Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


7 dicas para começar a praticar ioga neste verão e turbinar o bem-estar

iStock
Imagem: iStock

Diana Cortez

Colaboração para o VivaBem

31/01/2023 04h00

No verão, geralmente ficamos mais dispostos e isso é uma ótima oportunidade para iniciar uma prática de atividade física. Se esse é seu objetivo, a ioga pode ser uma boa opção, pois, além dos benefícios do exercício, turbina o bem-estar.

"A ioga propõe o autoconhecimento e o autocuidado e promove o relaxamento, ajudando a lidar melhor com o estresse e ansiedade do dia a dia", explica Átila Alexandre Trapé, professor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP) da USP de Ribeirão Preto e líder do Gepefs (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Saúde).

  • Caso esteja em São Paulo e queira experimentar aulas gratuitas de ioga, aproveite a arena do UOL no Verão (de quinta a domingo, até 12 de fevereiro --veja programação completa mais abaixo).

7 dicas para começar a praticar ioga

  • 1 - Busque orientação de especialistas

A ioga é bastante democrática e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Mas, como toda atividade física, é preciso adequar os treinos e posturas (os asanas) à condição física de cada um, ressalta Marina Faraco Corrêa, treinadora e mestranda em fenomenologia, educação física e ioga pela EEFERP.

Caso faça aulas online, o ideal é que iniciantes optem pelas que têm acompanhamento de um professor. Assim, o profissional consegue avaliar os movimentos do aluno e corrigi-los, caso necessário.

  • 2 - Respeite seus limites

Na ioga, cada asana possui variações que atendem a todos os níveis de aluno (iniciante, intermediário e avançado). O ideal é buscar uma evolução progressiva das posturas, conforme o seu corpo ganhar mais força, mobilidade, alongamento e equilíbrio. "Pular etapas pode causar lesões, por exigir muito da articulação ou da musculatura", alerta Corrêa.

  • 3 - Busque um lugar adequado

O ideal é fazer os exercícios em um lugar arejado, silencioso e amplo —que possibilite colocar o mat (tapetinho de ioga) ou algum colchonete e tenha espaço suficiente para se deitar com as pernas esticadas e os braços abertos na lateral.

Em casa, é importante não haver móveis ou quinas por perto. Assim, caso perca o equilíbrio, não haverá risco de bater em algo e se machucar.

- Para uma prática ainda mais agradável, tente fazer aulas ao ar livre —experimente um parque ou na arena do UOL no Verão, que oferece um ambiente "pé na areia".

Alongamento, ioga, relaxar, bem-estar - iStock - iStock
Imagem: iStock
  • 4 - Coloque música ambiente

Há aplicativos específicos, com sons ideais para a prática. Mas você também pode usar uma playlist com música ambiente, sons da natureza e mantras que combinem o tipo de frequência com a sequência de posturas que serão realizadas (mais fortes para exercícios mais exigentes e mais leve para os asanas de relaxamento).

Algumas pessoas, no entanto, preferem o silêncio. Se for o seu caso, tudo bem.

  • 5 - Utilize roupas apropriadas

As peças precisam ser confortáveis e flexíveis, para não prejudicar a mobilidade e amplitude dos movimentos.

Realize as posturas descalço, pois a sola (planta) e dedos dos pés precisam ter contato e aderência no chão.

  • 6 - Planeje sua alimentação

O ideal é ter um intervalo de pelo menos uma a duas horas entre sua última refeição e o treino —o tempo exato vai depender do que você comeu.

Evite alimentos pesados, pois posições que precisam permanecer com a cabeça mais baixa em relação ao corpo ou mesmo com a barriga no chão podem causar desconfortos gástricos.

  • 7 - Comece com posturas fáceis

Pessoas sedentárias que estão iniciando na ioga devem escolher asanas que são feitos sentados, agachados ou em pé, desde que não não exijam tanto equilíbrio.

Algumas sugestões de postura para começar:

  • Baddha Konasana (postura da borboleta)
  • Adho Mukha Shvanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
  • Marjaryasana (postura do gato)
  • Bhujangasana (postura da cobra)
  • Virabhadrasana (postura do guerreiro)

Veja como fazer 6 posturas indicadas para iniciantes

UOL no Verão

Quer aproveitar a estação mais quente do ano para cuidar da saúde e praticar atividades físicas? Não perca a programação da arena UOL no Verão.

UOL no Verão - Agenda - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL
  • De quinta a domingo, até 12 de fevereiro
  • Aberto das 9h às 22h - entrada gratuita
  • Local: Posto 011 - Vila Mariana (Rua França Pinto, 568, São Paulo)

Conteúdos especiais para o verão

Além das atividades na arena, o UOL no Verão traz reportagens e programas de vídeo para você aproveitar a temporada do calor com muita saúde, sabor, conforto, bem-estar e estilo —confira tudo em uol.com.br/uolnoverao

No Conexão VivaBem, a jornalista Mariana Ferrão recebe convidados famosos e especialistas para bater um papo sobre saúde, alimentação, perda de peso e equilíbrio mental. Já em Ctrl+Ver Ctrl+Ser, a apresentadora Laura Vicente ajuda celebridades a encarnarem seus ícones de estilo, passando por transformações que envolvem styling, cabelo e make.

Com quatro episódios inspirados na época mais quente do ano, a chef Isa Scherer vai ensinar receitas que têm tudo a ver com temporada de calor no À moda da Isa. E no Conta Outra, que estreia este mês, comediantes se juntam em uma roda de amigos para contar suas histórias mais absurdas de verão.

Os programas estão na grade diária do Canal UOL e on demand, no YouTube e no UOL Play.

O UOL no Verão tem o patrocínio de Arno, Centrum, Claro, Eno, Nesfit, Paco Rabanne, Sprite e Vichy.