Topo

Praias de rios e lagos são verdadeiros paraísos para mergulhos tranquilos

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

08/11/2019 04h00

Nem toda diversão aquática está no mar e em suas águas salubres. Se você você prefere contato com a água em nado e mergulhos mais tranquilos, saiba que, ao redor do mundo, existem lindas praias de rios, lagos e lagoas que são verdadeiros paraísos.

A seguir, conheça 10 destes locais, que se encontram cercados por paisagens que constituem verdadeiras obras de arte da natureza.

Lençóis Maranhenses (Brasil)

Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil - cokada/Getty Images - cokada/Getty Images
Imagem: cokada/Getty Images

A paisagem dos Lençóis Maranhenses é pontuada por lagoas e dunas, em um dos cenários mais surreais e fascinantes do Brasil.

Ao passear pela área, os viajantes curtem esta junção de areia e água durante horas a fio, se refrescando do calor intenso que costuma marcar a região Nordeste do território nacional.

As lagoas exibem frequentemente tonalidades azuladas e esverdeadas (e constituem um verdadeiro playground para os amantes do ecoturismo).

A melhor época para fazer viagens por lá é, geralmente, entre os meses de maio e setembro, quando as lagoas se encontram no auge de sua beleza.

E, em uma visita à região, não deixe de também realizar um passeio de barco pelo rio Preguiças, que conta com suas próprias praias fluviais.

Lago Tahoe (EUA)

Lake Tahoe, nos Estados Unidos - MariuszBlach/Getty Images/iStockphoto - MariuszBlach/Getty Images/iStockphoto
Imagem: MariuszBlach/Getty Images/iStockphoto

O Lake Tahoe é um destino dos Estados Unidos que oferece praias de água doce espetaculares para os turistas.

Localizado entre os Estados da Califórnia e Nevada, o lago tem uma água parcialmente cristalina rodeada por montanhas e bosques.

E em parte das margens, existem trechos de areia onde, em dias de calor, viajantes se reúnem para tomar sol e curtir a paisagem.

A água costuma ser bem fria, mas há muita gente que se não importa com isso e arrisca alguns mergulhos.

Passeios de caiaque são outra atividade aquática popular por lá.

Alter do Chão (Brasil)

Alter do Chão, no Pará - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Parte da região do município paraense de Santarém, este distrito é um dos mais lindos destinos do norte do país.

Isso porque é um local que oferece diversas praias banhadas pelo rio Tapajós, onde a visão se divide entre uma água ideal para um banho e terrenos coberto por densa mata.

Lá, um dos destaques é a movimentada orla da Ilha do Amor (com areia clara e infraestrutura que conta com guarda-sóis e barracas vendendo comidas e bebidas).

Também vale muito a pena ir até a praia da Ponta do Cururu, de onde se admira um pôr do sol incrível.

A melhor época para visitar o local costuma ser entre setembro e janeiro, quando o nível do Tapajós diminui e dá origem a diversas das lindas praias da área.

Rio Nilo (Egito)

Embarcação típica do Nilo, feluca cruza a paisagem que navios que viajam pelo mítico rio egípcio - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Este é um dos rios mais célebres do mundo (e um destino obrigatório para qualquer pessoa em visita ao Egito).

Neste curso de água, turistas entram na embarcação à vela chamada feluca e fazem lindas viagens entre as cidades de Luxor e Aswan, passando ao lado de templos faraônicos, dunas enormes e vilarejos coloridos.

No meio do percurso, os barcos param em praias banhadas pelo Nilo, onde é possível se estirar na areia e pegar um bronze sob o sol do norte da África.

A água não costuma ser muito própria para o banho, mas muitos viajantes dão um mergulho assim mesmo.

Havasu Falls (EUA)

A Havasu Falls tem 30 metros de altura e forma lindas piscinas naturais - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Nem todos sabem, mas, na região do Grand Canyon, nos Estados Unidos, existe uma cachoeira de cair o queixo.

Ela tem aproximadamente 30 metros de altura e forma, lá embaixo, piscinas naturais de tonalidades azuladas e esverdeadas.

Perto da água, há trechos de areia onde os turistas podem deitar e curtir esta paisagem natural incrível, sob o sol do Arizona. Muitos deles entram na água.

Traduzido para o inglês, a palavra "havasupai" (nome da tribo indígena dona deste território) significa "povo das águas azuis e verdes", em alusão ao lindos cursos d'água que correm através de suas terras, como as piscinas naturais da cachoeira.

Lago D'Annecy (França)

Lac d'Annecy, na França - LenaMeyer/Getty Images/iStockphoto - LenaMeyer/Getty Images/iStockphoto
Imagem: LenaMeyer/Getty Images/iStockphoto

O Lac D'Annecy, como chamado pelos franceses, fica ao leste da cidade de Lyon e é muito frequentado por turistas no verão.

Sua paisagem é parcialmente formada por água cristalina e, no horizonte, os visitantes admiram uma linda cadeia montanhosa.

Entre as praias mais célebres do local estão a Plage des Marquisats e a Plage d'Albigny.

Lago Bohinj (Eslovênia)

Lago Bohinj (Eslovênia) - Egeris/Getty Images/iStockphoto - Egeris/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Egeris/Getty Images/iStockphoto

O lago faz parte do Parque Nacional Triglav, na Eslovênia, e é um lugar que, seguramente, irá encantar os aficionados pelo ecoturismo.

É um destino que fica entre a cordilheira dos Alpes Julianos e que, no verão, quando está muito calor, atrai banhistas de diversos lugares da Europa.

Há pequenas faixas de areia ou pedregosas junto ao lago, permitindo que os visitantes relaxem sob o sol e nadem entre imponentes montanhas.

Lago Walchen (Alemanha)

Lago Walchen (Alemanha) - Nickzas/Getty Images/iStockphoto - Nickzas/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Nickzas/Getty Images/iStockphoto

Situado na região da Bavária, ao sul da cidade de Munique, este lago também oferece uma linda paisagem composta por montanhas e uma água que, no verão, é um playground para banhistas alemães e estrangeiros.

Há pequenas praias de areia e pedrinhas por lá. Mas muita gente passa o dia sobre extensos gramados que se encontram com a água, em ambientes perfeitos para um piquenique.

Jalapão (Brasil)

Cachoeira da região do Jalapão, em Tocantins - Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto - Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto

O Jalapão é famoso por abrigar paisagens dominadas pelo cerrado, cachoeiras fotogênicas (na foto) e dunas de coloração dourada.

Mas, neste destino ecoturístico fantástico do Tocantins, é também possível relaxar em praias fluviais.

Uma das mais famosas delas é a Prainha do Rio Novo, com areia fofa e água refrescante para um banho, com muita vegetação em seus arredores e onde se admira peixes com a ajuda de máscaras de snorkel.

E o melhor: esta praia fica perto da Cachoeira da Velha, um dos principais cartões-postais do Jalapão.

Bonito (Brasil)

BonitoMS/Expedição de Bike para o Rio Perdido (Bonito/MS) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro paraíso do ecoturismo, com rios de água cristalina, a linda Gruta do Lago Azul, cachoeiras e até um santuário de araras.

E, lá, turistas também podem curtir a bela praia da Figueira, banhada por água doce e calminha (e que oferece atrativos como quiosques com espreguiçadeiras, passeios de caiaque e tirolesa).

Trata-se de um lugar para passar o dia inteiro relaxando sob o sol e dentro da água.