Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aos 72, Kombi renasce com motor elétrico; relembre história e as 6 gerações

Colunista do UOL

10/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(SÃO PAULO) - A Volkswagen ainda não sabia como chamar seu segundo produto quando o apresentou à imprensa, em 11 de novembro de 1949. Seria Bully se outra empresa já não tivesse o registro. Quando o primeiro exemplar saiu da linha de produção da fábrica de Wolfsburg (Alemanha), em 8 de março de 1950, Transporter era o nome escolhido. Bulli, agora com "i" no lugar do "y", virou apelido.

Setenta e dois anos depois, o utilitário mais famoso e carismático do mundo renasce agora atendendo por ID. Buzz. Sai o motor quatro-cilindros refrigerado a ar, de 1,131 cm3 e 25 cv, capaz para 80 km/h de velocidade máxima, e entra um elétrico de 204 cv. A tração segue traseira.

VW ID Buzz, a Kombi elétrica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como os outros representantes da família, ID.3 e ID.4, a nova Kombi é baseada na plataforma modular para veículos elétricos MEB - cujo conceito é o mesmo das arquiteturas MQB e MLB, já presentes em modelos VW e Audi comercializados no Brasil.

ID. Buzz - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Pon ou Porsche?

Pelo senso comum, quem inventou a Kombi foi o holandês Bem Pon. Importador oficial da Volkswagen em seu país, Pon frequentemente viajava à Wolfsburg a negócios. Numa das visitas, deu de cara com o Plattenwagen - nada mais do que uma chapa longitudinal (daí o "platten", que pode ser traduzido como prancha) montada sobre um chassi de Fusca.

Plattenwagen - Divulgação  - Divulgação
Plattenwagen
Imagem: Divulgação

Invenção do major inglês Ivan Hirst (1916 - 2000), então no controle da Volkswagen no período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, para driblar a escassez de empilhadeiras na fábrica.

Plattenwagen - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Foi então que Pon rabiscou seu famoso esboço, logo ignorado por não haver condições, naquele momento, de a empresa construir outro veículo.

Ben Pon  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

"O papel de Ben Pon na história da evolução da Kombi foi, assim, sumariamente encerrado, com seu esquema ambicioso, mas bastante factível, naufragado diante do primeiro obstáculo", explica Richard Copping, historiador automotivo e autor de Volkswagen Transporter: a celebration of an automotive and cultural icon (Ed. Haynes, 2011).

Contudo, para converter uma fábrica defasada em potência industrial, o engenheiro alemão Heinz Nordhoff - contratado para suceder Hirst como diretor-geral da Volkswagen em janeiro de 1948 - sabia que precisava de outro modelo para encaixar na linha de produção.

Kombi - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Quem inventou a Kombi, ou melhor, desenvolveu um veículo de transporte usando parte dos componentes mecânicos do Fusca foi a equipe de técnicos da VW do pós-guerra contratados por Nordhoff", explica Alexander Gromow.

Kombi lateral  - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

E assim nasceu a Transporter, nas versões Panelvan, Microbus e Kombinationsfahrzeug - esta última a inspiração para o nome brasileiro do utilitário, que desembarcaria aqui em setembro de 1950, importado, sete anos antes de se iniciar a produção local.

Kombi 1950 - Divulgação  - Divulgação
Kombi Panel Van 1950
Imagem: Divulgação

"Mas, para mim, a "origem dos tempos" no caso da Kombi iniciou com Ferdinand Porsche, e só não terminou com ele devido à Segunda Guerra Mundial", afirma o historiador, fundamentado em patente requerida pelo engenheiro austríaco em 1940 e homologada um ano depois.

No documento, Porsche resumia o que havia elaborado: "chassi para veículo automotor, no qual o banco do motorista foi movido para frente, para, por exemplo, entre as rodas dianteiras, isto para permitir uma grande área útil de carga". Bingo.

"Ben Pon era um comerciante que queria ter um produto para vender e fazer lucro. O esquema que ele fez naquela agenda qualquer um que estivesse em contato com a Volkswagen e conhecesse sua técnica faria. Chamá-lo de inventor da Kombi é uma grande bobagem", conclui Gromow.

Sofie, a mais antiga

Havia cinco meses que a produção da Kombi começara em Wolfsburg, na Alemanha, quando chegou a vez do chassi número 20-1880, em 5 de agosto de 1950. Seria apenas mais uma entre as pouco mais de 8.000 produzidas naquele ano, pois saindo da fábrica foi cumprir na cidade de Hildesheim a missão de veículo de transporte. Fora inventada para isso, afinal.

sofie  - Divulgação  - Divulgação
Sofie, a Kombi mais antiga sobrevivente
Imagem: Divulgação

Após anos de trabalho e algum tempo encostada, encarou uma restauração no início dos anos 2000 e voltou à ativa - agora apenas frequentando encontros de clássicos pela Europa e batizada de Sofie pelo antigo proprietário.

Sofie restaura - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quando o departamento histórico da Volkswagen descobriu a Sofie, não teve dúvida e fez uma proposta ao dinamarquês Dane Tonny, o dono, que também não titubeou: "prefiro vender a Sofie para vocês, onde ela ainda poderá fazer as pessoas sorrirem".

Sofie 2 - Divulgação  - Divulgação
Sofie e o antigo proprietário, Dane Tonny
Imagem: Divulgação

Hoje, descansa no acervo de clássicos da Volkswagen, na Alemanha, ostentando o título de Kombi mais antiga do mundo ainda viva.

Gerações

VW Transporter 1  - Divulgação  - Divulgação
T1 foi de 1950 a 1967; aqui, na versão Panel Van
Imagem: Divulgação

VW Transporter 2 - Divulgação  - Divulgação
T2 estreou na Alemanha em 1967; no Brasil, a Kombi “Clipper” apareceu só em 1976 e foi até 2013, se despedindo com a polêmica versão Last Edition
Imagem: Divulgação

VW Transporter 3 - Divulgação  - Divulgação
T3 foi de 1979 a 1992; além de mais refinada, nova geração tinha até tração nas quatro rodas
Imagem: Divulgação

VW Transporter 4 - Divulgação  - Divulgação
Em 1990, a T4 estreia a mudança mais radical: motor e tração são transferidos para a dianteira. Versão mais potente é equipada com um seis-cilindros de 205 cv
Imagem: Divulgação

VW Transporter 5 - Divulgação  - Divulgação
Quinta geração da Transporter estreia em 2003. Na versão topo de linha, equipada com um 3.2 V6 de 235 cv, a T5 é a primeira da família a romper os 200 km/h
Imagem: Divulgação

VW Transporter 6 - Divulgação  - Divulgação
Sexta geração estreia em 2015 com recursos de direção autônoma
Imagem: Divulgação