Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Fedido? O que você come afeta o cheiro do seu pum; tire outras dúvidas

Colaboração para VivaBem

09/12/2022 11h00

As emoções influenciam no intestino? E beber muito álcool pode prejudicar a microbiota intestinal? No primeiro episódio da quinta temporada do Conexão VivaBem, o tema foi probióticos e a saúde do intestino. A seguir, veja os mitos e as verdades sobre o assunto com a gastroenterologista Patrícia Almeida, que participou do bate-papo com a apresentadora Mariana Ferrão e a atriz Laila Garin.

Tipo de alimento influencia no cheiro do pum?
Durante o quadro "Foi Notícia", a apresentadora Mariana Ferrão compartilhou uma declaração da influenciadora Juju Salimeni que afirmou que o pum dela não possui cheiro pelo fato de ela comer mais peixe e arroz.

Segundo a gastroenterologista, o tipo de alimento que consumimos influencia no odor da flatulência. Quem come mais proteínas, principalmente carne vermelha e alimentos gordurosos, pode ter um pum mais malcheiroso.

O mesmo pode ocorrer com quem consome arroz integral, uma vez que os alimentos ricos em grãos produzem mais gases. No entanto, a médica ressalta que a saúde intestinal da pessoa também vai influenciar no odor e não somente o alimento que ela ingeriu.

Comer fibra faz a pessoa ir mais ao banheiro?
Sim, mas só se ela tiver uma hidratação adequada. Do contrário, caso ela não se hidrate adequadamente, a fibra pode causar constipação, isto é, a famosa prisão de ventre.

As emoções não influenciam no intestino?
Mito, as emoções influenciam muito o intestino. Até tem gente que apresenta lesões na pele quando está ansioso ou estressado, por exemplo, mas o mais comum é afetar o trato gastrointestinal.

O intestino não equilibrado pode causar aumento de peso?
Quando o intestino não está bem, pode comprometer devido à perda de barreira. O paciente fica mais inflamado e essa inflamação atrapalha o metabolismo para a perda de peso.

A microbiota intestinal de cada indivíduo é única e pode ser comparada à impressão digital?
Verdade, o intestino é único. A médica diz que só conversando bastante com o paciente para entender qual a melhor estratégia de tratamento para ele. Segundo ela, os gastrenterologistas se incomodam de colocar todo mundo em um mesmo pacote e indicar o mesmo tratamento para todos.

O álcool prejudica microbiota intestinal?
Sim, principalmente em excesso. O álcool é a principal causa de diarreia aguda. Caso a pessoa tenha bebido mais do que deveria, no dia seguinte, provavelmente, as fezes dela estarão pastosas ou diarreicas.