PUBLICIDADE

Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Vivo estressada e já tive herpes genital seis vezes este ano; há relação, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

17/05/2022 04h00

Neste episódio do "Papo Cabeça", o psiquiatra Jairo Bouer explica a relação entre a ação do vírus do herpes e a saúde emocional. "Desde os 17 tenho um ou dois episódios de herpes genital todos os anos, mas depois que mudei de trabalho vivo estressada, e esse ano já tive seis vezes. Tem relação? Como evitar?", pergunta a leitora.

Segundo Bouer, a ação do herpes-vírus está associada à queda de imunidade. Os casos podem se manifestar após infecções, trauma, exposição excessiva ao sol e estresse. Por isso, situações emocionais extremas podem sim desencadear o surgimento de feridas.

"O herpes está ganhando território, provavelmente porque o seu estresse ajuda ele na luta contra o sistema imunológico", explica o psiquiatra.

A recomendação é buscar um dermatologista ou infectologista, que devem prescrever antiviral por tempo prolongado. Mas, neste caso, também é essencial buscar ferramentas para lidar melhor com o estresse, incluindo psicoterapia.