Topo

Moto voadora que vai a 100km/h começa a ser vendida - mas preço é salgado

Moto voadora pode percorrer até 40 km e atinge a velocidade de 100km/h - Divulgação/ Reuters
Moto voadora pode percorrer até 40 km e atinge a velocidade de 100km/h Imagem: Divulgação/ Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2021 04h00Atualizada em 30/10/2021 09h20

A startup Ali Technologies começou a vender as primeiras unidades de sua moto voadora. O "XTurismo", como é chamado o veículo, é equipado com quatro motores movidos a eletricidade e um a combustão.

Segundo a fabricante, que comercializa a nova tecnologia no Japão, ela pode voar por cerca de 40 minutos e atinge a velocidade máxima de 100 km/h.

Mas, para quem estiver interessado na aventura, o preço não é nada acessível: o veículo custa US$ 680.000, o equivalente a pouco mais de R$ 3,8 milhões.

"Até agora, a escolha era mover-se no solo ou em escala no céu. Esperamos oferecer um novo método de movimento", disse o presidente-executivo, Daisuke Katano, à Reuters.

Inicialmente, o uso do veículo voador será limitado a locais restritos, como pistas de corrida e circuitos fechados, já que voar sobre as estradas ainda não é permitido no país.

No entanto, há uma exceção: a moto poderá ser usada por equipes de resgate para chegar a locais de difícil acesso.

"Gostaríamos que ela fosse utilizada primeiramente por pessoas que tenham muito interesse na nova mobilidade. Outro objetivo é aplicar em operações de resgate em desastres, tendo grande contribuição à sociedade, ou ser usada em regiões onde seja difícil para as pessoas viajarem", disse Katano.

Um dos apoiadores da empresa é o jogador de futebol Keisuke Honda, além de empresas como Mitsubishi Electric e Kyocera.