Topo

Salsicha, moedor de pimenta: 5 produtos de montadoras que não são carros

Antes mesmo de fabricar veículos, Peugeot já produzia moedores de sal, pimenta e café, por volta de 1850; marca francesa vende itens até hoje - Fabiano Severo/Folhapress
Antes mesmo de fabricar veículos, Peugeot já produzia moedores de sal, pimenta e café, por volta de 1850; marca francesa vende itens até hoje
Imagem: Fabiano Severo/Folhapress

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/02/2020 04h00

Na semana passada, UOL Carros noticiou que o produto mais vendido da Volkswagen em 2019 não foi um carro e sim a salsicha da marca, produzida na fábrica de Wolfsburg (Alemanha), de onde saíram mais de 6,8 milhões de unidades do embutido no ano passado.

Salsicha não é o único exemplo de produtos à venda que não são veículos e, no entanto, levam a marca de companhias automotivas.

Não vamos tratar aqui de miniaturas, roupas e outros itens que a maioria das marcas oferece e estão mais para itens de marketing, focados em entusiastas de determinada fabricante.

Existe uma série de produtos surpreendentes efetivamente fabricados ou, pelo menos, projetados por montadoras. Alguns deles, inclusive, estão relacionados à história de determinada marca de automóvel. Confira.

1 - Salsicha da Volkswagen

Montadora produz receita própria na fábrica de Wolfsburg há 47 anos; embutido leva curry e tem baixo teor de gordura - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As 6,81 milhões de unidades do alimento fabricadas no ano passado na sede da VW, em Wolfsburg, superaram as vendas totais de veículos da empresa no período, que chegaram a 6,28 milhões de exemplares no mundo.

A Volkswagen produz as salsichas, que têm receita própria, desde 1973. Inicialmente, elas eram feitas apenas para consumo dos funcionários da unidade em Wolfsburg, nos 17 restaurantes da fábrica. Porém, há anos são vendidas em lojas de conveniência e outros pontos de comércio da Alemanha.

Algumas concessionárias, inclusive, têm a tradição de presentear clientes com o alimento. A salsicha tem até código de identificação no catálogo de peças da empresa: 199 398 500 A.

2 - Moedores de sal e pimenta da Peugeot

Moedor sal pimenta Peugeot - Fabiano Severo/Folhapress - Fabiano Severo/Folhapress
Imagem: Fabiano Severo/Folhapress

Antes de fabricar veículos, a Peugeot produzia moedores de pimenta, sal e café.

A fabricação dos utensílios de cozinha começou em 1840 e até hoje a marca francesa comercializa os aparelhos.

Os moedores, inclusive, estão disponíveis na rede de concessionárias Peugeot e no site comercial da marca francesa, em diferentes tamanhos, materiais e preços. Há opções feitas de madeira laqueada, por exemplo, com preço sugerido em torno de R$ 950 - no caso, trata-se de moedor de pimenta.

A Peugeot também oferece moedores de sal, com corpo de madeira, na faixa dos R$ 200. Também é possível escolher produtos com acabamento acrílico ou de aço inox.

3 - Cortador de grama da Honda

Honda Mean Mower cortador de grama recorde Guinness - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Honda, assim como outras montadoras de veículos, tem divisões dedicadas à fabricação de outros tipos de produtos. Além de carros e motos, a empresa faz até jato executivo e também produtos de força, como geradores, roçadeiras, motores estacionários e... cortadores de grama.

Foi inclusive com um cortador de grama que a companhia anunciou, no ano passado, o recorde mundial de aceleração de zero a 160 km/h com um produto do tipo. O feito foi registrado e reconhecido pelo Guinness Book.

A marca foi obtida dia 6 de maio de 2019 com o protótipo "Mean Mower" (cortador malvado), que saiu da imobilidade e atingiu a velocidade citada em 6,2 segundos. O recorde aconteceu com o piloto Jess Hawkins ao volante, na pista Dekra Lausitzring, nos arredores de Dresden, na Alemanha.

Esse não é o primeiro recorde com o veículo. A versão anterior conquistou em março de 2014 a marca de cortador de grama mais veloz do planeta, ao cravar 188 km/h. O novo modelo alcançou 243 km/h, diz a Honda.

O Mean Mower traz motor de 1.000 cm³ e quatro cilindros emprestado da moto CBR1000RR Fireblade SP, capaz de render cerca de 200 cv a 13.000 rpm - quase o dobro da potência do modelo original do cortador — o peso é de apenas 140 kg. Para se ter uma ideia, a relação peso-potência é maior que a do Bugatti Chiron.

4 - Mini robô da Toyota

Toyota Kirobo Mini - Toshifumi Kitamura/AFP - Toshifumi Kitamura/AFP
Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

Empresas de tecnologia como são, as montadoras de veículos volta e meia se aventuram ao desenvolver produtos conceituais e até robôs. A Honda tem o Asimo, humanoide que há anos tem aparecido em eventos da marca ao redor do mundo. É capaz de servir bebidas e tem inteligência artificial - mas não é comercializado.

Já a concorrente Toyota lançou em novembro de 2017 o Kirobo Mini, inicialmente comercializado apenas em concessionárias da marca no Japão.

O robozinho, que cabe na palma da mão e mede cerca de 10 cm sentado, é na verdade "um parceiro em miniatura criado para fornecer companhia", nas palavras da própria Toyota.

O simpático brinquedo vira a cabeça na direção de quem está falando e também move as mãos. Ele se conecta com o veículo e é capaz de responder, em linguagem "natural", informações a respeito do automóvel - como a quantidade de combustível no tanque, por exemplo.

Também proporciona outros tipos de interação.

5 - Óculos da Porsche

Óculos de sol Porsche Design - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Porsche se orgulha tanto do visual dos seus carros esportivos que criou uma subsidiária chamada Porsche Design. A empresa projeta uma variedade de produtos, incluindo tênis, roupas, relógios de pulso, dispositivos eletrônicos, malas de viagem e óculos.

A linha de óculos, por exemplo, inclui modelos de grau e de sol, produzidos com uma grande variedade de materiais e estilos.

A exemplo dos carros da marca alemã, esses óculos não são baratos.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.