Topo

Hans Donner diz como Valéria Valenssa foi demitida e revela o erro da Globo

Valeria Valenssa e Hans Donner foram casados por 27 anos - Reprodução/YouTube
Valeria Valenssa e Hans Donner foram casados por 27 anos Imagem: Reprodução/YouTube

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

18/10/2021 04h00Atualizada em 19/10/2021 10h17

"Na tela da TV no meio desse povo, a gente vai se ver na Globo. Na tela da TV no meio desse povo, a gente vai se ver na Globo!"

"Na Globo realizei sonhos". Hans Donner criou aberturas de novelas, programas de TV e entrou nas casas de milhões como o mago das vinhetas da Globo. Entre tantos trabalhos reconhecidos (sabia que foi ele quem tirou Isadora Ribeiro das águas na clássica abertura do 'Fantástico', de 1987) mundo afora, um dos mais lembrados até hoje é a Globeleza, a estrela da vinheta de Carnaval da TV Globo.

O designer gráfico participou de todo processo de criação do projeto Globeleza, desde a escolha da modelo Valéria Valenssa —com quem tem dois filhos e foi casado por 27 anos— para ser o símbolo da cobertura da emissora dos dias de folia até a produção da vinheta em que ela aparecia nua sambando com o corpo pintado. Hans também estava presente quando ela foi demitida depois de quase 15 anos no posto.

Decidiram mandá-la embora e ela me olhou: 'você vai deixar?' Não sou o dono da Globo. Imagina conviver com alguém que acha que você tem o poder para mantê-la. Ela sabia que um dia gradativamente sairia [do posto de Globeleza]. O Pelé está onde? Alguém vai ser Pelé um dia de novo? Não sabemos, mas é o Pelé. A Valéria é insubstituível. E a Globo não acreditava nisso. Eu não acreditava.

Hans diz não ter sido avisado com antecedência que Valéria, com quem já era casado na época, seria dispensada. O ex-marido se lembra que a eterna Globeleza recebeu a notícia da demissão ao seu lado: "Fui pego de surpresa. Imagina que um buraco se abriu embaixo da Valéria".

Ela assumiu o papel da melhor maneira possível. Jamais teve alguém igual. Fizemos mais de uma década de um trabalho que as pessoas esperavam ver em todo Carnaval. Como a Valéria vai vir?

Nos últimos anos, Hans Donner não palpitava mais como antigamente em projetos artísticos da emissora. Nem da nova vinheta da Globeleza, agora com roupa e com um conceito completamente diferente do que ele criou.

"Vieram limitações, não podia mais ter nudez. Eu falei, po***! A partir do momento que fizemos uma pureza com o nu... Não era nu. Era arte. Não é fácil fazer isso e nós conseguimos. Valéria não foi um objeto sexual. Já a Isadora [Ribeiro] foi um pouco mais porque ela tinha uma provocação, um apelo", afirma ele, que também foi casado com a estrela da famosa abertura do "Fantástico".

Após ser dispensado da Globo há quatro meses, o "mago" lançou uma linha de tapetes com seu nome de uma fabricante de alto padrão.

Relembre vinheta da Globeleza com Valéria Valenssa:

O erro da Globo e a única Globeleza

Para Hans Donner, a direção da Globo errou em não mudar o nome da cobertura do Carnaval, que até hoje é, por muitos, associado à Valéria Valenssa.

Tinha que mudar o nome. Se você manda a Globeleza embora, cria um nome. Mas não tenta copiar ou achar alguém para substituir. E não tenta criar um desenho com a qualidade como eu consegui com a minha ex-mulher. Aquele traço na bunda estava no lugar certo. Tudo o que fizeram depois? Meninas bonitas, mas não tinha o sorriso da Valéria. A Valéria tinha uma constelação que Deus falou, é o seu papel.

Só podia ser ela

Valéria Valenssa foi escolhida para ser a Globeleza depois de participar do concurso Garota de Ipanema. Impressionou Hans Donner e Boni, mas não passou na competição. O mago das vinhetas foi atrás dela quando precisou de um rosto para representar o Carnaval da Globo.

Ao UOL, o designer contou como foi a busca pela jovem que entrou para a história da TV brasileira.

Procurei mulheres no país inteiro [para ser a Globeleza] e não consegui achar. Ela [Valéria Valenssa] já estava desiludida, havia virado vendedora da C&A. Procurei por dois anos e não achei. A minha produção foi atrás e a encontrou vendendo roupa para criança na loja em Madureira [na zona norte do Rio de Janeiro].

Por que Valéria Valenssa chamou atenção

Valéria Valenssa como Globeleza - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Valéria Valenssa como Globeleza
Imagem: Divulgação/TV Globo

"Eram 48 candidatas loiras [no concurso Garota de Ipanema]. Quando tocou a música do Tom Jobim, entrou uma menina que não estava no chão. Ela flutuava. Eu e Boni nos olhamos e ele falou: É Carnaval! A Valéria flutua".

Hans e a eterna Globeleza foram casados por 27 anos e tiveram dois filhos. O designer diz que os dois mantêm uma relação amigável.