Topo

Estudo cria método que produz madeira transparente e mais leve que o vidro

Procedimento da Universidade de Maryland (EUA) é capaz de deixar a madeira transparente - Divulgação/Universidade de Maryland
Procedimento da Universidade de Maryland (EUA) é capaz de deixar a madeira transparente Imagem: Divulgação/Universidade de Maryland

Sarah Alves

Colaboração para Tilt

10/02/2021 13h15

Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) descobriram um procedimento capaz de deixar a madeira transparente e mais resistente e leve do que o vidro. O estudo foi publicado na revista "Science Advances".

A madeira é constituída basicamente por pequenas fibras de celulose e por lignina, que funciona como uma cola entre elas, dando força ao material. Na lignina, existem os cromóforos, responsáveis por conferir a coloração amarronzada ao impedir a passagem de luz.

Outra tentativa já tinha conseguido alterar a coloração do material, mas envolvia produtos químicos mais caros, altas temperaturas e levava mais tempo. Além disso, o processo causava mais danos ambientais. No método, o material ficava imerso de seis a 12 horas em uma solução à base de clorito de sódio para total remoção da lignina, o que também prejudica a resistência do material e o torna mais quebradiço.

Mais simples, o novo estudo mostra a potência da luz solar para o sucesso do procedimento, sem a necessidade de retirar a lignina das peças. Com um pincel, foi aplicada solução de peróxido de hidrogênio —água oxigenada— em pranchas de madeira. Elas foram expostas a lâmpadas ultravioleta, similares à radiação solar, por uma hora.

A ação removeu os cromóforos das ligninas, fazendo com que a cor das madeiras mudasse de marrom para branco.

Depois, as peças foram imersas durante cinco horas em etanol para a remoção de produtos químicos remanescentes. Na sequência, foi adicionado um epóxi transparente ao material, por uma hora e meia, que preencheu os poros da madeira. A etapa permitiu a passagem de 90% da luz visível e garantiu 50 vezes mais resistência em relação ao método de retirada da lignina.

Segundo os pesquisadores, a descoberta tem grande potencial para tornar a madeira transparente um material com eficiência energética em construções. Afinal, a transparência faz com que entre mais luz nos ambientes, o que leva à economia na conta de luz.