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Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


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Adele diz que perdeu 6 kg com pilates; modalidade é eficaz para emagrecer?

Divulgação/ Instagram
Imagem: Divulgação/ Instagram

Priscila Carvalho

Do UOLVivaBem, em São Paulo

19/06/2019 19h29

Resumo da notícia

  • A cantora Adele apareceu seis quilos mais magra no show da banda Spice Girls
  • A amiga da artista disse que a perda de peso se deu depois de ela começar a praticar pilates
  • A modalidade não é a mais indicada para eliminar alguns quilos já que não promove grandes gastos calóricos
  • Se a busca é emagrecer, o ideal é investir em exercícios de alta intensidade

No último fim de semana, a cantora Adele surpreendeu os fãs ao aparecer no show das Spice Girls mais magra. Segundo revelou uma amiga da artista, em entrevista ao jornal Daily Mail, o segredo de Adele para conseguir isso foi o pilates, e ela já eliminou 6 kg depois que começou a modalidade.

Por mais que a mudança no shape da cantora seja evidente e o pilates tenha vários benefícios para a saúde, não se engane achando que apenas praticar a atividade física é suficiente para perder muito peso. Segundo Paulo Gentil, mestre em educação física, doutor em ciência da saúde e professor na UFG (Universidade Federal de Goiás), não há comprovação científica que a prática sozinha promova uma grande redução de gordura corporal.

Os treinos mais eficientes para emagrecer são os feitos em alta intensidade (como o HIIT), que promovem um bom gasto calórico durante a atividade física, aumentam o metabolismo em repouso e, consequentemente, elevam o uso de gordura como fonte de energia por um tempo prolongado.

Por mais que muitos exercícios de pilates sejam desafiadores, a atividade geralmente é feita em uma intensidade moderada. "O método não é uma boa ideia como emagrecimento, já que não foi desenvolvido para isso", acredita Gentil.

Para emagrecer é preciso mudar a alimentação

Em entrevista ao tabloide inglês, nem a amiga de Adele nem a própria cantora contaram se ela está fazendo algum tipo de dieta. No entanto, os preparadores físicos ouvidos pelo UOL Vivabem foram categóricos ao explicar que não é possível ver mudanças no peso sem um ajuste na alimentação, independentemente do treino que você segue.

O ideal é diminuir o consumo de calorias e mudar os hábitos na hora de consumir álcool, açúcares, carboidratos refinados e gorduras. Além disso, é importante ter uma boa noite de sono, controlar o estresse e manter uma ingestão de água.

Adele meses atrás  - Divulgação/ Instagram
Adele meses atrás
Imagem: Divulgação/ Instagram

Pilates ajuda na definição corporal

Embora a modalidade não seja a mais indicada para perda de peso, o pilates contribui bastante para o fortalecimento muscular da região do core. Por isso, quando há uma regularidade nas aulas e mudanças na alimentação, os resultados no abdome, glúteo e costas são perceptíveis.

"A prática ainda ajuda na melhora da consciência corporal e na diminuição e prevenção de dores lombares", explica Keyner Luis Martins, fisioterapeuta do grupo VOLL Pilates.

Benefícios do pilates

  • Ajuda a melhorar a postura
  • Melhora a percepção do assoalho pélvico e atividade sexual
  • Diminui ansiedade e estresse
  • Fortalece a musculatura do core
  • Melhora a respiração
Fonte: Andreia Monteiro, preparadora física e professora de pilates da academia Body Tech.

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