Topo

Projeto de supercarro da Yamaha com designer lendário da F1 é revelado

Supercarro da Yamaha com Gordon Murray - Divulgação
Supercarro da Yamaha com Gordon Murray Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

29/04/2020 13h04

A Yamaha chegou bem perto de lançar um veículo de produção durante a última década. Entretanto, o projeto jamais saiu do papel. Depois de lançar dois carros-conceitos, seu modelo de produção chegou até a ser projetado, mas os planos não foram para frente.

Porém, as renderizações das patentes foram reveladas agora pelo Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia.

O engenheiro responsável seria o lendário Gordon Murray. O britânico é a mente por trás dos carros da Brabham de 1981 e 1983, que levaram Nelson Piquet a seus dois primeiros títulos da Fórmula 1, e um dos projetistas do excepcional McLaren MP4/4, que venceu 15 das 16 corridas da temporada de 1988 e levou Ayrton Senna a seu primeiro título mundial.

O modelo é um cupê de motor central, com muitas curvas e proporções pequenas. O capô viria em formato de Y e com uma entrada de ar no meio. Na região das portas, vemos maçanetas posicionadas para trás. O motor poderia ser inspirado no de uma moto da Yamaha.

Ao que indica, o projeto foi cancelado pois Yamaha e Murray não conseguiram encontrar uma maneira de tornar o modelo lucrativo. A montadora confirmou também que ficará fora da indústria automobilística no futuro próximo.