Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É importante monitorar a frequência cardíaca durante o exercício físico?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

12/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando a gente entra no mundo fitness se depara com várias pessoas usando smartwatches, polares e a partir disso conhece um novo mundo, que pode gerar dúvidas sobre as reais necessidades de se investir em um gadget como esse.

Então, para muito além da questão cool e estética, será que você deveria controlar sua frequência no treino? Essa é uma pergunta que você pode se fazer antes de investir nesses aparelhos e a resposta, por incrível que pareça, não é modinha nem estilo, mas é sobre necessidade. Então a resposta seria sim! Vale a pena investir e controlar sua frequência durante seus exercícios.

É preciso compreender que, de forma geral, a prática de exercícios físicos deve ser monitoradas. E, ao contrário do que se pensa, isso vale para exercícios de alta intensidade e até para os de baixa intensidade.

Vale ainda ressaltar que se você sofre de alguma patologia cardiovascular como, por exemplo, histórico de infarto agudo do miocárdio ou insuficiência cardíaca congestiva crônica, essa é a recomendação padrão ouro. Isto é, é essencial realizar o controle da frequência cardíaca durante o treino.

Mas você já parou para pensar o que, de fato, ocorre com o seu coração durante a atividade física?

O coração é um músculo que possui como função fisiológica a contração e relaxamento do miocárdio, esse movimento é responsável por bombear o sangue e distribuí-lo para todo o corpo da forma mais eficiente possível, portanto, é importante saber que durante a prática de exercícios físicos é esperado que esse processo seja intensificado pela atividade e maior necessidade de oxigenação dos tecidos que estão sendo requisitados durante o treino.

Por isso, o "contrai-relaxa" do coração ocorre em maior repetição, ou seja, há o aumento esperado dos batimentos cardíacos (frequência cardíaca).

O bombeamento do sangue leva a uma maior oxigenação aos tecidos do corpo e traz diversos benefícios ao sistema cardiorrespiratório. No entanto, é necessário estar atento e observar se o coração está sofrendo algum tipo de sobrecarga durante o exercício, sendo assim, a melhor forma de controle é através da avaliação e monitorização da frequência cardíaca máxima. Vale lembrar que esses dados de frequência variam de acordo com idade, hábitos de vida e histórico de doenças para cada pessoa.

Como é feito o controle do limiar de FCM para eu me exercitar?

O educador físico ou fisioterapeuta devem avaliar e calculá-lo através de um protocolo específico e de forma individualizada. A partir de sua idade, obtém-se o limiar do treinamento que deve estar em torno de 60% a 80% da FCM obtida.

Esse tipo de monitoramento durante a prática de atividades físicas é de suma importância como ferramenta de prevenção e promoção de saúde, garantindo a segurança durante os treinos. Além disso, é essencial o acompanhamento de um médico cardiologista, em especial, em casos específicos como, em pessoas sintomáticas, fadigadas e em casos de pós-operatórios.

Atualmente, no mercado há diversos dispositivos tecnológicos capazes de transmitir a informação obtida nos cardiofrequencímetros diretamente para aplicativos de celular. E com isso, gadgets e ferramentas de controle de saúde se tornaram mais simples e acessíveis aos consumidores.

A literatura sugere algumas marcas com dados fidedignos como os da marca Polar e Apple Watch, devido a sua alta confiabilidade e precisão. Mas lembre-se que, para além da compra de um aparelho ou equipamento, vale investir em uma equipe médica para orientar o uso correto e fazer o acompanhamento de seus treinos de forma adequada e segura trazendo os benefícios físicos esperados.

Quando o corpo sinaliza algum tipo de desconforto, seja em repouso ou durante uma atividade física, ele está revelando a necessidade de ajuda. Caso você esteja com sintomas, como sensação de aperto ou dor no peito, pescoço, costas ou braços, fadiga, tontura ou suor frio, procure agora mesmo um profissional de saúde para avaliação adequada.

*Colaboração de Giovanna Domingues Huertas Rodrigues, fisioterapeuta especializada em reabilitação cardiovascular pela FCMSCSP, responsável pelos atendimentos de fisioterapia cardiorrespiratória na Clínica La Posture e Renata Luri, fisioterapeuta doutorada pela Unifesp e sócia da Clínica La Posture

Referências:

Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular - 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; 114(5):943-987.

Terra VDS, Falcoski F, Padovani RC, Colantonio E. A meditação no esporte de alto rendimento: revisão sistematizada da literatura. Pensar Prat. 2018;21(2):459-77. doi: 10.5216/rpp.v21i2.48561.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 10th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer, 2018

FARINATTI, P.T.V.; ASSIS, B.F.C.B. Estudo da freqüência cardíaca, pressão arterial e duplo-produto em exercícios contra-resistência e aeróbio contínuo. Rev Bras Ativ Fís e Saúde, v. 5, n.2, p.5-16, 2000.