PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Transit Furgão é aposta da Ford para o crescente setor de transporte urbano

só para assinantes
Benê Gomes

Jornalista e produtor de TV, desde 2001 atua como profissional especializado no segmento automotivo. Assina o boletim diário Sexta Marcha, da Rádio Transcontinental FM de SP, dirige e apresenta o_ _Programa Momento Vox – BAND SP. É diretor da Onze Produções, produtora de vídeo e conteúdo digital, e é o idealizador do Programa Auto+, onde atuou por 15 anos

Colunista do UOL

31/07/2022 04h00

Pouco tempo depois de trazer a Transit de volta ao Brasil, a Ford reforçou a linha desse importante utilitário com a versão furgão. Uma demonstração clara da sua intenção de voltar a investir no mercado de veículos comerciais na América do Sul, no caso, com um modelo pensado para as empresas de e-commerce, por exemplo, que seguem em crescimento no segmento de entregas urbanas, mas também para o setor de transporte em geral, inclusive o de saúde.

Como o foco é o trabalho, a Transit tem muitos pontos pensados para facilitar a atividade profissional. É o caso da porta lateral corrediça e com abertura de 1 metro e 30 centímetros, um item estratégico para o trabalho com uma empilhadeira, pois permite que o operador coloque um pallet diretamente no interior do compartimento de carga.

A Transit furgão oferece um verdadeiro salão para transporte de carga, com muito espaço para carregar diferentes volumes. São duas versões disponíveis: a L2H3, com 5,53 metros de comprimento e volume de carga de 10,7 m3; e a L3h3, com 5,98 metros de comprimento e volume de carga de 12,4 m3. Impressiona também a altura do teto, igual para as duas versões, com 2 metros e 12 centímetros de altura.

Força para o trabalho e conforto de carro de passeio

A Transit conta com o motor 2.0 turbodiesel, de 170 cavalos de potência - o mais potente da categoria - e 39,7 kgfm de torque, números que entregam a esperada disposição para o trabalho. A transmissão é sempre manual de 06 velocidades e a tração é traseira.

Agora, interessante também, são os recursos disponíveis para garantir bastante conforto para o motorista que passa muitas horas ao volante. O encaixe é muito bom, a direção oferece ajuste de altura e profundidade, a alavanca de câmbio é bem posicionada para a operação, tem ampla visão externa, e por aí vai.

No quesito conectividade, vem equipada com a central multimídia Sync Move, com tela de 8 polegadas, comandos por toque e também por voz em português, conexão Android Auto e Apple CarPlay.

Ajuda para aumentar a produtividade

A Transit tem boa oferta de conectividade, mas não apenas pelos bons recursos de entretenimento. Isso porque a Ford oferece um projeto de integração com os sistemas da fábrica para ajudar o proprietário da Transit a aumentar a produtividade do seu negócio.

Isso se dá com o uso do Ford Pass Connect, um modem embarcado de fábrica e que disponibiliza várias informações por meio do aplicativo do celular, como quilometragem, consumo de combustível e de Arla32, e ainda permite localizar o veículo remotamente, agendar e acompanhar serviços, entre outros. O proprietário da Transit recebe relatórios com indicadores específicos do negócio dele e que o ajudam na tomada de decisões.

Como informa a Ford, a conectividade integrada da Transit é capaz de detectar mais de 3 mil tipos de alertas de funcionamento e, conforme a severidade do alerta, a central entra em contato com o cliente para informar e orientar na solução do problema. Essa ação é um serviço de acompanhamento preventivo oferecido gratuitamente durante o primeiro ano de uso.

Com todos esses atrativos, alguns deles ainda exclusivos na categoria, a Transit Furgão chegou em um momento estratégico, já que o setor de transporte de carga, em especial, o urbano, segue em forte crescimento no Brasil. A receita com bons recursos de segurança, conforto e capacidade para o trabalho, pode colocar a Ford em posição de destaque nesse segmento.

Ford Trânsit Furgão: a partir de R$ 244.000,00