Topo

Camilla se torna rainha consorte com 'bênção' de Elizabeth 2ª

Charles e Camilla posam para câmeras no Sandringham Flower Show de 2022 - Reprodução/Instagram
Charles e Camilla posam para câmeras no Sandringham Flower Show de 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

08/09/2022 14h46

A Duquesa da Cornualha, Camilla, se torna rainha consorte do Reino Unido com a morte da rainha Elizabeth 2ª. O título vem junto à coroação de Charles como o novo rei e chefe de Estado do Reino Unido. A rainha Elizabeth 2ª morreu hoje, aos 96 anos.

Nascida em 17 de julho de 1947, Camilla enfrenta resistência de parte da população devido ao histórico de seu relacionamento com Charles e à memória de Lady Di, ainda muito querida mesmo 25 anos após sua morte.

O histórico controverso do novo rei e sua rainha, que se casaram em 2005, é marcado por polêmicas e manchetes de jornal, aliadas à fama de antipático que o próprio Charles carrega.

Ainda assim, Camilla recebeu a "aprovação pública" da rainha Elizabeth 2ª durante o jubileu de platina da monarca, ocorrido em fevereiro deste ano. Na ocasião, Elizabeth 2ª comemorava 70 anos de seu reinado com um anúncio especial. Ela anunciou:

"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal."

O que é rainha consorte?

O título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. Embora Camilla detenha o título equivalente ao do marido, ela não tem a mesma soberania que o marido ou seus poderes políticos e militares.

O site oficial da família real nota que "a não ser que algo diferente seja decidido, a rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples".

Histórico

Camilla e Andrew - Wood/Express/Hulton Archive/Getty Images - Wood/Express/Hulton Archive/Getty Images
Casamento de Camilla Shand e Andrew Parker-Bowles em 4 de julho de 1973
Imagem: Wood/Express/Hulton Archive/Getty Images

Camilla foi casada com Andrew Parker Bowles entre 1973 e 1995, e os dois tiveram dois filhos juntos. Com o tempo, o casamento dos Parker-Bowles começou a se tornar "aberto", quando os dois cometiam adultério e sabiam do que o outro fazia. Isso gerou uma onda de manchetes e notícias de tablóides.

Por outro lado, Camilla e Charles já se conheciam desde 1971, e tiveram um relacionamento que durou até 1973. As fontes divergem quanto ao motivo de término, que aconteceu pouco depois de Charles precisar fazer uma viagem para se juntar à Marinha Real, naquele mesmo ano.

Charles casou-se com Diana em 1981. O primeiro encontro entre eles ocorreu em 1977, enquanto Charles namorava a irmã mais velha de Diana, Sarah.

Alguns dizem que Charles e Camila se conheceram cedo demais. Outros dizem que outras forças familiares de Charles confabulavam para que ele se aproximasse de outras mulheres, sugerindo casamento.

No geral, a maioria dos biógrafos concorda que a união entre os dois não teria sido aprovada pela família real, pois Camilla não era considerada uma "noiva adequada" para um futuro rei.

Ainda assim, os dois mantiveram contato. No início dos anos 80, os rumores de que eles mantinham uma relação extraconjugal começaram a circular, e Diana culpou o adultério de ser o motivo de sua separação na biografia "Diana: Her True Story", de Andrew Morton, publicada pela primeira vez em 1992.

Os aliados de Charles diziam que Diana tinha uma "obsessão paranóica" com a amizade entre Camilla e o Duque, que seria, supostamente, apenas uma relação amigável. No entanto, o próprio Charles admitiu ter vivido algo a mais com sua atual esposa na época.

Charles e camilla - Getty Images - Getty Images
Casamento de Charles e Camilla, em 2005
Imagem: Getty Images

O casamento de Charles e Camilla aconteceu em 9 de abril de 2005. A união, que contou com alta cobertura midiática, foi polêmica dos pontos de vista político e religioso, uma vez que a igreja anglicana não aceitava o casamento de pessoas divorciadas.

A cerimônia civil aconteceu no Windsor Guidhall, edifício da prefeitura de Windsor. A bênção foi dada na capela de São Jorge, no castelo de Windsor. A cerimônia contou com as presenças dos príncipes William e Harry, além dos filhos de Camilla, Tom e Laura.

Desabafo na mídia

Em uma entrevista reveladora concedida à revista Vogue britânica em junho deste ano, Camilla abriu o jogo sobre a forma como foi avaliada pelo público e pela imprensa nas últimas décadas.

Não é fácil. Eu fui escrutinada por tanto tempo que você simplesmente precisa encontrar uma maneira de viver com isso. Ninguém gosta de ser vigiada o tempo todo, criticada e... eu acho que no fim, eu meio que passo por cima disso e tento conviver com isso. Cada um tem que ter sua própria vida.

Hoje, Camilla auxilia Charles em seus deveres oficiais, e também está à frente de várias organizações de caridade e que trabalham por assistência pública.

Segundo um dos sites oficiais da família real, Camilla apoia mais de 90 organizações com seu título de Duquesa da Cornualha.

Entre os temas que prevalecem estão saúde, alfabetização, alimentação, causas animais, auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de estupro, abuso sexual e violência doméstica, além do empoderamento de mulheres e artes.

Rainha Elizabeth 2ª