Gás fatal: como perceber e evitar intoxicação por monóxido de carbono

Segundo a Polícia Civil, a causa provável das mortes do empresário José Bezerra de Menezes Neto, o Binho Bezerra, e de sua mulher, Luciana Bezerra, no último sábado (9), no Guarujá (SP), é intoxicação por monóxido de carbono.

A substância que teria vitimado o casal seria proveniente da queima do gás natural ou do GLP (gás liquefeito de petróleo) utilizado no sistema de aquecimento de água do imóvel onde os dois dormiam e é extremamente perigoso por não ter cheiro.

Em entrevista ao VivaBem publicada originalmente em 26 de julho de 2023, Carlos Carvalho, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, alertou para alguns sintomas que podem ser sinais de intoxicação pelo gás.

Empresário Binho Bezerra e Luciana, sua mulher, foram encontrados mortos no último sábado no Guarujá (SP)
Empresário Binho Bezerra e Luciana, sua mulher, foram encontrados mortos no último sábado no Guarujá (SP) Imagem: Reprodução

"Se você está em um ambiente fechado, principalmente em que está acontecendo a queima de alguma coisa (madeira, carvão) e percebe ter dor de cabeça, confusão mental, náusea ou dores pelo corpo é sinal de que a janela já deveria estar aberta [para evitar a intoxicação]", explicou o doutor.

O monóxido de carbono é um gás asfixiante, que não tem cheiro, por isso é de difícil identificação. Ele é produzido na queima incompleta de material combustível rico em carbono, como madeira, carvão, folhas, gasolina, gás natural.

Segundo o médico, quando o gás tóxico é aspirado, o sangue circula com baixa concentração de oxigênio. Com isso, o organismo não consegue manter o funcionamento de órgãos vitais como o coração e o cérebro.

"Nesse processo de aspirar o gás, o corpo falha, as pessoas desmaiam e depois falecem", diz.

Continua após a publicidade

Como prevenir acidentes

A forma mais eficiente de evitar a intoxicação pelo gás é não se expor a queima dos materiais, principalmente, em ambientes fechados.

Se for acender uma lareira dentro de casa, por exemplo, Carvalho orienta a deixar uma porta aberta, para haver troca do ar.

"Os gases saem de uma área que estão em alta concentração e rapidamente vão para um ambiente em que estão em baixa concentração. Então, com uma porta aberta, rapidamente o monóxido de carbono sai e entram novas moléculas de oxigênio para nossa respiração."

Deixe seu comentário

Só para assinantes