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Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


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Outrace: aula combina exercícios funcionais e queima até 500 calorias

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Imagem: Divulgação

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

21/10/2019 04h00

Recém-chegado no Brasil, o treino Outrace, realizado em uma plataforma de exercícios multidimensional, segue o preceito de que não há limites de possibilidades para os movimentos de um treino funcional.

Com diferentes aparelhos que vão de bolas e fitas de suspensão a barra de pole dance e sacos de boxe acoplados em uma grande estrutura desenvolvida pela Technogym, a aula, que dura cerca de 50 minutos, possibilita ao aluno fazer mais de 100 movimentos diferentes e já está disponível na capital paulista, dentro da academia Les Cinq Gym, onde Vivabem testou o treino em primeira mão.

"A aula foca nos movimentos fundamentais do treinamento funcional, que simulam atividades do dia a dia, como agachar, girar, levantar, puxar, empurrar, deslocamento e afundo", explica Waldyr Maciel, educador físico e coordenador técnico da Les Cinq Gym.

Reprodução/outracefitness.com
Imagem: Reprodução/outracefitness.com

Diferentes versões para diferentes objetivos

Antes do desafio começar, cada aluno recebe uma pulseira que monitora seus batimentos cardíacos —e é possível acompanhar o esforço em uma tela. Não só a aula pode mudar a cada sessão, como a técnica também se diferencia de acordo com o objetivo do grupo. São três possibilidades: training, move e play.

Training

Eu testei a primeira, que é a mais intensa e conta com exercícios que elevam os batimentos cardíacos e contribuem para a melhora cardiovascular. Os professores podem, inclusive, acrescentar exercícios como burpees nos intervalos entre as estações para deixar o treino ainda mais puxado.

Adoro treinos funcionais e circuitos que me obriguem a sair da minha zona de conforto, como o Outrace training demonstrou ser. A aula teve 15 exercícios, com 50 segundos de execução para cada um e mais 20 segundos de burpee entre as estações —o tempo de descanso era somente para trocar de lugar. Achei alguns exercícios muito desafiadores e não consegui executar corretamente todos (o professor sempre me corrigia), mas saí pingando suor e com vontade de fazer melhor da próxima vez.

Move

A versão move é mais cadenciada, menos dinâmica e foca na consciência corporal. "É uma aula bem menos intensa e com menor queima calórica. Aqui, o objetivo é um movimento concentrado, levando a atenção para a execução", aponta Maciel.

Play

Lúdico, o circuito é boa opção para quem não é superfã de musculação. "O aluno faz movimentos como rolar, pular e segurar na perna do colega enquanto caminha com as mãos. A aula remete às brincadeiras da infância, mas no fundo, levam a pessoa a praticar exercícios funcionais", indica o professor.

Reprodução/outracefitness.com
Imagem: Reprodução/outracefitness.com

Frequência de treinos

De acordo com o profissional de educação física, por trabalhar diferentes partes do corpo e priorizar exercícios distintos a cada dia, a aula pode ser feita quantas vezes na semana o aluno desejar. Só não é recomendado para pessoas com dores crônicas, realizando tratamentos como quimioterapia ou sem liberação médica para praticar exercícios por qualquer questão de saúde.

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