Topo

Paola Machado

Plataforma vibratória melhora resultado do treino? Veja mitos e verdades

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

16/06/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No "mercado fitness" há diversos equipamentos ou "gadgets" que prometem melhorar a rotina de exercícios e turbinar os resultados do treino. E muitas pessoas adoram buscar essas alternativas que dizem trazer resultados imediatos sem exigir muito esforço. Entre essas modas está a plataforma vibratória. Provavelmente você já deve ter ouvido falar dela, mas será que ela realmente pode fazer milagres no seu corpo?

A plataforma vibratória foi desenvolvida na década de 1970 pela Nasa para astronautas recuperarem a massa muscular e densidade óssea, já que as perdiam durante o tempo no espaço sem a ação da gravidade.

Clinicamente, sua primeira aplicação foi no tratamento da osteoporose, os estudos encontraram melhorias significativas na formação óssea. Posteriormente, foi utilizada com o objetivo de melhorar o desempenho de atletas olímpicos e para a recuperação do corpo. Aprimorado na Holanda, o aparelho foi adaptado para tratamentos estéticos focados em emagrecimento, onde passou a ser conhecido também como "acceleration training".

Nesse período do "boom", famosas como Madonna desfilavam afirmando os resultados benéficos da plataforma. Por isso, diversas academias aderiram ao equipamento com promessas de intensificar os resultados do exercício no corpo. O problema foi começar a gerar altas expectativas para quem desejava ganhos imediatos: sedentários ou pessoas com pouco tempo para se exercitar. Os resultados para esse grupo de pessoas não vieram e o equipamento perdeu credibilidade...

Como funciona a plataforma?

A plataforma vibratória possui motores que geram movimentos em todas as direções, em uma velocidade tão rápida que o que se sente no corpo é apenas a vibração.

Como qualquer equipamento, a plataforma depende de variáveis e parâmetros calibrados, como a amplitude que se refere à extensão de medida do deslocamento da base vibratória, a frequência de repetição dos ciclos oscilatórios (medidos em Hertz) e o tempo de exposição à vibração.

Estudos demonstraram que os resultados obtidos na melhora do desempenho físico dependem da combinação dessas propriedades.

Diversos pesquisadores revelam que baixas frequências e amplitudes menores, em casos específicos, tornam a plataforma de uso seguro. Porém, os mecanismos de resposta dos tecidos corporais ainda não foram completamente compreendidos.

O que a ciência diz

Para se manter em equilíbrio na plataforma é preciso fazer força para recrutar mais fibras musculares. A teoria por trás da melhora do desempenho se deve a mudanças neurais, como recrutamento de unidades motoras, potencialização do reflexo de estiramento muscular, sinergismo da atividade muscular e alterações do sistema de inervação recíproca, inibindo a ação de musculatura antagonista. Acredita-se que o treinamento de força sobre a plataforma vibratória leva a maiores adaptações fisiológicas devido à diminuição no limiar de despolarização e ao maior recrutamento de unidades motoras com fibras musculares do tipo II (músculos responsáveis pela potência de movimentos).

Poucas pesquisas são voltadas às características ideais de exposição e a compreensão das adaptações do corpo em longo prazo e ainda não há consenso na literatura em relação aos protocolos de exposição que variam entre 30 segundos a 16 minutos.

Alguns estudos mostraram que o período de exposição de quatro semanas não parece gerar ganhos adicionais nas características morfológicas e propriedades neuromusculares do corpo.

Além disso, outros estudos demonstraram que o treinamento na plataforma ocasiona uma maior resposta do consumo de oxigênio e frequência cardíaca. Parte dessas respostas agudas ocorrem por alterações hemodinâmicas, desencadeadas pelo aumento da atividade simpática durante o exercício.

Mitos e verdades

A plataforma " turbina" o seu treino
Verdade A combinação do treinamento com a vibração pode, sim, potencializar os benefícios de um exercício. Estudos recentes mostraram a eficácia para a realização de atividades que envolvam ganho de trofismo muscular e flexibilidade. Lembre-se: em cima da plataforma, os exercícios devem sempre ser realizados com a orientação de um profissional.

Com 20 a 30 minutos de treino na plataforma é possível obter resultados
Verdade É possível trabalhar o corpo todo em no máximo meia hora. O ideal é não ultrapassar esse tempo, pois a musculatura entrará em fadiga e maior será o risco de lesões e acidentes.

Apenas ficar em pé na plataforma rompe o sedentarismo
Mito Se você acredita nessa conversa de vendedor, irá se decepcionar! Subir na plataforma e esperar que ela fará todo o trabalho sozinha é um mito! Não vale ficar parado esperando o milagre acontecer! Os exercícios (agachamento, abdominais, flexões) devem ser realizados em cima da plataforma (com a orientação de um profissional). Ou seja, mesmo na plataforma, você vai precisar suar e fazer esforço.

A plataforma sozinha melhora o meu condicionamento físico.
Mito O uso dessa máquina não substitui o exercício físico. Para se beneficiar é necessário encarar a plataforma como um acessório a mais no seu treinamento e seguir todas as recomendações do profissional de educação física, nutricionista e dos demais profissionais da área médica.

A plataforma pode melhorar a circulação sanguínea e recrutamento de fibras musculares e o treinamento nela levar a maiores adaptações neuromusculares do que cardiovasculares. Mas o aumento da intensidade no programa de treinamento de força sem a plataforma, por exemplo, é capaz de gerar uma maior sobrecarga ao sistema cardiovascular.

Não há restrições e todos podem usar a plataforma livremente!
Mito Ela é contra indicada para pessoas com labirintite, epilepsia, grávidas e hipertensos. Quem tem próteses metálicas e implantes de lente nos olhos, crianças, histórico de hérnias de disco e listeses e tumores também não devem usar o equipamento.

Quanto mais tempo, melhor o resultado
Mito As sessões prolongadas e intensas podem causar problemas como dores e fadiga. O uso diário não é recomendado. É necessário deixar um dia de descanso entre cada uso para que os músculos se recuperem.

É sempre seguro ter uma plataforma em casa
Mito O uso equivocado pode lesionar ou gerar um acidente. É fundamental conferir a potência do motor, os programas disponíveis e principalmente a segurança do aparelho. Antes de investir e utilizar qualquer tipo de equipamento e dispositivo novo, procure sempre a orientação adequada de um profissional de saúde e atenção às contraindicações.

*Com colaboração de Renata Luri, fisioterapeuta doutorada pela Unifesp, e Juliana Satake, fisioterapeuta especializada pela Unicamp.

Referências:
• Bacha, Jéssica Maria Ribeiro; Cordeiro, Laura Rodrigues; Alvisi, Teresa Cristina; Bonfim, Thatia Regina.Impacto do treinamento sensório-motor com plataforma vibratória no equilíbrio e na mobilidade funcional de um indivíduo idoso com sequela de acidente vascular encefálico: relato de caso / Efecto del entrenamiento sensorial-motor con plataforma vibratoria en el balance y en la movilidad funcional de una persona mayor con secuela de accidente cerebrovascular: un relato de caso / Impact of sensorimotor training with whole body vibration platform on balance and functional mobility of an elderly individual after a stroke: case report. Fisioter. pesqui ; 23(1): 111-116, jan.-mar. 2016. tab
• Marmitt, Bruna; Tassinary, João Alberto; Bianchetti, Paula .Avaliação do trofismo muscular e flexibilidade em membros inferiores após o uso da plataforma vibratória / Evaluation of muscle trophism and flexibility in below members after the use of vibrating platform. Rev. bras. ciênc. mov ; 26(4): 13-18, out.- dez. 2018. ilus
• Melo, Fábio Antônio Tenório de; Melo, Gislane Ferreira de; Albuquerque Neto, Severino Leão de; Silva, Rogério Wagner da; França, Nanci Maria de; Silva, Amanda Alves da; Ferreira, Carlos Ernesto Santos. Whole-body vibration training protocols in obese individuals: a systematic review / Protocolos de treinamento de vibração de corpo inteiro em obesos: uma revisão sistemática / Protocolos de entrenamiento de vibración de cuerpo entero en obesos: una revisión sistemática. Rev. bras. med. esporte ; 25(6): 527-533, Nov.-Dec. 2019. tab, graf
• Pardos-Mainer, Elena; Calero Morales, Santiago; Sagarra, Lucia. Efectos de las plataformas vibratorias en la salud ósea en mujeres posmenopáusicas / Effects of Vibratory Platforms on Bone Health in Postmenopausal Women. Rev. cuba. obstet. ginecol ; 45(1): 118-136, ene.-mar. 2019. tab, graf
• Santin-Medeiros, Fernanda; Santos-Lozano, Alejandro; Garatachea, Nuria; Rey-López, Juan Pablo.Effects of eight months of whole body vibration training on hip bone mass in older women / Efecto de 8 meses de entrenamiento en plataforma de vibraciones sobre la masa ósea de cadera en mujeres mayores. Nutr. hosp ; 31(4): 1654-1659, abr. 2015. ilus, tab
• Usano, Ricardo; Abián, Pablo; Abián-Vicén, Javier.Efectos del entrenamiento con plataforma vibratoria en el equilibrio de mujeres mayores / Effects of vibration training on balance in older women. Arch. med. deporte ; 31(164): 391-396, nov.-dic. 2014. tab, graf, ilus
• Urso, Rodrigo Poles; Okuno, Nilo Massaru; Batista, Mauro Alexandre Benites; Tricoli, Valmor; Kiss, Maria Augusta Peduti Dal'Molin; Bertuzzi, Rômulo.O treinamento de força com e sem o uso da plataforma vibratória é capaz de modular a variabilidade da frequência cardíaca em repouso? / Strength training with and without a vibration platform is capable to modulate heart rate variability?. Motriz rev. educ. fís. (Impr.) ; 18(3): 526-532, jul.-set. 2012.