Topo

Guia de Cancún: passeios, baladas e hotéis para montar o roteiro perfeito

iStock
Imagem: iStock

Marcel Vicenti

Colaboração para o UOL

09/11/2019 04h00

Cancún é sinônimo de Caribe. Este destino mexicano, localizado na Península de Yucatán, no litoral sudoeste do país dos mariachis, encanta turistas do mundo inteiro com seu mar azul-turquesa e praias paradisíacas.

Trata-se do destino de férias dos sonhos de muita gente - e com razão. Ao chegar lá, o visitante tem à disposição uma completíssima infraestrutura hoteleira, opções culinárias de dar água na boca, uma vida noturna insana e até ruínas de templos maias.

Não para por aí: Cancún está rodeado por outros balneários caribenhos de enorme beleza, como Isla Mujeres e Cozumel, em uma região com atrativos que têm tudo para fascinar o mais viajado dos turistas. Conheça, aqui, as principais atrações de Cancún e arredores.

A ilha de Cozumel é um bate e volta perfeito para um dia no paraíso - Divulgação - Divulgação
A ilha de Cozumel é um bate e volta perfeito para um dia no paraíso
Imagem: Divulgação

O QUE FAZER

PASSEIOS

Acuario Interactivo de Cancún
Este enorme aquário abriga mais de 1.000 espécies marinhas e de água doce, como peixes coloridos, arraias e répteis. Um de seus principais atrativos é a oportunidade de interagir com os animais. Há espaços onde os visitantes podem nadar com golfinhos e submergir em um tanque de água para ficar no meio de diversos peixes. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 12,5, www.interactiveaquariumcancun.com/es/

El Rey
Sítio arqueológico maia situado dentro da área mais turística de Cancún (a Zona Hotelera), contrastando com os edifícios modernos da área. O local teria sido um povoado dedicado ao comércio marítimo e a atividades pesqueiras. É fácil de ser visitado e chama a atenção por causa de sua população de iguanas, que circulam entre as ruínas antigas. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 17.

As iguanas circulam livres no sítio arqueológico El Rey - iStock - iStock
As iguanas circulam livres no sítio arqueológico El Rey
Imagem: iStock

Isla Mujeres
Ilha que fica perto da costa de Cancún e abriga praias paradisíacas, com água cristalina e de tonalidade azul-turquesa. Um de seus principais atrativos é o parque ecológico Garrafón (https://www.garrafon.com/), onde os turistas fazem snorkel entre corais coloridos, voam em tirolesas sobre o mar e interagem com golfinhos.

Em Isla Mujeres, também estão as ruínas de um templo maia dedicado à deusa Ixchel, que ficam bem em frente ao mar do Caribe. Vai lá: há serviços regulares de balsas entre a Zona Hotelera de Cancún e Isla Mujeres. A viagem dura cerca de 25 minutos.

Isla Mujeres, com acesso via balsa,  abriga praias paradisíacas com águas azul-turquesa.  - Divulgação - Divulgação
Isla Mujeres, com acesso via balsa, abriga praias paradisíacas com águas azul-turquesa.
Imagem: Divulgação

Parque Nacional Isla Contoy
O Parque Nacional Isla Contoy é um destino insular que fica 30 km ao norte de Isla Mujeres. O local está na região de encontro do mar do Caribe com o golfo do México, em um importantíssimo ponto de reprodução de aves. Vai lá: dá para visitar o parque com excursões de barco que saem de Isla Mujeres e Cancún.

Cozumel
Cozumel é outra ilha lindíssima localizada nas proximidades de Cancún. Trata-se de um lugar que oferece um clima mais sossegado, com ótimos pontos de mergulho e praias dignas de cartão-postal (como a que fica na área do Parque Chankanaab). O centrinho de Cozumel, por sua vez, tem bons restaurantes e lojinhas de presentes. Vai lá: uma das maneiras de ir até lá é pegar um balsa que sai de Playa del Carmen, a cerca de 70 km de Cancún. A viagem dura cerca de 40 minutos.

Os recifes e farta vida marinha são destaques do mergulho em Cozumel - iStock - iStock
Recifes e farta vida marinha são destaques do mergulho em Cozumel
Imagem: iStock

Puerto Morelos
Localizada a 35 km de Cancún, na parte continental, Puerto Morelos é banhado por um lindo mar azul-turquesa. O balneário abriga um jardim botânico, um zoológico e bons pontos de mergulho e snorkel. É uma opção interessante para visitar em um bate-volta estradeiro desde Cancún.

Em Holbox, você pode curtir o dia em praias de água cristalina - Divulgação - Divulgação
Em Holbox, você pode curtir o dia em praias de água cristalina
Imagem: Divulgação
Holbox
É uma ilha a noroeste de Cancún e um dos melhores passeios ecoturísticos da região: o local é um santuário para golfinhos, tartarugas, pelicanos e flamingos. O turista pode curtir o dia em praias de água cristalina admirando a natureza farta da área. Se der vontade de passar a noite, é possível se hospedar em pousadinhas rústicas. Vai lá: na vila de Chiquilá (140 km de Cancún), pode-se pegar uma embarcação rumo a Holbox. A travessia dura cerca de 30 minutos.

Xel-Há
É uma espécie de parque de diversões ecológico localizado a aproximadamente 120 km de Cancún. No local, cuja paisagem é marcada pelo mar, por um rio e por muita vegetação, os visitantes fazem snorkel em uma lagoa cristalina, percorrem um toboágua de 30 metros de altura, nadam para dentro de grutas e encaram tirolesas sobre a água. Vai lá: o parque vende ingressos que incluem transporte desde Cancún. https://es.xelha.com/

Xel-Há: uma espécie de parque de diversões ecológico localizado a 120 quilômetros de Cancún - iStock - iStock
Lagoas, muita vegetação e atividades aquáticas estão no cardápio de atrações de Xel-Há
Imagem: iStock

Xplor
O parque fica a 60 km de Cancún e reúne atividades bem divertidas. O público pode nadar em rios que ficam dentro de cavernas, dirigir veículos anfíbios (em percursos que cruzam uma área de selva e entram na água) e voar em tirolesas que atingem 45 metros de altura. Vai lá: o parque vende ingressos que incluem transporte desde Cancún. www.xplor.travel

O parque Xcaret mescla boa infraestrutura e atrativos naturais, como piscinas cristalinas e rios subterrâneos - Getty Images - Getty Images
Xcaret é uma espécie de "parque de diversões" do ecoturismo
Imagem: Getty Images

Xcaret
Assim como o Xel-Há, o Xcaret é um destino que junta atividades de parque de diversão com muito contato com a natureza. Localizado junto ao mar do Caribe, a aproximadamente 80 km de Cancún, oferece piscinas naturais cristalinas, áreas com flamingos, passeios de jangada por rios subterrâneos e até sítios arqueológicos maias. Dentro do parque, há também uma ampla infraestrutura, com restaurantes e lojas de presentes. Vai lá: o parque vende ingressos que incluem transporte desde Cancún. https://www.xcaret.com/pt/

Chichén Itzá
Chichén Itzá, um dos mais importantes sítios arqueológicos do México, fica a cerca de 200 km de Cancún. Vale muito a pena contratar uma agência de turismo ou o serviço de transporte oferecido pelos hotéis do balneário para fazer a viagem. Trata-se, afinal, de um dos mais belos resquícios da civilização maia em território mexicano, onde se destaca a impressionante Pirâmide de Kukulcán.

Pirâmide de Kukulcán, em Chichén Itzá, um dos mais importantes sítios arqueológicos do México - Getty Images - Getty Images
Pirâmide de Kukulcán, em Chichén Itzá, um dos mais importantes sítios arqueológicos do México
Imagem: Getty Images

Cobá
O sítio arqueógico abriga ruínas maias no meio de uma área de floresta, a aproximadamente 170 km de Cancún. É outro lugar um pouco distante que merece a visita.

Tulum
Tulum fica a cerca de 130 km de Cancún, na parte continental, e oferece pelo menos dois atrativos de primeira linha nesta região do México. O primeiro é o sítio arqueológico de Tulum, resquício de uma antiga cidade murada que foi usada como porto pelos maias. O segundo é a praia paradisíaca localizada bem na frente das ruínas, uma das mais fotogênicas da zona.

Tulum tem um sítio arqueológico maias em frente a uma praia paradisíaca - Divulgação - Divulgação
Tulum tem sítio arqueológico maia em frente à praia
Imagem: Divulgação

Playa del Carmen
O balneário de Playa del Carmen fica a cerca de 70 km de Cancún e abriga inúmeras opções de entretenimento turístico. O local possui praias com mar tranquilo e cristalino, um centrinho charmoso com boas opções de restaurantes e compras, ótima infraestrutura hoteleira e uma vida noturna animada. Uma unidade da balada Coco Bongo e bares bem agitados garantem a diversão.

Cenote Suyton, em Tulum, no México - Jared Rice/Unsplash - Jared Rice/Unsplash
Cavernas fascinantes "escondem" os cenotes e suas águas cristalinas
Imagem: Jared Rice/Unsplash

Cenotes
São poços naturais profundos de água cristalina que existem na Península de Yucatán e formam paisagens incrivelmente bonitas. Muitos deles se encontram em áreas de densa vegetação e são abertos para os turistas, que podem nadar em suas águas e, através delas, entrar em cavernas fascinantes.

Entre os mais bonitos, estão o cenote Chac Mool (localizado a 90 km de Cancún e com mais de 10 metros de profundidade) e o Gran Cenote, perto de Tulum, onde os turistas nadam em uma água incrivelmente azul cercados por formações rochosas. Vai lá: é possível ir até os cenotes com agências de turismo que operam em Cancún.

Cancun Golf Club at Pok-ta-Pok

É fã de golfe? Este é um dos melhores lugares de Cancún para a prática do esporte. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 7,5. www.cancungolfclub.com

VIDA NOTURNA

Boate Mandala, Cancún - iStock - iStock
Entrada da boate Mandala, uma das mais bacaladas de Cancún
Imagem: iStock

Dady'O
Discoteca extremamente célebre de Cancún, com ampla programação de festas que varam a madrugada. Na pista do local, se amontoam turistas do mundo inteiro, que curtem a noite embalados por música eletrônica, hip hop e outros gêneros festivos. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9,5. http://dadyocancun.com/

Senor Frog - Reprodução Facebook/SenorFrogs - Reprodução Facebook/SenorFrogs
Señor Frog's: animação movita da marqueritas e shots de tequila
Imagem: Reprodução Facebook/SenorFrogs
Señor Frog's
Uma mistura de restaurante, bar e balada que atrai muitos turistas estrangeiros. É um lugar animado onde o público costuma enlouquecer com doses de margaritas e shots de tequila. E tem até festa da espuma de vez em quando. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9,5. https://www.senorfrogs.com/cancun

The City
Local para ver DJs famosos. Por lá já se apresentaram nomes como Tiësto, Nicky Romero e Nervo. É uma das mais concorridas baladas do balneário. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9. http://thecitycancun.com/

Mandala
Outra balada concorrida, com festas insanas embaladas por muita música eletrônica e gente animada de todos os cantos do planeta. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9. https://www.facebook.com/MandalaCancun/

Coco Bongo
Uma das baladas mais famosas e espalhafatosas de Cancún, com uma enorme pista onde são realizadas festas de músicas eletrônica, números grandiosos de acrobacia e shows de dança (às vezes tudo ao mesmo tempo). Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9,5. https://www.cocobongo.com

O Coco Bongo é um dos principais destaques na noite agitada de Cancún - iStock - iStock
O Coco Bongo é um dos principais destaques na noite agitada de Cancún
Imagem: iStock

Grand Mambocafé
Um dos mais populares lugares de Cancún para dançar salsa e outros ritmos latinos. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9,5./www.facebook.com/CongoBarOficial/

La Vaquita
Balada casual e bem animada da Zona Hotelera de Cancún. Algumas festas contam com números de dança e esquema open bar. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9. https://www.facebook.com/LaVaquitaCancun/

Congo Bar, Cancún - Reprodução Facebook/CongoBarOficial - Reprodução Facebook/CongoBarOficial
Clima caribenho anima as noites do Congo Bar
Imagem: Reprodução Facebook/CongoBarOficial
Congo Bar
Bar e balada com decoração marcada por enormes coqueiros artificiais, em um clima bem caribenho. Costuma ser palco de festas agitadas. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9,5. https:/

Amarula com Acento Tropical
Este é um bar localizado fora do Boulevard Kukulcán e que, geralmente, tem uma atmosfera mais relaxada do que as baladas da Zona Hotelera. Ótimo lugar para saborear coquetéis ouvindo house music. Vai lá: Av. Nader, 104. https://www.facebook.com/AmarulaConAcentoTropical/

11:11 Club
Balada gay bem famosa de Cancún, que é palco para festas com go-go boys e shows de drag queens. Vai lá: Av. Tulum, esquina com a Calle Claveles. https://www.facebook.com/1111club/

COMPRAS

La Isla Fashion Village, Cancún - iStock - iStock
Las Isla Fashion Village reúne algumas das principais grifes internacionais
Imagem: iStock

Las Plazas Outlet
Fica a 20 minutos de carro da Zona Hotelera. É um outlet que reúne diversas lojas de marcas famosas, como Oakley, Calvin Klein, Puma e Lacoste. Os preços costumam ser mais baixos do que em shoppings tradicionais. Vai lá: Av. Andrés Quintana Roo, 39. www.lasplazasoutletcancun.mx/

Luxury Avenue
Shopping de luxo, indicado para quem busca produtos de grifes como Swarovski, Fendi e Tous. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 13. https://luxuryavenue.com/

Kukulcan Plaza
Localizado no coração da Zona Hotelera de Cancún, é um elegante shopping center recheado de lojas de grife, como Lacoste, Carolina Herrera, Hugo Boss e Salvatore Ferragamo. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 13. www.kukulcanplaza.mx

Kukulcan Shopping, Cancún - Reprodução Facebook/Kukulcan Plaza - Reprodução Facebook/Kukulcan Plaza
Performances típicas são atração no luxoso Kukulcan Plaza
Imagem: Reprodução Facebook/Kukulcan Plaza

Coral Negro
Apesar de ter muitos vendedores insistentes, que às vezes importunam os turistas, este centro comercial é um bom lugar para comprar lembrancinhas de Cancún para familiares e amigos. Tem produtos tipicamente mexicanos, como sombreros, garrafinhas de tequila e artesanatos coloridos. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9.

La Isla Shopping Village
Shopping center parcialmente a céu aberto e cortado por um canal artificial, tem ampla oferta de lojas de grife. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 12,5. www.islacancun.mx

La Isla Shopping Village: ampla oferta de lojas de grife - Getty Images - Getty Images
La Isla Shopping Village: ampla oferta de lojas de grife
Imagem: Getty Images

Mercado 28
Fica na região central de Cancún e tem lojinhas com sombreros, camisas da seleção mexicana, caveirinhas do Día de los Muertos e diversos tipos de artesanatos coloridos. Vai lá: Calle Xel-ha, SM 28.

Forum By The Sea
Além de abrigar lojas (como a da marca Harley-Davidson), é um centro comercial com estabelecimentos gastronômicos de fama internacional, como o Hard Rock Cafe e o Chili's. No complexo, também está a famosa balada Coco Bongo. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9. www.forumcancun.mx/

AGÊNCIAS DE TURISMO

Mergulho nas águas cristalinas de Cozumel, pertinho de Cancún - Tanya Burnett/Divulgação - Tanya Burnett/Divulgação
Mergulho nas águas cristalinas de Cozumel, pertinho de Cancún
Imagem: Tanya Burnett/Divulgação

AquaWorld
Organiza passeios pela região de Cancún a bordo de diversos tipos de embarcação e oferece aulas de mergulho. Mais informações: www.aquaworld.com.mx

Delphinus World
Promove sessões de nado com golfinhos. Mais informações: www.delphinusworld.com

EcoColors
Empresa especializada em turismo ecológico e histórico. Promove sessões de nado com tubarões-baleia, visitas a cenotes e excursões a sítios arqueológicos maias, como Chichén Itzá. Mais informações: www.ecotravelmexico.com

Río Secreto
Organiza incursões a cavernas e rios subterrâneos na região de Cancún. Mais informações: www.riosecretotours.com

ONDE COMER

Quesadilla: presente no cardápio típico mexicano do café-da-manhã ao jantar - Joseph Thomas/iStock - Joseph Thomas/iStock
Quesadilla: presente no cardápio típico mexicano do café-da-manhã ao jantar
Imagem: Joseph Thomas/iStock

La Destilería
Célebre restaurante de comida mexicana, com vista para a lagoa de Nichupté. O cardápio lista as principais delícias do país, dos tacos ao guacamole. Vai lá: Boulevard Kukulkán, La Isla, http://www.ladestileria.com.mx/

El Fish Fritanga
Lugar agradável, com mesas ao ar livre e vista para a lagoa de Nichupté. O destaque do cardápio são as receitas com frutos do mar. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 12,6. http://www.elfishfritanga.com/

Captain's Cove
Também com vista para a lagoa de Nichupté, tem no cardápio renomados pratos de peixes frescos e frutos do mar, além de suculentos filés de carne vermelha. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 16,5. http://captainscoverestaurant.com/

Surf & Turf do Captain's Cove, concorrido restaurante no Boulevard Kukulcán - Divulgação - Divulgação
Surf & Turf do Captain's Cove, concorrido restaurante no Boulevard Kukulcán
Imagem: Divulgação

Parque de las Palapas
Quer saborear comida tradicional e barata em Cancún? Então vá para este centro gastronômico popular no centro do balneário, com tendas vendendo receitas típicas do México, como tacos e quesadillas. Vai lá: Calle Tulipanes, 22

Lorenzillo's
Localizado em uma bela área à beira d´água, é famosíssimo por seus pratos de lagosta. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 10,5. https://www.lorenzillos.com.mx/

Hard Rock Cafe
Receitas dos Estados Unidos e do México são destaque no cardápio. O ambiente é animado, com decoração musical e vista para o mar do Caribe. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 9,5. https://www.hardrockcafe.com/location/cancun/

Bubba Gump
Restaurante com diversos pratos de frutos do mar, inspirado na rede gastronômica do filme "Forrest Gump". Vai lá: Flamingo Plaza. https://www.bubbagump.mx/

Camarões com crosta de côco do Bubba Gump - Camarões com crosta de côco do Bubba Gump - Camarões com crosta de côco do Bubba Gump
Imagem: Camarões com crosta de côco do Bubba Gump

Irori
Cansou de comer tacos e guacamole? O Irori, elogiado restaurante de comida japonesa do balneário, pode ser uma boa opção para mudar o menu. Vai lá: Av. Tulum, 226. http://www.iroricancun.com/

La Habichuela
Tradicional restaurante, com mais de 40 anos de história. Serve pratos de frutos do mar e peixes, além de receitas tex-mex, como fajitas. Vai lá: Calle Margaritas, 25. www.lahabichuela.com

Casa Rolandi
Um dos mais conhecidos restaurantes de comida italiana da Zona Hotelera. Dica: propicia belas vistas para a lagoa Nichupté durante o pôr do sol. Vai lá: Boulevard Kukulcán, km 13,5. http://rolandirestaurant.com/

Onde ficar

Secrets Golf & Resort, Playa Mujeres, México - Christian Lambert/Unsplash - Christian Lambert/Unsplash
Piscinas incríveis e sistema all-inclusive são atrativos das hospedagens em Cancún
Imagem: Christian Lambert/Unsplash

Cancún tem dois principais polos de hospedagem. Um deles é a Zona Hotelera, onde se concentram os grandes hotéis e resorts do balneário, além dos mais célebres restaurantes, baladas e shoppings centers locais.

Circular na Zona Hotelera é fácil: a região fica em uma estreita faixa de terra que se estende por cerca de 20 km entre o Mar do Caribe e a Lagoa Nichupté - e que é cortada pela via Boulevard Kukulcán, que dá acesso prático a todos os atrativos da área.

Há ampla oferta de táxis e ônibus (e muitos hotéis se encontram bem na frente da praia e a uma distância "caminhável" de restaurantes e bares famosinhos). E, além de hotéis de luxo, a Zona Hotelera abriga estabelecimentos mais econômicos, que se enquadrariam na classificação três estrelas.

Zona Hotelera: estreito pedaço de terra entre o Mar do Caribe e a Lagoa Nichupté.  - iStock - iStock
Zona Hotelera: estreito pedaço de terra entre o Mar do Caribe e a Lagoa Nichupté.
Imagem: iStock

O segundo polo de hospedagem de Cancún é o chamado "centro" do balneário: trata-se de uma área com boa oferta de hotéis econômicos e hostels (mas que não está ao lado da praia). Ele também é cheio de opções de restaurantes e bares baratos, além de possuir alguns dos maiores mercados de artesanatos e souvenires da região.

Trata-se de um lugar menos turístico (e mais desorganizado) do que a Zona Hotelera, onde você, provavelmente, irá se deparar mais com a população nativa do que com viajantes estrangeiros.

Nossa dica: vale muito mais a pena se hospedar na Zona Hotelera, pela praticidade e qualidade dos serviços turísticos. Mas não deixe de fazer uma visita ao centro, para ver uma Cancún diferente, interessante e mais mexicana.

Abaixo, veja algumas opções de hospedagem em Cancún: na lista, aparecem primeiramente hotéis luxuosos que possuem a classificação de 5 ou 4 Diamantes dada pela AAA (American Automobile Association). Esta é a classificação adotada pelo site oficial de promoção turística de Cancún (www.cancun.travel/es) na hora de falar destes estabelecimentos. Depois, indicamos hotéis mais econômicos (e mais simples) do balneário.

Piscinas de luxo quase pé na areia? Em Cancún tem - iStock - iStock
Piscinas de luxo quase pé na areia? Em Cancún tem
Imagem: iStock

5 DIAMANTES

The Ritz Carlton
Retorno del Rey, 36 - Zona Hotelera. https://www.ritzcarlton.com/en/hotels/mexico/cancun

Le Blanc
Boulevard Kukulcán, km 10 - Zona Hotelera. https://www.leblancsparesorts.com/cancun/pt

4 DIAMANTES

Paradisus Cancun
Boulevard Kukulcán, km 16,5 - Zona Hotelera. https://www.melia.com/pt/hoteis/mexico/cancun/paradisus-cancun/index.html?

Hyatt Zilara
Boulevard Kukulcán, km 11,5 - Zona Hotelera. https://www.hyatt.com/en-US/hotel/mexico/hyatt-zilara-cancun/cunia

Grand Fiesta Americana Coral Beach
Boulevard Kukulcán, km 9,5 - Zona Hotelera. https://www.grandfiestamericana.com/en/grand-fiesta-americana-coral-beach-cancun

Secrets The Vine
Boulevard Kukulcán, km 14,5 - Zona Hotelera. https://www.secretsresorts.com.br/vine-cancun

Sandos Cancun Luxury Resort
Retorno del Rey, km 14 - Zona Hotelera.https://www.sandos.com/sandos-cancun/lifestyle-all-inclusive-resorts

Beach Palace Cancun
Boulevard Kukulcán, km 11,5 - Zona Hotelera. https://beach.palaceresorts.com/pt

Hard Rock Hotel Cancun
Boulevard Kukulcán, km 14,5 - Zona Hotelera. https://es.hrhcancun.com

Hyatt Ziva Cancun
Boulevard Kukulcán, Mz 59, Lote 7 - Zona Hotelera. https://www.hyatt.com/en-US/hotel/mexico/hyatt-ziva-cancun/canif

HOTÉIS MAIS ECONÔMICOS

Ambiance


Av. Tulum, 227 - Centro. www.ambiancecancun.com

Dos Playas
Boulevard Kukulcán, km 6.5 - Zona Hotelera. www.dosplayas.com

Hotel Plaza Kokai
Av. Uxmal, 26 - Centro. www.hotelkokai.com

Maya Caribe
Boulevard Kukulcán, km 6 - Zona Hotelera. www.maya-caribe.com

HOSTELS

Selina Cancun Downtown
Av. Tulum, 75 - Centro. https://www.selina.com/mexico/cancun-downtown/

Mezcal Hotel & Hostel
Mezcal Hotel & Hostel, Mero, 3, Cancún, Q.R. - Centro. https://www.nomadsexperience.com/mezcal.php

Nomads Cancun
Av. Carlos Nader, 32 - Centro. https://www.nomadsexperience.com/cancun.php

Mayan Monkey Hostel
Boulevard Kukulcán Km 9.5 - Zona Hotelera. https://mayanmonkey.com/mayan-monkey-cancun.php

Moloch Hostel
Calle Margaritas, 54 - Centro .http://www.moloch.com.mx/

COMO CHEGAR

Vista aérea de Cancún - Reiseuhu/Unsplash - Reiseuhu/Unsplash
Vista aérea de Cancún: vale escolher um lugar janela
Imagem: Reiseuhu/Unsplash

A Gol (www.voegol.com.br) opera voos diretos entre Brasília (DF) e Cancún. A viagem dura cerca de 8 horas. Saindo de outras cidades brasileiras, as companhias aéreas fazem uma ou duas escalas em alguma cidade da América do Norte, do Sul ou Central, antes de chegar ao balneário mexicano.

A Copa Airlines (www.copaair.com/pt/), por exemplo, tem voos frequentes entre Cancún e cidades como Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro, mas é preciso trocar de avião no aeroporto da Cidade do Panamá. Os voos mais rápidos duram aproximadamente 11 horas.

Já a Latam (www.latam.com/pt_br/voos-destinos/) tem voos entre o aeroporto de Guarulhos e Cancún com parada em Lima, no Peru. A jornada chega a durar cerca de 12h30.

DO AEROPORTO À CIDADE

O Aeroporto Internacional de Cancún (http://www.asur.com.mx/ ) está localizado a cerca de 20 km da Zona Hotelera. A empresa ADO (https://www.ado.com.mx/#/ ) tem ônibus que saem de perto do terminal de desembarque e vão até o centro de cidade.

É também possível arranjar serviço de transfer com alguns hotéis e encontrar táxis facilmente na área de desembarque do aeroporto. De táxi, a jornada até a Zona Hotelera custa entre US$ 30 e US$ 40.

A Uber opera em Cancún, mas, no momento em que esta matéria foi escrita, não tinha permissão para recolher passageiros no aeroporto de Cancún.

No terminal de desembarque do aeroporto, há uma série de empresas que alugam automóveis - uma boa alternativa para quem tiver uma carteira mais cheia.

QUANDO IR

Vista aérea de Cancún - iStock - iStock
O mar azul-turquesa atrai turistas principalmente de dezembro a abril, a alta temporada
Imagem: iStock

A alta temporada do turismo em Cancún vai de dezembro até abril. O restante do ano é considerado baixa temporada e os preços dos hotéis no balneário tendem a ficar mais baixos. Atenção! Deve-se prestar atenção em um fator importante: esta região do Caribe é frequentemente atingida por furacões entre o começo de junho e o começo de novembro.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Dobradinha que fez a fama de Cancún entre os brasileiros: boa infraestrutura e belezas naturais - iStock - iStock
Dobradinha que fez a fama de Cancún entre os brasileiros: boa infraestrutura e belezas naturais
Imagem: iStock

Site turístico do México - www.visitmexico.com

Site turístico do Caribe mexicano: http://caribemexicano.travel/

Site turístico de Cancún - www.cancun.travel

Idioma: espanhol (fala-se inglês nas áreas turísticas do balneário)

Telefone para Emergências em Cancún: 911

Moeda: peso mexicano (para ver a cotação atualizada, acesse: http://economia.uol.com.br/cotacoes). Você também pode usar dólares norte-americanos em boa parte do comércio local, mas o troco costuma ser devolvido em moeda mexicana.

Câmbio: é possível trocar dinheiro na maioria dos hotéis de Cancún, principalmente nos estabelecimentos localizados na Zona Hotelera. A taxa de câmbio, entretanto, costuma ser melhor em bancos ou casas de câmbio. Há ampla oferta de bancos na Zona Hotelera.

Horário do comércio: na Zona Hotelera, boa parte dos estabelecimentos comerciais opera entre as 10 e as 22 horas. Já a maioria dos bancos está aberta das 9 às 16 horas. Há ampla presença de caixas eletrônicos 24 horas em Cancún.

Embaixada brasileira no México
Endereço: Lope de Armendáriz, 130 - México, D.F.
Telefone: (044 55) 3455-3991
Site: http://mexico.itamaraty.gov.br/pt-br/

Representação consular brasileira em Cancún
Endereço: Av. Acanceh MZ 3, L3, SM 15A, Local 16 - Plaza San Angel Inn - Benito Juarez
Telefone: 01 99 8883-1602
Site: http://cgmexico.itamaraty.gov.br/pt-br/o_consulado.xml

Visto: brasileiros que vão ao México a turismo não precisam de visto.