Topo

Bilionário enfrenta críticas ao anunciar compra de Mercedes de Hitler

Grosser Offener Tourenwagen 770 1939 foi de Adolf Hitler - Reprodução
Grosser Offener Tourenwagen 770 1939 foi de Adolf Hitler Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/03/2022 15h25

O bilionário australiano Clive Palmer anunciou que comprou um Mercedes-Benz antigo à prova de balas que pertenceu ao ditador nazista Adolf Hitler. Líder do partido United Australia (UAP), ele adquiriu o modelo - um Grosser Offener Tourenwagen 770 1939 - de um bilionário russo que não teve a identidade revelada.

O carro foi apreendido pelo exército dos EUA em 1945 e foi mantido como um "memorial definitivo do triunfo dos aliados sobre o mal". O veículo foi leiloado em 2018 antes da compra do bilionário australiano.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Políticos locais não receberam bem a notícia. A ministra do Interior, Karen Andrews, disse que Palmer enfrentará a lei se as alegações forem verdadeiras e a compra e importação do carro violar as regras de alfândega e sanções locais.

O deputado trabalhista Patrick Gorman também mostrou sua desconfiança. "Muitos dos meus eleitores estão preocupados com esta compra e a mensagem que ela envia", escreveu ele.

"Acredito que é inapropriado que o Sr. Palmer possua pessoalmente tal item. Isso precisa ser investigado com urgência."

Legalmente, Palmer ainda terá que garantir que o Mercedes-Benz não contenha amianto - frequentemente presente em componentes de freio e embreagem de veículos antigos - antes que o carro seja importado para a Austrália.

Palmer ainda não se defendeu de sua compra devido ao fato de ter contraído COVID-19 recentemente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.