Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Polo Track é simples, mas garante evolução para fãs do velho Gol

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

26/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O bom e velho Volkswagen Gol, depois de 42 anos de produção, deixou o mercado nacional e com um histórico invejável. Por isso, a marca não iria deixar o espaço ocupado por ele disponível aí para concorrência. A solução surgiu com o novo Polo Track, uma versão mais simples da linha Polo sim, mas que representa uma profunda evolução em comparação ao desatualizado Gol.

Aliás, esse é o ponto de partida para falar sobre o Polo Track. Para quem valorizava a robustez do Gol, vai encontrar essa característica nele, só que agora se trata de um modelo produzido sobre uma plataforma muito mais moderna e segura, que possibilita a aplicação de itens que, no velho Gol, não era possível.

Exemplos? A nova versão conta com controles eletrônicos de tração e estabilidade, quatro airbags, assistente de partida em rampa e até bloqueio de diferencial. Uma nova realidade, concorda?

Por fora, se diferencia basicamente pelo desenho do para-choque com uma base com acabamento de plástico preto, grade do tipo colmeia, faróis halógenos com lentes escurecidas. Falando em para-choque, o novo desenho ajudou a aumentar o ângulo de ataque dianteiro, notícia boa para quem vai enfrentar as valetas ou trabalhar com ele em estradas de terra, coisa que o cliente do gol valorizava muito.

O Polo Track recebeu novo ajuste de suspensão, o que elevou sua altura em um centímetro. Observando a lateral, o chama a atenção são as rodas de aço aro 15 com calotas escurecidas, enquanto na traseira, traz o nome da versão no meio da tampa do porta-malas e um para-choque com desenho exclusivo também.

Dentro, é o Polo que a gente já conhece, só que o acabamento é 100% em plástico, sem nenhum detalhe em tecido ou coisa do tipo. O volante é simples e o painel de instrumentos é analógico. Na versão Track, nada de multimídia, só dá para instalar um rádio com conexão bluetooth, mas faz parte de um pacote que reúne também volante multifuncional e computador de bordo, pelo valor de R$ 900,00.

Em compensação, banco do motorista com ajuste de altura, travas de portas com acionamento elétrico, direção com assistência elétrica e ar-condicionado são itens de série. Os bancos, naturalmente, são revestidos em tecido e com uma simpática combinação de cinza e detalhes em tom laranja.

Track - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Motor é um velho conhecido

O Polo Track é equipado com o conhecido motor 1.0 flex de 3 cilindros aspirado, o mesmo que equipou o up! e o próprio Gol. Tem 84 cavalos de potência e o modesto torque de 10,3 kgfm. A transmissão é sempre manual de cinco marchas. Dentro da proposta da cumpre o objetivo, mas é preciso ter consciência que se trata de um carro mais lento nas respostas, principalmente, porque o melhor desempenho desse motor é atingido na faixa dos 3.500 giros, já exige mais trocas de marchas.

Vai bem na cidade e também na estrada depois que embala, mas exige atenção nas retomadas de aceleração. Para comprovar essa característica, basta observar o seu 0 a 100 km/h, que é feito em 13,8 segundos com gasolina.

Agora, independente da disposição para acelerar, questão indiscutível e que interessa quem compra um carro com essa proposta, é o consumo de combustível. Pelos números oficiais, faz média de 13,5 km/l na cidade, e 15 km/l na estrada com gasolina. Outro ponto valioso é o fato de se tratar um autêntico Polo, um modelo muito atualizado, com ótima aerodinâmica, anda seguro e muito equilibrado.

Assim, como comentei no início, o Polo Track, chega como a versão mais simples da linha Polo, não há o que discutir. No entanto, ele cumpre sim o objetivo de substituir o Gol, um modelo antigo e muito defasado no mercado atual. O preço, que também não é baixo, ao menos está alinhado com os seus principais concorrentes, como Chevrolet Onix, Fiat Argo ou Hyundai HB20.

Track - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Preço VW Polo Track 2023: R$ 80.580,00 (SP)

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.