Rock In Rio, festival de música patrocinado pela Volkswagen. A marca, aliás, desconversa sobre o lançamento da van no país e diz que vai avaliar a receptividade do mercado. É o mesmo discurso adotado sobre os ID.3 e ID.4, que já participaram de vários eventos da marca.

A tendência, porém, é que a "Kombi elétrica" seja lançada no Brasil em 2023, assim como os outros modelos a baterias da empresa alemã.

Para rodar mais de 400 km

ID.Buzz - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Van elétrica pode estrear no Brasil em 2023
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O estande da VW na feira está recheado de unidades da ID.Buzz para todos os gostos. Inicialmente, o modelo será oferecido em duas variações: a Pro, destinada ao transporte de passageiros; e a Cargo, concebida para levar carga.

Seja qual for a configuração, a ID Buzz é movida por uma bateria de íons de lítio de 77 kWh (82 kWh brutos). É ela que alimenta o motor elétrico de 204 cv e torque instantâneo de 31,6 kgfm que traciona o eixo traseiro.

A autonomia é estimada em 423 quilômetros segundo o ciclo WLTP, que é o padrão adotado pela maioria das fabricantes europeias.

De acordo com a VW, a potência máxima de recarga é de 170 kW em corrente contínua, permitindo um carregamento ultrarrápido de até 80% da carga em apenas 30 minutos. Caso decida pela corrente alternada de até 11 kW, o cliente precisará recarregar a perua por até sete horas.

Básica só no visual

ID.Buzz Cargo - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Versão para transporte de cargas tem área útil de 6 m³
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A versão de entrada da perua elétrica é identificada pelas calotas e capas dos espelhos retrovisores sem pintura. Por dentro, porém, é difícil notar as diferenças em relação às demais versões.

A configuração Cargo possui apenas uma fileira de assentos, que pode ser encomendada com dois ou três lugares. As rodas são de 20 polegadas e a lista de itens de série não é tão generosa, embora traga os eficientes faróis inteligentes IQ Light com LEDs matriciais.

Inicialmente, a ID. Buzz Pro será vendida nas configurações de cinco ou seis passageiros, no layout de 2+3 e 3+3, respectivamente.

Futuramente, a perua terá uma variação com entre-eixos alongado, ampliando a capacidade para sete pessoas (na configuração 2+3+2) espalhados por três fileiras de bancos. No caso da configuração para levar carga (como a unidade branca que abre esse parágrafo), a VW diz que a área útil de carga é de 6 m³.

Caso realmente seja lançada por aqui, a "Kombi elétrica" deve ser trazida apenas na versão mais completa, que inclui rodas de liga leve de 21 polegadas, assistências de condução e uma versão completa do sistema de entretenimento a bordo, que inclui uma tela de 10,1 polegadas.

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*Viagem a convite da Anfavea