PUBLICIDADE

Topo

Sem Frescura: tem problema dormir com o cabelo molhado?

Mais Sem Frescura
1 | 25
Siga o VivaBem no

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

23/03/2020 04h00

Você acha que a vida é curta demais para secar o cabelo depois daquele banho relaxante antes de dormir? Bom, dica de amiga: larga de preguiça e dá aquela caprichada na toalha ou no secador antes de colocar a cabeça no travesseiro.

Eu não estou inventando isso, não. Especialistas são unânimes: dormir de cabelo molhado faz mal. E o problema maior nem é aquela velha lenda de que você pode pegar uma gripe se fizer isso, já que não tem relação nenhuma entre a doença e a cabeça molhada —por mais que manter o corpo frio possa baixar a imunidade e deixar você mais propenso a ficar doente.

Manter os cabelos molhados pode fazer muito mal aos fios e também ao couro cabeludo. A umidade torna o local propício para a proliferação de fungos e bactérias. Como resultado, você pode ter desde coceira no local até mesmo micoses, descamação e dermatite seborreica, a famosa caspa, já que a região tende a ficar mais oleosa.

Além disso, manter os fios úmidos também deixa eles mais fracos e quebradiços. Ah, e se você costuma usar cabelo preso, outra dica: nunca prenda ele enquanto estiver úmido, já que isso vai fazer os fios demorarem mais para secar. Quando for prender, também não deixe os fios muito tracionados, já que isso pode fazer com que se quebrem.

Mas não é só isso: não adianta secar bem os cabelos se, na hora de lavar, você não retirou todo o excesso de produtos químicos como xampus e condicionadores dele.

Além disso, na hora de secar, evite ao máximo usar o secador em uma temperatura elevada. O ideal é, no máximo, deixar ele morno.

Então, se a sua ideia é ter aquele cabelo sempre na melhor forma, o melhor a fazer é mantê-los secos.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Andressa Sato, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde; Michele Haikal, dermatologista; Damaris Ortolan, dermatologista e tricologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Gabriela Capareli, dermatologista.