Corolla responde a Civic com esportivado Dynamic: R$ 95.800
Ação rápida da Toyota: com a chegada de rivais mais tecnológicos que o Corolla -- destaque, obviamente, para o velho concorrente Honda Civic, mas também Chevrolet Cruze e Nissan Sentra --, a marca oferece, a partir desta quinta-feira (22), a série especial Dynamic. Tem pinta de esportivo e custará R$ 95.800.
Baseada na versão intermediária XEi (R$ 93.720), a edição incorpora por R$ 2.080 extras itens exclusivos: luzes diurnas em LED no para-choque frontal; rodas de liga leve (aro 16) com acabamento preto; retrovisores externos com capa preta; e o emblema Dynamic na tampa do porta-malas.
Por dentro as novidades também são pontuais: revestimento interno das portas e dos bancos de couro sintético; e tapetes personalizados. Meta é atrair público de perfil "mais jovem", e emplacar média de 400 unidades/mês.
O que mais?
Demais equipamentos são conhecidos do Corolla XEi. Destaque para: cinco airbags (frontais, laterais e de joelho para motorista); ar-condicionado automático digital; computador de bordo digital; vidros elétricos com função um-toque; controle de cruzeiro; retrovisor interno anti-ofuscante; ganchos Isofix para cadeirinhas; e central multimídia em tela de 6,1 polegadas com navegação GPS, câmera de ré, conexão Bluetooth, entradas USB e toca-DVD.
Motor, infelizmente, não muda -- e algo que sempre se espera de uma série com espírito esportivo é mais força: temos o já conhecido 2.0 Flexfuel, aspirado, de 143/154 cv (a 5.600/5.800 rpm) e 19,4/20,3 kgfm (4.000/4.800 giros), sempre respectivamente com gasolina/etanol. Câmbio é o Multidrive-S (CVT), que oferece aletas atrás do volante para simulação de sete marchas e modo "Sport", com criação de degraus de troca em rotações diferentes.
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Mudança real? Só em 2017
Embora queira mostrar que está atenta à movimentação das demais marcas, a Toyota não tem tanta pressa em investir mais forte na evolução real do Corolla. Com 43.838 unidades emplacadas entre janeiro e agosto (dados da própria fabricante), o modelo domina o segmento de sedãs médios em 2016: 52% das vendas.
Conforme antecipado em primeira mão por UOL Carros há seis meses, só em meados do ano que vem é que o três-volumes vai, enfim, tentar se equiparar tecnologicamente aos rivais.
Já apresentado a mercados europeus como a Rússia, o facelift de meia-vida trará nova dianteira e itens como controle eletrônico de estabilidade (finalmente), central com tela tátil de 7 polegadas, rodas aro 17 e, possivelmente, itens de segurança ativa tais quais frenagem emergencial e assistente de manutenção de faixa.
Etios a reboque
Depois de ganhar o antigo câmbio automático de quatro velocidades do próprio Corolla e estrear, na configuração de topo Platinum, um padrão estético um pouco (só um pouco) mais elegante, o Etios estreia em 11 de outubro a série especial Ready (apenas na carroceria hatchback), de R$ 59.600.
Tem pacote de equipamentos do Etios 1.5 XS automático -- R$ 54.510 e 102/107 cv (gasolina/etanol) --, mas também adere ao visual dianteiro da versão Platinum, o que denota possível migração gradual para toda a linha.
Traz ainda: bolsa organizadora, tapetes no porta-malas; suporte para mochilas na cabine; sensores de estacionamento traseiros na cor do veículo; e central de entretenimento Toyota Play, a mesma do Corolla Dynamic. Previsão é de 250 exemplares vendidos ao mês
Segundo a Toyota, os dois produtos foram os primeiros frutos do centro de pesquisa e design em São Bernardo do Campo (SP), inaugurado em agosto.
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