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Como a Dodge RAM virou picape mais rápida do mundo com motor V10 de Viper

Colunista do UOL

12/12/2020 07h00

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(SÃO PAULO) - "Nossas cotações de seguro aumentaram 40%, e 61% dessas consultas vêm das gerações X e Millennials, o que significa que os interessados têm menos de 55 anos. E os valores nos leilões estão subindo 15%". A análise é da seguradora norte-americana Hagerty, especialista em carros clássicos, sobre a Dodge RAM SRT-10 e seu alto teor colecionista.

Dodge RAM SRT-10 3x4 f - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lançada em 2004, a picape personificava ao longo de seus 5,16 metros de comprimento, 2 de largura e 1,89 de altura duas características essenciais a um veículo de coleção: ter ou ser o que outros não têm ou não são e estar raramente disponível - procure uma à venda e você entenderá.

Dodge RAM SRT-10 perfil estúdio - Divulgação  - Divulgação
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O que os engenheiros da SRT (Street and Racing Technology, a divisão de carros esportivos da Chrysler que nasceu em 1989) conceberam parecia impensável antes, mas óbvio depois de enfim consumada: uma picape equipada com o motor 8.3 V10 do Viper, de opressores 510 cv e 72,6 kgfm de torque. Acoplado a ele o câmbio manual de seis marchas Tremec T56, com uma alavanca do tamanho de um taco de golfe.

Dodge RAM SRT-10 painel  - Divulgação  - Divulgação
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As transformações na RAM 1500 também passavam por rodas de 22 polegadas abraçadas por enormes pneus 305/40, amortecedores Bilstein, molas mais curtas e mais rígidas, barra estabilizadora traseira, suspensão rebaixada e apêndices aerodinâmicos lapidados por túnel de vento - a asa traseira adiciona 75 kg de downforce em velocidades altas e pode ser removida para liberar espaço na caçamba.

Dodge RAM SRT-10 tras - Divulgação  - Divulgação
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Resultado: em fevereiro de 2004, o piloto da Nascar Brendan Gaughan levou uma SRT-10 a 248 km/h, cravando o nome da RAM esportiva no Guiness World Records como a picape de produção mais rápida do mundo. E a aceleração de 0 a 100/h em 5,2 segundos é impressionante para um carro de quase 2,5 toneladas. Claro que a conta vinha no consumo, de 3 km/l.

Dodge RAM SRT-10 chapada f - Divulgação  - Divulgação
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Custando US$ 50.710, era mais barata do que o Viper, de US$ 81.795.

Não há referência de preços no Brasil, pois praticamente não há mercado desse carro por aqui. Estima-se que cerca de 10 a 15 unidades tenham desembarcado no país. Comerciantes evitam deduzir preços a fim de "evitar especulações que só servem para inflacionar o mercado", justifica um deles.

Dodge RAM SRT-10 tras prata - Divulgação  - Divulgação
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Henrique Mendonça, d'O Acervo, nunca comercializou uma RAM SRT-10. Contudo, revela que é frequentemente abordado por clientes à procura da rival da Ford, equipada com um motor 5.4 V8 de 380 cv. "Tenho muita demanda para a F-150 SVT Lightning, clientes afoitos em busca de uma para comprar. É um carro que valoriza cerca de 25% ao ano. Silverado SS e RAM SRT-10 devem seguir pelo mesmo caminho", explica.

Dodge RAM SRT-10 int - Divulgação  - Divulgação
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Vai de Madureira

Já dizia Zeca Baleiro: "Quem não pode, quem não pode Nova York vai de Madureira...". Quem não pode ir de RAM SRT-10, vai de RAM 1500 Rebel, que chega em abril, mas já pode ser comprada por R$ 399 mil - valor pra lá de R$ 100 mil sobre qualquer outra picape.

RAM Rebel f - Divulgação - Divulgação
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Ou melhor: o lote inicial de 100 unidades se esgotou em 18 horas, segundo a FCA, e novos clientes terão as suas apenas em maio.

Nela - o segundo produto da agora marca Ram no Brasil - a pegada é outra.

RAM Rebel int - Divulgação  - Divulgação
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Dotada de um 5.7 V8 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm de torque (combinado a um câmbio automático de oito marchas) e com ângulos de entrada (25,1 graus) e saída (22,6 graus) amplos, 24,9 cm de vão livre do solo, amortecedores especiais, tração 4x4 com reduzida e pneus off-road, sua capacidade fora do asfalto é superior à de qualquer picape hoje vendida por aqui. E é a mais confortável, espaçosa e equipada também.

Ou seja, é o modelo certo na hora de um cada vez mais provável apocalipse.

RAM Rebel tras - Divulgação  - Divulgação
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