Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Falta de competição torna esportistas menos motivados, diz estudo

Em pesquisa de marca esportiva, 42% dos praticantes afirmaram ter dificuldade em se manter motivados por falta de metas - iStock
Em pesquisa de marca esportiva, 42% dos praticantes afirmaram ter dificuldade em se manter motivados por falta de metas Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

03/10/2020 14h08

Uma nova pesquisa global realizada pela marca esportiva ASICS aponta de mais da metade dos praticantes de exercícios regulares entrevistado afirmam que a falta de competição os torna menos motivados para a prática de esportes.

O estudo consultou 1250 esportistas na China, França, Japão, Reino Unido e Estados Unidos — 250 por região — entre 14 e 21 de agosto.

Metade dos participantes afirmou que teve seu bem-estar mental afetado negativamente pelo afastamento dos seus colegas de treino, e dois em cada três afirmaram que era mais fácil ficar motivado quando se exercitavam com os amigos.

Mas embora muitos sintam falta dos treinos grupos, a maior parcela dos participantes afirmou ainda se sentir inseguro pela situação atual da pandemia: mais de um terço acredita que a participação presencial em eventos esportivos (como as corridas de rua) nos próximos 6 meses será impossível e 55% disseram que se sentiriam mais seguros mantendo todos os eventos esportivos virtuais por enquanto.

O estudo também aponta que 61% se sentiriam motivados a competir em uma corrida virtual se estivessem fazendo isso com amigos, o que levou à criação da ASICS Ekiden 2020, uma corrida virtual gratuita de revezamento em equipe, onde times com até 6 pessoas de qualquer lugar do mundo poderão participar e completar uma maratona.

Dicas para manter a motivação nos treinos mesmo durante o isolamento social

Marque horário
Colocar na agenda do celular seus dias e horários de treinamento ajuda a estabelecer uma rotina. Afinal, eles se tornam compromissos "de verdade", como um curso, a reunião com o chefe ou um encontro de família.

Experimente modalidades novas
Com tantos aplicativos e lives de treinos, o momento de isolamento social pode ser ideal para se aventurar em treinos que não faziam parte da sua rotina antes.

Foque em resultados além da balança
Os benefícios da atividade física vão além da perda de peso. Além de ajudar na prevenção de vários tipos de doenças, inclusive cânceres, os exercícios têm o poder de melhorar o humor, um benefício importante durante o período de isolamento social.