PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cara de Uno, interior de Strada: flagra mostra como será novo Fiat Fiorino

Nova Fiat Fiorino é flagrada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Nova Fiat Fiorino é flagrada Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

30/10/2021 04h00

Em minha estreia aqui no UOL Carros revelo, em flagra exclusivo, que o novo Fiat Fiorino ganhará interior da nova Strada em sua primeira reestilização. A explicação é fácil: como seu irmão Uno sairá de linha até o fim do ano, não justificaria usar uma peça que entrará em desuso.

O Fiorino é líder em seu segmento com mais de 90% de market share. Mas, apesar dos bons números de vendas (cerca de 20 mil unidades anuais), elas não justificam manter o uso do painel de um modelo que deixará de ser produzido.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Como Uno, Mobi e Strada compartilham a estrutura de suporte do painel, a marca buscou solução caseira em sua prateleira. Deste modo, seus modelos comerciais passam a ter o mesmo interior. Isso sem falar na questão de custo de produção, afinal, nada mais prático do que ter o mesmo painel de um modelo com grande volume de produção como a picape.

A estrutura do painel do Fiorino 2022 é a mesma usada pela Strada, com algumas pequenas mudanças. A saída de ar na parte cima do painel foi suprimida, enquanto as laterais circulares e as centrais verticais ficam como são na picape.

Nova Fiat Fiorino é flagrada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acima do local destinado ao sistema de mídia estão os comandos para habilitar/desabilitar o controle de estabilidade, pisca-alerta e farol auxiliar. O console central não se estende até a alavanca de câmbio como na Strada, mas o porta-treco abaixo dos comandos de ar-condicionado foi mantido.

A Strada também cedeu ao Fiorino 2022 os bancos. No protótipo, a forração tem vincos como na versão Volcano. Por fim, as forrações de porta estavam tampadas, mas pelo pouco que se vê, serão bem semelhantes aos da picape.

Visual externo é quase o mesmo do Uno 2015

Nova Fiat Fiorino é flagrada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Se no interior o furgão se transformará em uma "FioriStrada", a nova dianteira será quase a mesma que estreou no Fiat Uno em 2015, mantendo os faróis principais do hatch — que terão máscara negra. Já as luzes auxiliares serão posicionadas nas extremidades e o abrigo será como no Uno.

O que muda no para-choque é a entrada de ar inferior, que terá formato geométrico e a grade principal, que no protótipo indicava ser toda fechada e com o novo logo da Fiat no centro.

De lado, o furgão manterá as mesmas linhas de quando estreou no fim de 2013, assim como na traseira que deverá seguir como é hoje.

Motor 1.3 Firefly não vem dessa vez

Para os clientes interessados no furgão renovado, é bom não criarem expectativa em relação à motorização. O motor 1.4 Fire EVO será mantido, mas com atualizações para atender às novas normas de emissões do programa Proconve PL7.

Atualmente o propulsor rende potência de 85 cv e torque de 12,5 kgfm com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Mas potências e torque devem ser revistos por conta da atualização que o motor receberá. Já a transmissão será a manual de cinco velocidades. A novidade mecânica ficará pela chegada do bloqueio de diferencial TC+.

O furgão terá a segurança reforçada com adoção dos controles de tração e estabilidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.