PUBLICIDADE
Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jaguar anuncia réplica do C-Type, vencedor de Le Mans em 1951 e 1953

Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

06/02/2021 07h00

(SÃO PAULO) - Vira e mexe a Jaguar relembra o passado recriando modelos fundamentais na construção de sua história. No ano passado, avisou que reviverá os E-Types do Salão de Genebra. Pouco antes, havia relançado o conjunto de ferramentas do mesmo modelo.

No ano que vem, acaba de anunciar, vai construir réplicas do C-Type, modelo produzido entre 1951 e 1953, cujo auge da carreira foram as duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans - tanto no ano da estreia quanto no da despedida. A reprodução, delegada ao Jaguar Classic Works, baseado em Coventry, Inglaterra, faz parte da celebração pelos 70 anos do modelo.

C-Type verm - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Serão oito exemplares, todos baseados na configuração do modelo vencedor da edição de 1953 da corrida mais importante do universo, com freios a disco e motor seis-cilindros em linha de 3,4 litros, carburador triplo e 220 cv. Diferente, portanto, dos 43 C-Types vendidos a clientes na década de 1950, com freios a tambor e motor de 200 cv.

C-Type tras - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Os engenheiros da Jaguar Classic utilizaram como ponto de partida a experiência nos programas de réplicas dos E-Type, XKSS e D-Type, consultando os arquivos da Jaguar e verificando os dados digitalizados de um C-Type original, além de utilizar a mais recente tecnologia de design por computador para criar o C-Type mais autêntico possível", explica a marca.

C-Type int - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

As oito réplicas podem ser imaginadas em um configurador virtual, onde dá para comparar revestimentos (oito opções) e cores (12).

C-Type creme - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

De acordo com a filial brasileira da empresa, "a Jaguar Land Rover não costuma abrir os valores, já que depende muito da especificação e confidencialidade entre a Jaguar Classic e nossos clientes. De qualquer forma, outros modelos do programa Continuation normalmente custam entre £ 1 milhão e £ 2 milhões". Com a Libra valendo hoje R$ 7,35, façam as contas.

C-Type volante - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação