Câncer de intestino: 'Sangue nas fezes é colonoscopia direto', diz médico

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é uma doença que afeta o cólon ou o reto, partes fundamentais do sistema digestivo. Ele surge quando células anormais se multiplicam de forma descontrolada, formando um tumor.

Essa condição é uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo, mas, com detecção precoce e tratamento adequado, há grandes chance de cura.

A cantora Preta Gil passou por uma cirurgia para retirada de um tumor na parte final do intestino, na quarta-feira (16). O câncer de Preta foi descoberto no começo deste ano. No início desta semana, a cantora havia compartilhado que passou por diversos exames preparatórios.

Em entrevista ao VivaBem Hoje, Samuel Aguiar, médico oncologista e especialista líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais do A.C.Camargo, disse que um grande sinal de que algo possa estar errado é quando há presença de sangue nas fezes. "Aí é colonoscopia direto", disse o médico, referindo-se ao exame endoscópico do intestino grosso e do reto.

Aguiar explicou que essa é uma doença principalmente ambiental. "A primeira estratégia que a gente tenta usar no contexto de saúde pública é combater esses fatores risco, que são bem conhecidos, como hábitos de dieta e atividades físicas."

Uma dieta ocidental, muito rica em produtos ultraprocessados, alimentos açucarados e exagerada nos embutidos, está associada ao aumento no risco desse tipo de câncer. "Não é que é proibido, mas devem ser realmente evitados e não fazer parte da nossa dieta habitual", disse. Por outro lado, dietas naturais, ricas em fibras, verduras, frutas e grãos, são fatores de proteção.

Outro fator importante é a atividade física regular. "Tanto como um fator de prevenção quanto de prevenir que a doença volte depois de tratada."

O médico também alerta para o tabagismo, que deve ser evitado, e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Continua após a publicidade