Zagallo internado: por que infecção urinária é mais perigosa em idosos

Mário Jorge Lobo Zagallo, 92, ídolo da seleção brasileira, está internado no Rio de Janeiro (RJ), devido a uma infecção urinária.

O Sr. Mário Jorge Lobo Zagallo se encontra internado no Hospital Barra D'Or, para tratamento de infecção urinária. Está clinicamente estável, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos. Sem previsão de alta hospitalar. Boletim médico

De acordo com o médico urologista Ubirajara Barroso, professor da Universidade Federal da Bahia, o idoso tem um sistema imunológico mais debilitado e consequentemente as infecções podem vir de uma forma mais grave.

"Quando a pessoa vai envelhecendo, o estado imunológico vai ficando mais afetado. E a bexiga, como toda a musculatura do corpo vai entrando em deficiência, vai perdendo tonicidade. Então o idoso tende a contrair a bexiga ao urinar e, às vezes, ficar urina para trás, ou seja, urina uma parte e outra parte fica na bexiga", diz Barroso.

Como a urina é meio de cultura, as bactérias podem se proliferar e gerar infecção. Os idosos também podem usar fraldas, que ficam úmidas e predispõem o crescimento de bactérias, ou têm sondas que facilitam a ascensão dos microrganismos até o trato urinário, até a bexiga, e poderem até mesmo irem até os rins.

Além disso, os sintomas são diferentes nessa faixa etária. Normalmente, nota-se uma infecção urinária ao sentir ardência e urgência para urinar, escape de urina, sensação de desconforto embaixo do abdome, febre e dor lombar. Mas no idoso esses sinais podem ser mascarados.

"O idoso tem uma temperatura mais fria que o jovem, então o aumento de temperatura, a febre, pode não vir. E há um estado de confusão mental. Subitamente ele começa a ter atitudes estranhas, não sabe onde está, a falar palavras desconexas, estados que conhecemos como delírios", diz Barroso.

Deixe seu comentário

Só para assinantes