Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cara de Uno, interior de Strada: flagra mostra como será novo Fiat Fiorino

Nova Fiat Fiorino é flagrada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Nova Fiat Fiorino é flagrada Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

30/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em minha estreia aqui no UOL Carros revelo, em flagra exclusivo, que o novo Fiat Fiorino ganhará interior da nova Strada em sua primeira reestilização. A explicação é fácil: como seu irmão Uno sairá de linha até o fim do ano, não justificaria usar uma peça que entrará em desuso.

O Fiorino é líder em seu segmento com mais de 90% de market share. Mas, apesar dos bons números de vendas (cerca de 20 mil unidades anuais), elas não justificam manter o uso do painel de um modelo que deixará de ser produzido.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Como Uno, Mobi e Strada compartilham a estrutura de suporte do painel, a marca buscou solução caseira em sua prateleira. Deste modo, seus modelos comerciais passam a ter o mesmo interior. Isso sem falar na questão de custo de produção, afinal, nada mais prático do que ter o mesmo painel de um modelo com grande volume de produção como a picape.

A estrutura do painel do Fiorino 2022 é a mesma usada pela Strada, com algumas pequenas mudanças. A saída de ar na parte cima do painel foi suprimida, enquanto as laterais circulares e as centrais verticais ficam como são na picape.

Nova Fiat Fiorino é flagrada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acima do local destinado ao sistema de mídia estão os comandos para habilitar/desabilitar o controle de estabilidade, pisca-alerta e farol auxiliar. O console central não se estende até a alavanca de câmbio como na Strada, mas o porta-treco abaixo dos comandos de ar-condicionado foi mantido.

A Strada também cedeu ao Fiorino 2022 os bancos. No protótipo, a forração tem vincos como na versão Volcano. Por fim, as forrações de porta estavam tampadas, mas pelo pouco que se vê, serão bem semelhantes aos da picape.

Visual externo é quase o mesmo do Uno 2015

Nova Fiat Fiorino é flagrada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Se no interior o furgão se transformará em uma "FioriStrada", a nova dianteira será quase a mesma que estreou no Fiat Uno em 2015, mantendo os faróis principais do hatch — que terão máscara negra. Já as luzes auxiliares serão posicionadas nas extremidades e o abrigo será como no Uno.

O que muda no para-choque é a entrada de ar inferior, que terá formato geométrico e a grade principal, que no protótipo indicava ser toda fechada e com o novo logo da Fiat no centro.

De lado, o furgão manterá as mesmas linhas de quando estreou no fim de 2013, assim como na traseira que deverá seguir como é hoje.

Motor 1.3 Firefly não vem dessa vez

Para os clientes interessados no furgão renovado, é bom não criarem expectativa em relação à motorização. O motor 1.4 Fire EVO será mantido, mas com atualizações para atender às novas normas de emissões do programa Proconve PL7.

Atualmente o propulsor rende potência de 85 cv e torque de 12,5 kgfm com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Mas potências e torque devem ser revistos por conta da atualização que o motor receberá. Já a transmissão será a manual de cinco velocidades. A novidade mecânica ficará pela chegada do bloqueio de diferencial TC+.

O furgão terá a segurança reforçada com adoção dos controles de tração e estabilidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.