5 acessórios que brasileiro adora, mas não deveria instalar no carro

Os brasileiros adoram incrementar seus carros com a instalação de acessórios, muitos homologados pelas montadoras e instalados pelas concessionárias.

Alguns itens que são verdadeiras paixões nacionais, contudo, não deveriam ser colocados, pois suspendem a garantia e até rendem multa de R$ 195,23 por infração grave, com acréscimo de cinco pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo até a respectiva regularização.

Confira abaixo cinco exemplos de acessórios proibidos ou restritos.

1 - Engate em carro incapaz de tracionar reboque

Imagem
Imagem: Roberto Assunção/Folhapress

Não é equipamento de proteção contra batidas e nem todos os automóveis estão habilitados a receber o item, pois não têm capacidade para tracionar reboques.

Veículos não habilitados para receber o item estão sujeitos a multa por infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na habilitação e retenção para regularização.

Também podem perder a garantia de fábrica.

PBT (Peso Bruto Total) de carros habilitados não pode passar de 3.500 kg, na soma dos pesos do veículo, do reboque, dos passageiros e da carga transportada.

Continua após a publicidade

Essa regulamentação não proíbe engate para fins estéticos. Se o equipamento atender os requisitos legais e o veículo possuir capacidade de tração de reboque, não há como coibir sua utilização" Marco Fabrício Vieira, conselheiro do Cetran-SP

2 - Película G5

Imagem
Imagem: Rafael Hupsel/Folhapress

Para-brisa incolor tem de apresentar transparência de pelo menos 70% - o mesmo percentual vale para os vidros laterais dianteiros.

No caso dos vidros traseiros, estes podem ser mais escuros. Não há mais exigência que tenham ao menos 28% de transparência, desde que o carro seja equipado com retrovisor externo no lado direito.

O percentual deve obrigatoriamente estar gravado em cada película, geralmente precedido pela letra G.

Continua após a publicidade

Uma das especificações preferidas do público é a G5, que traz apenas 5% de transparência e, portanto, está totalmente irregular, prejudicando a visibilidade.

Uso de película ilegal é infração grave, que prevê retenção do veículo para regularização.

3 - Envelopar carro sem alterar documento

Imagem
Imagem: Reprodução/TVUOL

Conduzir veículo com cor alterada é infração grave, com retenção do automóvel até a respectiva regularização.

Para evitar as penalidades, deve-se requerer a emissão de novos CRLV e do CRV, informando a mudança de cor.

Continua após a publicidade

A exceção, válida tanto para pintura quanto para veículos envelopados, é quando a alteração não ultrapassa 50% da área da carroceria - nesse caso, não são exigidos novos documentos.

4 - TV visível pelo motorista com carro em movimento

Imagem
Imagem: Divulgação

Tocador de DVD e TV digital instalados só podem ser desfrutados pelo motorista caso o veículo esteja estacionado ou se houver um recurso que impeça a respectiva visualização com o carro em movimento.

Uso desses recursos é autorizado pelos ocupantes do banco ou dos bancos traseiros em qualquer situação.

Descumprimento da resolução constitui infração grave e retenção do veículo até que seja regularizado.

Continua após a publicidade

5 - Faróis de xenônio não originais

Imagem
Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

É proibida a instalação dos faróis de descarga de gás, popularmente conhecidos como faróis de xenônio, caso o equipamento não seja item original do automóvel.

Exceção é referente a veículos nos quais o acessório não original foi instalado cujo CSV tenha sido emitido antes da data de publicação da referida resolução.

Carros flagrados com xenônio não original de fábrica após 2 de junho de 2011 estão sujeitos a enquadramento por infração grave, somada à retenção do veículo até que o mesmo seja regularizado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Carros no

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes