Topo

Lembra do Corsa? Agora ele tem "DNA francês" e é quase um Peugeot 208

Um Corsa elétrico? Na Europa esse carro existe, e ele tem muito de Peugeot... - REUTERS
Um Corsa elétrico? Na Europa esse carro existe, e ele tem muito de Peugeot...
Imagem: REUTERS

Vitor Matsubara

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)*

11/09/2019 06h45

Resumo da notícia

  • Nova geração do hatch é feita sobre plataforma do Peugeot 208
  • Compacto tem quatro motorizações, incluindo uma 1.2 turbo de 100 cv
  • Carro traz também inédita versão movida a eletricidade

O Corsa foi um dos modelos mais revolucionários da história da Chevrolet no Brasil. Suas formas arredondadas causaram espanto em meio a carros antiquados e logo o compacto virou sucesso de vendas.

A trajetória do modelo (cuja história contamos em um belo especial) terminou em 2012 no Brasil, mas o carro continuou firme e forte na Europa. O Salão de Frankfurt é o palco da primeira aparição pública da quinta geração do compacto, mas ele está bem diferente.

Trata-se do primeiro projeto feito na "era PSA", após a aquisição da Opel pelo grupo que controla as marcas Citroën, Peugeot e DS.

Feito sobre a plataforma do novo Peugeot 208, o Corsa traz quatro motorizações, incluindo um motor 1.2 turbo com 75 cv ou 130 cv. Há também uma inédita versão elétrica, com 136 cv.

Mudou tudo

Não há nada de parecido entre o novo Corsa e seu antecessor. O design é mais esportivo e reforça a impressão de o carro ser maior do que realmente é.

Novo Opel Corsa 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Design do novo Corsa é bem esportivo e até foge um pouco do padrão de seus antecessores
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Alguns detalhes internos até passam despercebidos por muita gente, mas não pelos fãs de PSA. Maçanetas internas, botões e até manopla do câmbio vieram de outros carros franceses.

Citroen e Peugeot podem não estar presentes no Salão de Frankfurt, mas estão representadas de alguma forma no evento. Mesmo que seja pelo Corsa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viagem a convite da Anfavea