Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Os benefícios da caminhada e 5 dicas para praticar mais a atividade

iStock
Imagem: iStock

Blog da Saúde

01/10/2019 11h52

Se para você praticar alguma atividade física é sinônimo de treino chato, falta de tempo, cansaço e até gasto de dinheiro, saiba que esses não são motivos para não colocar o corpo em movimento.

A caminhada é uma alternativa simples e de baixo custo, já que pode ser praticada a qualquer hora e lugar, sozinho ou em grupo. No final das contas, você contribuirá para manter o seu peso adequado e melhorar o seu estado de saúde.

Além disso, a caminhada é um exemplo de atividade aeróbica que melhora o condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular. O treino ainda tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e atua na prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis.

O educador físico Rodrigo Honorato, entrevistado pelo Blog da Saúde do Ministério da Saúde, lembra que as atividades aeróbicas têm a capacidade comprovada de prevenir osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama e distúrbios do sono.

Mas os benefícios ainda não acabaram. São pernas e glúteos torneados que você quer? Com a caminhada é possível. E sob o aspecto emocional, ela é uma ótima opção para aliviar o estresse e os sintomas da ansiedade. Em resumo, a caminhada proporciona um hábito de vida mais saudável.

E como nosso objetivo é impedir que você desista, aqui vai uma seleção de técnicas para te fazer caminhar mais. Você nem vai perceber que está praticando uma atividade física. Olha só:

1- Ande mais a pé

Os compromissos do nosso dia a dia podem ser perfeitos aliados para manter o corpo em movimento. Se aquele parente mora perto, que tal ir até a casa dele caminhando em vez de pegar o carro?

Existem, ainda, outras possibilidades: passear com o cachorro, ir andando até a escola do seu filho para buscá-lo, ir ao supermercado a pé ou qualquer outro trajeto curto que dispense o carro. Até mesmo usar o banheiro mais distante ou em outro andar no trabalho e substituir, em alguns momentos, o elevador pela escada!

2 - Estacione o carro longe do trabalho

No mesmo sentido da dica anterior, a ideia é incluir a atividade na sua rotina. Você não precisa estacionar na porta do seu trabalho, basta parar há alguns metros de distância. Já parou para pensar nos benefícios que essa pequena mudança pode trazer a longo prazo?

Se você não tem carro, pode escolher descer uma ou duas paradas ou estações antes da sua. Assim, você também se obriga a andar um pouco e já garante o primeiro movimento do dia. Nesse caso é importante apenas estar atento à segurança, como andar em locais iluminados e movimentados.

3 - Caminhe enquanto conversa

É muito prazeroso chamar alguém para dar uma caminhada e colocar o papo em dia. Enquanto a conversa se desenrola, você estará colocando o corpo em movimento. Com certeza nem vai dar para sentir o tempo passar.

4 - Crie playlists animadas e motivadoras

Outra tática para deixar sua atividade mais empolgante é ouvir música. Você pode até estabelecer uma quantidade específica de faixas na playlist para delimitar quando começa e termina sua caminhada.

Podcasts e rádios, disponíveis em vários aplicativos e sites gratuitos, também podem ser grandes aliados no percurso.

5 - Faça um calendário da sua evolução

Estabeleça metas diárias, semanais ou mensais e marque os dias de caminhada no calendário. Inicialmente, a proposta pode ser de se movimentar apenas 20 minutos por dia e depois ir aumentando.

Com o tempo, o seu corpo se acostuma com aquela atividade e ela passa a ser um hábito. Lembra daquelas anotações? Elas vão mostrar de forma concreta a sua evolução. Isso aumenta ainda mais a motivação para não desistir.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Movimento