Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Fábio Assunção impressiona com veias saltadas; o que causa a vasodilatação?

Reprodução Instagram/ @chico_salgado
Imagem: Reprodução Instagram/ @chico_salgado

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

20/02/2021 15h19

O ator Fábio Assunção, 49, apareceu hoje em imagens no Instagram de seu personal trainer, Chico Salgado, com os músculos definidos e as veias saltadas.

A vasodilatação é sinônimo de um shape de sucesso para muitos praticantes de atividades físicas. Gracyanne Barbosa, Bella Falconi, Marcos Mion, além de outros fãs da musculação já mostraram suas veias protuberantes nas redes sociais com fotos de braços, pernas e mãos musculosas.

O quadro ocorre especialmente durante a prática de exercícios físicos, quando a musculatura aumenta demanda de nutrientes e principalmente de oxigênio.

"Assim o fluxo sanguíneo aumenta e o sangue corre pelas artérias mais profundas, que não são visíveis, e retorna pelos sistemas profundo e superficial das veias — o último mais próximo à pele, o que as torna evidentes", Mateus Saito, Médico do Instituto Vita, ortopedista e professor da USP (Universidade de São Paulo).

Os vasos podem continuar em relevo por tempo indeterminado, dependendo do organismo de cada um, mesmo depois que a prática de exercícios tenha terminado. Em algumas pessoas, eles podem desaparecer após 24 horas, já para outras, ficar em evidência por mais de um mês.

Há 13 meses treinando regularmente e se alimentando de forma mais saudável, Fábio Assunção já perdeu mais de 27 quilos.

A aparência das veias, explica o médico, fica ainda mais evidente em pessoas com pouca gordura corporal, mas também pode aparecer em pessoas com quantidade não tão baixa de gordura, mas que possuam veias mais superficiais.

Veias saltadas podem indicar problemas?

Se fizer parte de um processo fisiológico do exercício, não faz mal algum.

"No entanto, se a pessoa [mulheres, principalmente] é sedentária, fuma, toma pílulas anticoncepcionais e tem vasos salientes, pode ser sinal de alguma patologia, como as varizes. Nesse caso, é indicado procurar um cirurgião vascular", explica Samir Salim Daher, diretor do departamento de medicina esportiva do Clube Pinheiros, em São Paulo.*

*Informações da reportagem de Ana Elisa Faria, publicada em 25/11/2016