Topo

A embalagem quer te enganar: qual a diferença entre leite e soro do leite?

Supermercado em Guarulhos, na Grande São Paulo, vende soro de leite ao lado do leite longa vida - Mateus Fernandes/Agência Mural
Supermercado em Guarulhos, na Grande São Paulo, vende soro de leite ao lado do leite longa vida Imagem: Mateus Fernandes/Agência Mural

Gabriel Dias

Colaboração para VivaBem*

22/09/2022 15h10

Quem vai ao supermercado deve ficar atento aos rótulos dos alimentos, já que alguns produtos têm embalagens similares, mesmo que sejam diferentes. Entre os casos que viralizaram nas redes sociais está o do soro de leite. Em várias postagens, as pessoas questionam o fato de o soro ser comercializado em caixas, lembrando muito a embalagem tradicional do leite de vaca.

O Procon-SP (Programa de Proteção de Defesa do Consumidor) deu até o dia 26 de setembro para a empresa Nestlé Brasil prestar esclarecimentos sobre produtos similares a outros já consolidados no mercado. Ao UOL, a Nestlé disse que já foi notificada e que "prestará os devidos esclarecimentos solicitados pelo órgão".

É o caso também do leite condensado chamado Moça Pra Toda Família, que, na verdade, é uma mistura láctea condensada de leite, soro de leite e amido — enquanto o Moça original é de leite condensado integral.

Outro caso semelhante aconteceu com o fabricante Nova Mix Industrial e Comercial de Alimentos - Quatá Alimentos, que foi notificado pelo Precon-SP pela venda do produto chamado soro de leite, vendido a R$ 4,49 a caixa por um supermercado em São Paulo, o Nagumo.

A Nova Mix, empresa responsável pela Bebida Láctea UHT Cristina, disse através de nota enviada para o UOL, que não recebeu solicitação do Procon-SP para mudanças na embalagem do produto e aguarda a reunião com o órgão, para a qual a Nova Mix foi convidada a participar. A empresa reitera que o produto é uma Bebida Láctea UHT e que é produzido pela Nova Mix.

Qual a diferença entre leite e soro de leite?

O leite de vaca — integral ou desnatado — é um alimento ou bebida provedora de cálcio, proteína e calorias. O soro do leite é um subproduto da produção de queijos e é rico em proteínas de alto valor biológico.

O soro de leite é gerado na produção de queijo e, usualmente, vira matéria-prima para alimentos lácteos, como bebidas e suplementos —o whey protein.

Por que a embalagem engana?

A semelhança entre as embalagens pode, segundo especialistas, induzir o comprador a erro. Atraído por um preço entre 30% e 40% menor do que o produto de referência, o consumidor pode levar para casa "bebida láctea" em vez de leite.

A confusão pode se repetir no leite condensado, trocado pela "mistura láctea condensada de leite e soro de leite".

No caso do requeijão, aparece nas prateleiras a "mistura de requeijão e amido".

O leite em pó pode ser confundido com o "composto lácteo", enquanto o creme de leite poderia ser trocado pela "mistura de leite, soro de leite, creme de leite e gordura vegetal".

Segundo o Ministério da Agricultura, existe uma norma que regula a venda de soro para o consumo humano nas formas líquida, concentrada e em pó.

O soro de leite pode ser um substituto?

Não há contraindicação de usar o soro de leite, mas ele não substitui o consumo do leite, porque há perda de nutrientes em relação ao produto original.

No entanto, o comum não é ver pessoas, literalmente, bebendo o soro de leite. Na verdade, é mais usado nas seguintes ocasiões:

  • Substituir o leite em receitas, como de bolos e pães;
  • Usar em sopas e ensopados, substituindo a água;
  • Na hora de fazer vitaminas, misturadas com frutas;
  • Para complementar dietas proteicas.

O produto tem semelhança ao leite desnatado, que passa por processo industrial para retirar gordura. Isso faz com que o produto perca também parte das vitaminas.

*Com informações dos textos publicados em 08/07/2022 e 21/09/2022.