Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Efeito sanfona: 5 razões que podem ter levado você a recuperar o peso

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

31/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É muito frustrante recuperar o peso perdido após o processo de emagrecimento.

Pois saiba que isso é algo bastante comum e geralmente ocorre por decisões que as pessoas tomam durante o processo de emagrecimento. Conheça algumas delas.

Tratar a gordura como causa e não como consequência

Para mim, esse é o principal ponto de todo processo de emagrecimento. Muita gente, quando pensa em emagrecer, trata a gordura como causa do problema e não consequência de um grande histórico de hábitos ruins.

É muito natural ouvirmos o discurso: "Quero perder gordura". Entretanto, o que precisamos entender é que não engordamos de um dia para o outro e esse é um processo vinculado a fatores externos e também fisiológicos (internos).

Por esse motivo, o processo de emagrecimento também não acontece de um dia para o outro e deve ser muito bem estruturado, já que, quando reduzimos gordura corporal, os adipócitos (responsáveis pelo estoque de gordura corporal) não somem, e ,sim, reduzem o estoque de gordura (a célula continua ali, prontinha para armazenar gordura a todo momento).

Esse processo deve ser cuidadoso e pensando sempre na qualidade da sua musculatura, pois a sua manutenção e até aumento auxilia em uma melhora metabólica com consequente redução da gordura corporal.

Você escolheu uma dieta insustentável e/ou por um prazo determinado

É comum as pessoas estabelecerem um prazo para manter a boa alimentação ou para emagrecer. Pare de pensar em tempo e invista em uma dieta que consegue manter para sempre.

Para isso, não adianta fazer uma dieta cheia de restrições ou dizer que você vai cozinhar de forma elaborada todo santo dia (e você detesta cozinhar). Não será sustentável. Da mesma forma que não adianta você estabelecer um prazo determinado. A alimentação deve ser uma mudança de hábito para a vida, não por um prazo.

Digo sempre que a consciência alimentar dessa nova geração está muito melhor —quando comparado a gerações anteriores. Não estou falando de escolhas, e sim de consciência e entendimento sobre o tema. Antigamente, achávamos que os achocolatados em caixinhas, por exemplo, era extremamente saudável e muitas crianças consumiam bastante o produto. Hoje, sabemos que não são tão saudáveis assim, orientamos nossos filhos e, mesmo que escolham consumir, sabem o que estão consumindo.

A melhor maneira de evitar a escolha de uma dieta insustentável é passar com um nutricionista, que irá auxiliar na definição de um plano individualizado.

Definir um objetivo de peso que, muitas vezes, pode não ser o seu ideal

Cada indivíduo tem um ponto de equilíbrio de peso considerado saudável e sustentável. Esse objetivo, muitas vezes, pode ser previamente definido por um profissional, que irá orientar o processo —não existe um padrão de emagrecimento. Por isso, o valor ideal pode ser maior ou menor do que o peso desejado.

Quando você emagrece mais do que deve, seu corpo tem um desejo constante de retornar ao peso ideal e confortável, mesmo que não seja o número que você almejou em um primeiro momento.

Seus hormônios também desempenham uma forte influência nesse processo, pois, quanto mais você se afasta do ideal, mais seus hormônios influenciam seus níveis de fome e saciedade em um esforço para trazê-lo de volta a um peso confortável —normalmente, você começa a sentir mais desejos e níveis mais altos de fome no seu dia a dia. Por isso, defina metas realistas junto com um profissional, de acordo com sua individualidade, para conquistar o sucesso a longo prazo.

Comer muito pouco

"Não janto para emagrecer", "Passo o dia em jejum e costumo fazer só uma bela refeição quando chego em casa". Há uma falsa impressão de que quanto menos comemos, mais emagrecemos.

Se temos uma meta de consumir 2 litros de água por dia e fazemos isso de uma vez só não aproveitamos a hidratação da forma devida e com qualidade. Da mesma forma que se temos uma necessidade calórica por dia, temos que distribuí-la da forma ideal, para que não haja a concentração das suas necessidades em uma só refeição.

Essa sobrecarga alimentar acaba acontecendo com pessoas que acabam focando muito em trabalhar durante o dia e esquecem-se de se alimentar.

Uma abordagem equilibrada para suas refeições ao longo do dia é uma alternativa melhor. Não há problema em comer algumas refeições mais leves e outras mais pesadas ao longo do dia, mas você deve ter certeza de que seus macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) estejam relativamente equilibrados em cada refeição para ajudar a manter seu corpo com energia.

Só fazer dieta e não praticar exercícios

O exercício é um fator que muitas vezes é esquecido quando se trata de manter o peso perdido —afinal, a pessoa acha que já emagreceu o suficiente e não precisa fazer mais nada.

Se você quiser manter o peso nos próximos anos ou mesmo melhorar a composição corporal, seus níveis gerais de atividade também precisam aumentar.

Isso não significa que você necessariamente precisa ir de 0 a 100 de um dia para o outro, mas incluia exercícios na rotina para aumentar a qualidade e quantidade de massa magra (muscular) e melhorar o condicionamento cardiovascular.