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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ford Transit é exemplo de como vans comerciais estão mais amigáveis e conectadas

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Colunista do UOL

18/12/2022 04h00

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As vans comerciais do tipo furgão são presença cada vez mais forte em nossas ruas. Reflexo, entre outros, do nosso novo hábito de consumo, agora muito voltado para o comércio eletrônico. Comportamento que estimulou o mercado de transporte de carga e, por consequência, a chegada de veículos como a Ford Transit, uma van comercial, porém, bem confortável, bastante segura e conectada.

Hoje as empresas de e-commerce estão entre as grandes clientes desse tipo de veículo no Brasil, mas no caso da Transit, pode ser vista com facilidade em outros segmentos, um deles, bem importante: o de ambulâncias.

Transit furgão - Divulgação - Divulgação
Transit pode receber preparação para serviços de socorro médico
Imagem: Divulgação

Após trazer a Transit de volta ao Brasil, a Ford reforçou o portfólio com duas versões furgão com teto alto: a L2H3, com volume de 10,7 metros cúbicos; e a L3H3 com 12,4 metros cúbicos. A Transit tem algumas sacadas interessantes, como a porta corrediça lateral - que facilita o manuseio de carga dentro da cidade - mas com uma abertura generosa, de 1,30 metro de largura.

Esse ponto é um facilitador quando pensamos também no trabalho dentro dos grandes galpões de estoque, pois permite que a empilhadeira entre com os garfos no interior do furgão e deposite o pallet sem nenhuma operação manual.

Tecnologia a serviço da produtividade

A Transit tem recursos que ajudam na produtividade com base na tecnologia. Como sai de fábrica com um modem instalado, a central de assistência fica sempre abastecida de informações sobre o veículo. Então, caso ocorra uma pane na rua, por exemplo, o motorista pode acionar a assistência utilizando o botão de acesso direto ao 0800 da assistência 24 horas e falar com o chefe de oficina da concessionária mais próxima.

Ele faz uma análise remota e tenta resolver o problema no próprio local, mas, caso não seja possível, a van é transferida para a concessionária. Lá, um técnico já estará pronto para executar o reparo o mais breve possível e evitar que o veículo fique mais tempo parado.

Aliás, nessa questão de tecnologia embarcada com foco na produtividade, a Transit também tem o Ford Pass Connect, aplicativo de celular que dá acesso a muitos serviços. Além de permitir localizar o veículo ou travar e destravar as portas remotamente, para dar dois exemplos simples, com o Ford Pass é possível gerar relatórios sobre distâncias percorridas, consumo, desgaste de componentes, entre outros.

E como o veículo está sempre conectado, o próprio serviço de assistência Ford pode entrar em contato com o proprietário para alertar sobre algum problema acusado pelo sistema e propor a solução. Isso faz parte de um programa de manutenção preventiva oferecido gratuitamente durante o primeiro ano de uso da Transit. Segundo a Ford, o sistema de conectividade integrada pode detectar mais de 3.000 tipos de alertas de funcionamento.

Transit furgão - Divulgação - Divulgação
Transit conta com duas versões furgão de teto alto
Imagem: Divulgação

Pode ser conduzida por motoristas da categoria "B"

A Transit tem muitas características de carro de passeio. O primeiro ponto e bem positivo, é que pode ser conduzida por motoristas da categoria "B". Depois, tem comodidades para deixar motorista e dois parceiros de trabalho em boas condições. Traz ajuste de altura e profundidade para o volante, banco do motorista com ajuste de altura, bons retrovisores laterais e até a câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros para facilitar as manobras.

Tem vários porta-objetos, ar-condicionado, sistema multimídia Sync, da Ford, com tela tátil de 8" e todos os recursos de conectividade, com direito a alguns aplicativos instalados de fábrica, como o de trânsito, Waze.

Transit furgão - Divulgação - Divulgação
Cabine tem recursos e comodidades dos veículos de passeio
Imagem: Divulgação

A Transit é equipada 2.0 Ecoblue turbodiesel de 170 cavalos de potência e 39,7 Kgfm de torque, em Start & Stop, que liga e desliga motor no trânsito urbano para reduzir consumo e emissões. A transmissão é manual de 06 velocidades e a tração, esse um ponto importante para um carro desse segmento, é sempre traseira.

Com esse conjunto, a Transit tem força para carregar peso e ainda entrega boa agilidade, com retomadas eficientes em qualquer situação. Para quem andar com pouco peso, percebe até um comportamento próximo de um modelo de passeio, guardadas as proporções, claro.

O acerto de suspensão é equilibrado, firme o suficiente para um veículo de carga, mas sem comprometer o conforto, inclusive pelo bom isolamento da cabine. O nível de segurança é outro diferencial que vale atenção, pois tem vários itens bem valiosos. O pacote Advancetrac reúne controles eletrônicos de estabilidade e tração, controles de torque em curvas e de anticapotamento, assistente de estabilização de vento lateral e de partida em rampa, para citar os principais.

A Ford Transit furgão é uma boa referência desse novo momento dos veículos de transporte de cargas e com grande aptidão para os serviços de entregas urbanas, não há dúvida. Se já tem uma linha versátil, em 2023 a situação vai melhorar. Além das versões furgão e minibus comercializadas aqui, a Ford confirmou a chegada de novas opções chassis cabine, uma exclusiva automática com transmissão de 10 velocidades, e a 100% elétrica e-Transit.

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