PUBLICIDADE
Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Renault e Citroën apresentam híbridos e elétricos em salão de clássicos

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

19/03/2022 04h00

(SÃO PAULO) - Doze exemplares do icônico 5 - desde o espartano L, passando pelo diabólico Turbo até o chique Supercinq Baccara - dominam o espaço da Renault no Retromobile, um dos maiores eventos de veículos clássicos do mundo, em Paris.

É a comemoração dos 50 anos da aposta da marca francesa no então emergente segmento conhecido por Supermini: modelos maiores do que um compacto urbano, porém menores do que um pequeno carro de família.

Destacado em meio à trajetória do clássico modelo está o 5 Prototype, maior símbolo da "Renaulution", o plano de reestruturação da Renault que prevê 14 novos modelos, sete deles elétricos, até 2025. "O novo R5 é a Nouvelle Vague: está fortemente conectado à sua história, mas é o futuro, tornando os carros elétricos populares", atestou Luca De Meo, CEO do Grupo Renault.

Renault Retromobile geral  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

O 5 era um carro descolado, com sua traseira inclinada, cores vibrantes e interior peculiar, com a alavanca de câmbio saindo do painel, o que ampliava o espaço interno. Versões de entrada e intermediárias recebiam motores de 845 cc, 1,1, 1,2 ou 1,3 litro.

Renault Retromobile 2 2  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao esportivo Alpine era destinado um 1.4 de 90 cv. Foi um dos primeiros hot hatches, mas nada comparado ao que viria em 1980: mantendo apenas o visual original, o 5 Turbo tinha motor central, tração traseira e a mente focada no Grupo 4 do World Rally Championship.

Renault Retromobile 3  - Divulgação  - Divulgação
Versões esportivas do Renault 5, como o Turbo (vermelho)
Imagem: Divulgação

É a primeira vez que o público vê de perto o Renault 5 Prototype, que começa a ser vendido apenas em 2024.

Renault 5 Proto - Divulgação  - Divulgação
Renault 5 Prototype à frente do original
Imagem: Divulgação

A poucos metros do estande da Renault, o Retromobile também serve de palco para a estreia não virtual do Citroën C5 X.

Citroën CX 5 - Divulgação  - Divulgação
Citroën CX 5
Imagem: Divulgação

Combinando um motor a gasolina 1.6 turbo de 180 cv com um elétrico de 109 cv, chega a 225 cv, acelerando até os 100 km/h em 9 segundos, de acordo com a empresa. A autonomia do propulsor elétrico é de 50 km. Trata-se de uma estilosa perua que retoma o nome C5 para se colocar no topo da hierarquia da Citroën.

My AMI Buggy Concept - Divulgação  - Divulgação
Citroën My AMI Buggy Concept
Imagem: Divulgação

No salão de clássicos a Citroën também apresenta o My AMI Buggy Concept, que a marca chama de "Méhari dos tempos modernos". Microcarro com propulsão elétrica, teve as portas substituídas por uma lona transparente à prova de água.

Citroën BX 19 GT - Divulgação  - Divulgação
Citroën BX 19 GT
Imagem: Divulgação

CX 5 e My AMI Buggy Concept estão cercados pela história da Citroën. Apresentado sob a Torre Eiffel em 23 de setembro de 1982, um BX comemora seus 40 anos no evento, ao lado de um Rosalie, um Traction Avant, um CX 2000 Pallas, um Méhari e um raríssimo 2 CV Sahara Méhari - todos ícones clássicos.

Citroën Retromobile geral  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação