PUBLICIDADE
Topo

SUV da Kia troca de motor 8 vezes na garantia para rodar 1 milhão de km

Kia Sorento roda 1 milhão de km - Reprodução
Kia Sorento roda 1 milhão de km Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/05/2022 15h55

Muitas vezes quando se compra um carro novo o proprietário não presta muita atenção em detalhes que podem lhe ser favoráveis, como a garantia do modelo. No caso do dono de um Kia Sorento 2012 nos Estados Unidos isso foi muito importante. A garantia de dez anos do modelo expirou recentemente, com o proprietário rodando 1 milhão de km e usando nove motores durante este tempo.

Quem contou a história do carro foi um mecânico de uma revendedora da Kia, que disse ao site The Drive que ao longo desse período o carro passou por 203 trocas de óleo, 20 lavagens de transmissão e quatro trocas de câmbio. Com o fim da garantia, o proprietário se desfez do modelo no local.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Porém, as trocas de motor têm outra explicação que não uma possível condução errada do proprietário. A unidade 2.4 litros Theta II de quatro cilindros foi refinada ao longo dos anos, mas as versões anteriores - especialmente variantes sem turbo como a deste carro - eram menos confiáveis. Em sua história houve recalls, ações judiciais coletivas e incêndios.

O dono era tão cuidadoso que mantinha a conta e todos os recibos de serviços no Sorento feitos pela oficina. Segundo o mecânico, alguns técnicos afirmam que o proprietário era um traficante de drogas. Outros dizem que ele era apenas um cara normal. "As pessoas que estão aqui há vários anos dizem que ele era apenas mais um cliente. Outro técnico diz que encontrou vários tijolos de maconha nos fundos uma vez."

No fim, o ex-proprietário acabou trocando o Sorento por um SUV Saturn Vue usado que ficava na oficina, disse o mecânico.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.