Topo

Pessoas ainda são céticas quanto a veículos autônomos, diz pesquisa

BMW com tecnologia autônoma - Divulgação
BMW com tecnologia autônoma Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

24/05/2020 04h00

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela associação PAVE (Partners for Automated Vehicle Education) mostrou que as pessoas ainda são céticas quanto ao uso de tecnologia autônoma em veículos. A entidade visa melhorar o entendimento do público quanto a veículos autônomos. A pesquisa ouviu 1.200 adultos desde o início de 2020.

Cerca de três em quatro entrevistados não acreditam que a tecnologia esteja pronta para o uso extensivo. Ao mesmo tempo, 48% das pessoas disseram que jamais entrariam em um táxi ou veículo compartilhado autônomo. Ainda, 34% dos entrevistados acham que as vantagens dos veículos autônomos superam quaisquer desvantagens potenciais, com 18% dispostos a entrar em uma lista de espera para adquirir um carro com esta tecnologia.

Do lado positivo, 58% da pesquisa acredita que autônomos serão seguros em 10 anos. Entretanto, 20% crê que esta tecnologia nunca será segura.
Entre as pessoas que já possuem carros autônomos, 75% concordaram com as afirmações de que mal podem "esperar para ver quais novos recursos de segurança estarão no meu próximo veículo" e que se sentirão mais seguras na estrada quando souberem que "a maioria dos outros veículos possuem recursos aprimorados de segurança."

A tecnologia autônoma também não tem má fama como as notícias de acidentes fatais com Teslas e o também fatal atropelamento do carro da Uber em 2018 podem sugerir. 51% das pessoas disseram não terem conhecimento sobre a ocorrência da Uber, enquanto que 49% não sabiam do que havia ocorrido com os Teslas. Respectivamente, 37% e 38% das pessoas assinalaram que sabem apenas "um pouco" sobre os temas.

"Os resultados desta pesquisa confirmam que veículos autônomos enfrentam grandes desafios de percepção, e que a educação e o alcance são as chaves para melhorar a confiança", afirmou Tara Andringa, diretora executiva da PAVE.

"Essas ideias fornecem motivação e direção ao nosso esforço para enfrentar esse desafio educacional".