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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com o Volvo C40, experiência de guiar o carro fica em segundo plano

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Colunista do UOL

30/10/2022 04h00

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O projeto da Volvo para acabar com os carros a combustão está avançando rápido no Brasil também, como sabemos. Ação reforçada neste ano com a chegada de mais um modelo 100% elétrico da marca: o C40 Pure Eletric, o primeiro modelo Volvo desenvolvido desde o início para ser elétrico.

Ele utiliza a mesma plataforma do XC40, portanto, traz muita semelhança visual e de conteúdo. Olhando a dianteira, dá até para confundir o desenho, mas ele esbanja personalidade com a proposta cupê e o teto baixo na traseira, as bonitas rodas aro 20, tampa traseira com uma grande área de vidro e bonitas lanternas ligadas a uma barra lateral e iluminada.

Quem já conhece o XC40 elétrico e entra no C40 percebe mais ainda a semelhança. Painel de instrumentos digital de 12,3", multimídia com tela de 9" na vertical, desenho geral das peças e a mesma ausência de botões: é tudo praticamente igual. Aliás, no C40, a Volvo avançou nessa questão da eliminação dos botões. Além do de partida, acabou também com o do freio de estacionamento. Ao parar o carro, é só colocar o câmbio na posição "P" e pronto.

O C40 também conta com o sistema Google no multimídia, assim é possível fazer o login com nossa própria conta e utilizar todos os serviços oferecidos pela plataforma, algo prático, pois estamos todos muito acostumados com essa rotina no smartphone. Dá pra tirar muito proveito do comando de voz e pedir para o Google ligar ou desligar o ar-condicionado ou o sistema de som. O mais interessante, no entanto, é a facilidade para acionar o navegador Google Maps sem precisar digitar o endereço na tela.

Agora, tem outro detalhe que lembramos quando vamos para o lado de dentro: a Volvo já anunciou que não usa mais nenhum tipo de couro animal no acabamento dos seus carros. Mas isso não significa que o padrão de acabamento tenha caído, muito pelo contrário, o interior do C40 mantém o nível encontrado em todos os modelos da marca.

Diferente e legal no C40 é o aplique que simula desenhos do mapa topográfico de um importante parque na Suécia, aplicado nas portas e painel frontal com retroiluminação que gera um bonito efeito tridimensional.

Partindo disso, ponto a ser conferido é o espaço para cabeça no banco traseiro por causa do teto rebaixado. Não tem jeito, pessoas mais altas, vão encontrar um pouco de dificuldade, assim como quem sentar no meio, porque o C40 tem túnel central elevado e atrapalha o posicionamento dos pés. No banco traseiro, melhor levar somente duas pessoas e não muito altas. Em compensação, tem o bom porta-malas de 413 litros, mais o compartimento dianteiro - onde seria o motor de um modelo a combustão - com 30 litros de capacidade.

C40 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Personalidade com desenho cupê e grande área de vidro na tampa do porta-malas
Imagem: Matheus Simanovicius

Também acelera como esportivo

O C40 utiliza o mesmo conjunto do XC 40, com dois motores elétricos, um em cada eixo. E sim, também acelera muito forte com seus 408 cavalos de potência e generosos 67,3 kgfm de torque. Como já notei no SUV elétrico, os motoristas mais desavisados podem tomar um susto com as respostas do C40, que acelera como um autêntico esportivo. Faz de 0 a 100 Km/h em apenas 4,7 segundos, mas tem velocidade máxima limitada a 180 Km/h.

Assim, nada a reclamar do C40 nessa questão, que tem muito conforto proporcionado pelo natural silêncio a bordo, mas também pela suspensão equilibrada. A questão dele, como todo 100% elétrico, é ficar atento à autonomia, evitando acelerações muito fortes e outros hábitos que podem descarregar a bateria mais rápido do que o previsto.

A autonomia prometida para o C40 é boa, 408 Km, mas é fácil reduzir isso dependendo da forma de uso. Pra ajudar, tem o "One Pedal", sistema de regeneração de energia que aciona os freios a cada vez que você tira o pé do acelerador. Você precisa de uma adaptação, mas com ele ativado e andando na cidade, praticamente não usa o pedal do freio.

Como é fácil imaginar ainda, o C40 conta com os dispositivos de assistência já oferecidos em modelos Volvo, todos reunidos no Pilot Assist, como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, assistente de saída de faixa, para dar os principais exemplos.

C40 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Com muitos recursos, C40 deixa a sensação de guiar em segundo plano
Imagem: Matheus Simanovicius

Pois é assim que o C40 chegou e vai confirmando, na prática, qual deve ser o caminho que os futuros carros vão seguir. Na visão da Volvo, bem recheados de recursos autônomos e de segurança, muito conectados, com operação próxima ou igual ao que temos nos smartphones e, muito importante, cada vez menos agressivos com o meio ambiente.

Como enfatizam os executivos da marca, quem leva um C40 para casa, não adquire apenas um veículo, mas sim uma experiência. Algo que não deixa de ser verdade, já que, no caso dele, as sensações ao volante, por exemplo, acabam ficando em segundo plano, tamanha a quantidade de recursos para serem conferidos.

Preço Volvo C40 Pure Eletric: R$ 430.000,00

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