PC Siqueira fez cirurgia para estrabismo em 2016: como é operação?

PC Siqueira, encontrado morto ontem em seu apartamento em São Paulo, fez uma cirurgia para correção do estrabismo em 2016. Na época, em seu canal no Youtube, ele revelou que a operação teve "um impacto social e econômico na sua vida".

O que é estrabismo

Desalinhamento no olhar. O estrabismo é reconhecido pela incapacidade de os dois olhos fixarem ao mesmo tempo em um mesmo ponto, de acordo com a oftalmologista Lisia Aoki, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Existem vários tipos de desvio. No horizontal, o olho pode ficar mais para direita ou esquerda; no vertical, mais para cima ou para baixo; ou até os torcionais, que é quando o olho sofre um movimento de torção e paciente só consegue enxergar reto se a cabeça estiver torta para acompanhar o desvio. A condição pode afetar os dois olhos ou um só.

Causas são diversas, e nem sempre pode ser descoberta. A condição pode se manifestar quando o indivíduo ainda é bebê, ou pode ser adquirido já na vida adulta após um trauma, como resposta de uma infecção ou até mesmo por causa do grau dos óculos.

PC Siqueira fez cirurgia em 2016
PC Siqueira fez cirurgia em 2016 Imagem: Reprodução

Nem sempre a cirurgia é necessária. Alguns casos são resolvidos apenas com uso de óculos. No entanto, o tratamento não costuma ser rápido e pode levar meses. Somente um oftalmologista pode determinar quais as melhores condutas para cada paciente.

Nem sempre a cirurgia é estética. Embora alguns pacientes consigam enxergar normalmente com a condição, outros acabam com a visão mais baixa em um dos olhos ou não conseguem ver em três dimensões. Por isso não é incomum encontrar pacientes com tampão: é uma forma de forçar o olho prejudicado a trabalhar mais e enviar sinais corretos ao cérebro.

Adulto pode ter sintomas mais fortes. Quando o estrabismo aparece depois de adulto a pessoa pode ficar com uma visão dupla insuportável. O cérebro não sabe receber visões tão distintas e o paciente fica confuso, desorientado e a cirurgia traz alívio para essa tensão.

Como é a cirurgia

Intervenção nos músculos. A operação visa deixar os olhos o mais alinhado possível e para isso é feita uma intervenção nos músculos. O oftalmologista pode mexer nos seis músculos de cada olho, responsáveis pelos movimentos, de acordo com a torção do paciente.

Continua após a publicidade

Cirurgia parece agressiva, mas é simples. Os oftalmologistas abrem a membrana que protege os músculos dos olhos e enfraquece ou fortalece tais músculos em níveis milimétricos. Depois, fecham a membrana.

Pós-operatório tem sintomas parecidos com a conjuntivite: branco dos olhos ficando vermelho, paciente sente inchaço e incomodo, mas sem dor forte. O resultado é perceptível. É recomendado repouso para evitar batidas nos olhos, não se deve mergulhar, mas está liberado estudar, trabalhar e ver televisão ou mexer no celular (com parcimônia).

Alguns casos podem regredir. A má notícia é que não se sabe ao certo por que, mas alguns casos podem regredir após a operação. Não é incomum que o estrabismo volte sem explicação aparente, então é essencial o acompanhamento de um oftalmologista mesmo após a cirurgia.

PC Siqueira operou em 2016 com a oftalmologista Claudia de Paula Faria, especialista em estrabismo da Clínica Belfort. A cirurgia aconteceu no Hospital Santa Cruz, em São Paulo.

A cirurgia que eu fiz é estética, ou seja, só para deixar os meus olhos alinhados o máximo possível. Lembrando que o corpo não é como uma máquina. Os meus olhos estão bem alinhados, é o máximo que deu. Vai ficar assim e para mim está perfeito.
PC Siqueira, em junho de 2016

*Com informações publicadas por VivaBem em 2019.

Deixe seu comentário

Só para assinantes