Topo

Muito antes do T-Cross: designer revela SUV secreto da VW criado há 15 anos

Jeito de Kia Soul e alma de Fox: designer Luiz Alberto Veiga apresentou em 2007 projeto de SUV compacto que nunca foi lançado - Reprodução
Jeito de Kia Soul e alma de Fox: designer Luiz Alberto Veiga apresentou em 2007 projeto de SUV compacto que nunca foi lançado Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/08/2022 16h43Atualizada em 04/08/2022 22h11

Após traballhar durante cerca de 40 anos na Volkswagen, onde se aposentou em 2016, Luiz Alberto Veiga tem muita história para contar durante sua trajetória pela montadora, "Pai" de carros importantes como Fox e Gol "Bolinha", o designer também comandou projetos que até viraram protótipos, mas nunca foram lançados no mercado.

Nos últimos dias, Veiga tem revelado em suas redes sociais fotos e informações de modelos "secretos" que foram cancelados pela alta cúpula da montadora alemã, como a versão do VW Gol concebida pela Ford, dos tempos da joint venture Auto Latina, que uniu as empresas norte-americana e europeia entre 1987 e 1996.

O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Hoje (4), Veiga mostrou outro carro sobre o qual já tinha comentado, mas até então supostamente nunca foi exibido ao grande público: o SUV compacto que a Volks elaborou para eventualmente concorrer com o Ford EcoSport, durante os anos 2000, mas foi engavetado.

Vale lembrar que o primeiro utiliário esportivo lançado pela VW com fabricação no Brasil surgiu apenas em 2019: o Volkswagen T-Cross, derivado do Polo, que estreou quando a categoria de SUVs pequenos já tinha vários representantes de outras marcas.

SUV secreto da Volks também lembra o Up, que seria lançado anos mais tarde, e traz lanternas nas colunas - Reprodução - Reprodução
SUV secreto da Volks também lembra o Up, que seria lançado anos mais tarde, e traz lanternas nas colunas
Imagem: Reprodução

O SUV concebido pela equipe de Luiz Alberto Veiga no estúdio de design da Volkswagen em Berlim (Alemanha), por outro lado, seria produzido sobre a mesma base mecânica e estrutural do Fox, o hatch "altinho" da empresa que recentemente saiu de linha.

"Em 2007, eu era responsável por mercados emergentes e fiz esta proposta de SUV usando a plataforma do Fox. Eu tinha absoluta certeza que os SUVs seriam muito bem aceitos, principalmente em mercados como os da América do Sul e asiáticos", diz o designer em publicação do Facebook que exibe três imagens do modelo.

Das grandes montadoras, Volkswagen foi uma das últimas a investir em uma gama completa de SUVs - Reprodução - Reprodução
Das grandes montadoras, Volkswagen foi uma das últimas a investir em uma gama completa de SUVs
Imagem: Reprodução

O desenho do utilitário esportivo traz teto reto e coluna traseira praticamente sem inclinação e com as lanternas embutidas - visto de traseira e de perfil, o projeto lembra bastante o Kia Soul, que apareceu na forma de conceito no Salão de Detroit de 2006 e teve a versão de produção lançada dois anos depois.

Não por acaso, Veiga cita o utilitário esportivo da marca sul-coreana em sua postagem.

"Acho que eu estava muito adiantado no timing. Na VW, não houve interesse, mas a ideia foi parar na Kia, que então criou o Soul, início da onda dos SUV light em todo mundo".

Reponsável pelo projeto de carros como Fox e Gol 'Bolinha', Luiz Alberto Vejga trabalhou na VW durante cerca de 40 anos - Divulgação - Divulgação
Reponsável pelo projeto de carros como Fox e Gol 'Bolinha', Luiz Alberto Vejga trabalhou na VW durante cerca de 40 anos
Imagem: Divulgação

E você, o que achou a ideia? Será que faria sucesso se chegasse aos consumidores brasileiros?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.