PUBLICIDADE
Topo

Fiat Punto ganha cara de Ford na Índia; mudança não vem ao Brasil

Fiat Punto indiano - Reprodução - Reprodução
Fãs do modelo disseram que o Punto virou cópia do Fiesta; o que você achou?
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/07/2014 10h47Atualizada em 29/07/2014 16h12

A Fiat da Índia atualizou o visual do hatchback Punto para seu mercado local e mostrou o resultado antes da apresentação oficial, por meio de algumas fotos divulgadas nesta semana na internet.

O resultado, baseado no conceito Avventura, revelado em fevereiro deste ano, é controverso: alguns fãs do modelo nos fóruns de discussão indianos disseram que a reestilização foi boa; outros afirmaram que ficou horrível, que o carro virou cópia do Ford Fiesta (embora, como apontou um leitor de UOL Carros, esteja mais para o novo Ka) e que ele nem sequer precisava ter passado por esta mudança.

Fiat Punto indiano - Reprodução - Reprodução
Reestilização é baseada no conceito Avventura, revelado em fevereiro deste ano
Imagem: Reprodução

Fiat Punto indiano - Reprodução - Reprodução
Estrutura de carroceria (dimensões e espaço interno) é a mesma
Imagem: Reprodução

De todo modo, importante o leitor brasileiro saber que este facelift não será aplicado ao mercado brasileiro. "Isso é apenas uma mudança para o mercado da Índia, e nada mais", afirmou uma pessoa ligada à marca nesta terça-feira (29).

Por aqui o Punto deve seguir com o mesmo visual até uma possível futura geração, que pode seguir a aparência do modelo europeu. De acordo com o Automotive News, o novo Punto (este sim totalmente refeito, feito sobre a base do 500) é cotado para chegar ao Velho Continente somente em 2016. No Brasil, desta forma, ele pode pintar apenas em 2017.

Fiat Punto indiano - Reprodução - Reprodução
Grade dianteira simula bocarra, assim como os carros da Ford
Imagem: Reprodução

COMO É O INDIANO
Visualmente, o Punto indiano recebe os faróis mais espichados, nova grade dianteira -- que simula uma "bocarra", recurso parecido com o que é utilizado pelos modelos da Ford (por isso a comparação com o Fiesta feita pelos fãs do carro nos fóruns) -- e uma nova entrada de ar inferior.

Os parachoques (dianteiro e traseiro) foram renovados, assim como as rodas e o formato dos faróis de neblina e dos refletores traseiros. As lanternas ganharam luzes de LED, iguais às do modelo brasileiro. Por dentro, as linhas também são praticamente idênticas às do carro vendido no Brasil.

Fiat Punto indiano - Reprodução - Reprodução
Na traseira, lanternas ganham luz de LED, iguais às do modelo brasileiro.
Imagem: Reprodução

Não houve novidade nas configurações mecânicas. Por lá o Punto é oferecido com motor 1.2 de 68 cv (gasolina); 1.4 de 90 cv (gasolina) ou 1.3 Multijet de 76 ou 93 cv (turbodiesel). Todos são acoplados a um câmbio manual de cinco marchas.

Fiat Punto indiano - Reprodução - Reprodução
Por dentro, as linhas também são idênticas às do carro vendido no Brasil
Imagem: Reprodução